Identidade do Ursinho

Desenvolvida por: Leila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identidade Pessoal e Social

A atividade 'Identidade do Ursinho', inspirada no livro 'O urso que não era', visa explorar o conceito de identidade pessoal e social com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Durante esta sequência de três aulas, os alunos serão incentivados a refletir sobre sua própria identidade e a forma como são percebidos pelos outros. Na primeira aula, a leitura do livro servirá como base para uma discussão sobre o que constitui a identidade e suas nuances. Na segunda aula, os alunos serão convidados a criar uma linha do tempo pessoal, destacando momentos significativos de suas vidas que contribuíram para a formação de sua identidade. Finalmente, na terceira aula, cada aluno apresentará sua linha do tempo à turma, proporcionando uma prática de comunicação e expressão oral clara, conforme descrito na habilidade BNCC EF15LP09. Este processo não apenas desenvolve habilidades de leitura e interpretação, mas também promove a autoexpressão e a reflexão crítica sobre a própria identidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar o entendimento e a reflexão sobre identidade pessoal e social. Os alunos irão não apenas compreender o conceito de identidade através da leitura e discussão do livro, mas também desenvolver a habilidade de se expressar oralmente de forma clara e estruturada. A criação de uma linha do tempo pessoal permitirá que os alunos articulem seus pensamentos e experiências de maneira cronológica, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades de organização e sequenciamento. Ao apresentarem suas linhas do tempo, os alunos trabalharão na clareza da comunicação e no engajamento com o interlocutor, objetivos alinhados com as habilidades da BNCC, especialmente a EF15LP09.

  • Entender o conceito de identidade através da literatura.
  • Para alcançar o objetivo de entendimento do conceito de identidade através da literatura, a atividade utilizará a leitura do livro 'O urso que não era' como ferramenta central. Durante a primeira aula, a introdução ao tema de identidade será feita com perguntas instigantes, como perguntar aos alunos sobre 'O que faz você ser quem é?'. Essa abordagem inicial ajuda a preparar o terreno para a identificação de aspectos pessoais e a reflexão sobre o que compõe a identidade individual. Durante a leitura em conjunto, o professor pode fazer pausas para discutir como a identidade do urso no livro é desafiada e como isso reflete as experiências de vida reais que os alunos possam ter enfrentado.

    A utilização da literatura como ponto de partida é fundamental, pois histórias como a de 'O urso que não era' trazem lições valiosas sobre autodescoberta e a percepção que os outros têm de nós. Na discussão em grupo, os alunos serão incentivados a relacionar elementos do livro com experiências em suas próprias vidas, como momentos em que sentiram que sua identidade foi questionada ou reconhecida. Esta prática não só ajuda a entender o conceito de identidade, mas também promove a empatia, ao ouvir e compartilhar situações com seus pares.

    O professor atuará como mediador, garantindo que todos os alunos participem e sejam ouvidos, respeitando suas contribuições. A atividade terá momentos de discussão em grupo, debates e reflexões individuais, que permitem uma compreensão mais aprofundada do tema. Isso irá ajudar os alunos a construir uma noção clara de como a identidade é formada e percebida em diversos contextos sociais, estimulando a leitura crítica e a capacidade de associação de conceitos presentes na literatura com suas próprias vivências.

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral clara e articulada.
  • Praticar a organização cronológica e a apresentação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará na leitura, interpretação e discussão de textos literários, especialmente o livro 'O urso que não era', que servirá como ponto de partida para a exploração do tema identidade. Ao longo das aulas, serão introduzidos conceitos de identidade pessoal e social, incentivando os alunos a refletirem sobre suas próprias experiências de vida e como estas moldam quem são. A construção de uma linha do tempo pessoal irá não só reforçar o entendimento desses conceitos, mas também oferecer uma oportunidade prática de aplicação das habilidades de organização e sequenciamento. Finalmente, a apresentação das linhas do tempo permitirá que os alunos exercitem e aperfeiçoem suas habilidades de comunicação e expressão oral, essenciais para o desenvolvimento integral segundo as diretrizes da BNCC.

  • Leitura e interpretação do livro 'O urso que não era'.
  • Exploração do conceito de identidade pessoal e social.
  • Criação de uma linha do tempo pessoal.
  • Apresentação oral da linha do tempo.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade inclui uma abordagem centrada no aluno, com ênfase na troca de ideias, reflexão pessoal e desenvolvimento da comunicação oral. Durante a leitura do livro, será promovida uma discussão em grupo para estimular o pensamento crítico e a construção coletiva do entendimento de identidade. A criação da linha do tempo pessoal será uma atividade prática que permitirá o exercício de habilidades de autoconhecimento e sequenciamento cronológico. Com a apresentação, os alunos terão a oportunidade de exercitar suas habilidades de expressão oral e receber feedback dos colegas e do professor, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva. O uso de metodologias centradas no aluno visa não apenas alcançar os resultados acadêmicos esperados, mas também promover o engajamento ativo dos alunos no processo educativo.

  • Discussão em grupo durante a leitura para estimular o pensamento crítico.
  • Criação de linha do tempo pessoal como atividade prática de autoconhecimento.
  • Apresentação oral para desenvolver habilidades de expressão e comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser realizado em três aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à leitura e discussão do livro 'O urso que não era', estabelecendo a base conceitual para a atividade. Na segunda aula, os alunos irão preparar sua linha do tempo pessoal, destacando momentos que consideram importantes para sua identidade. Esta atividade será individual, mas com oportunidade para consulta e discussão com o professor. Na terceira e última aula, os alunos irão compartilhar suas linhas do tempo com a turma, permitindo a prática de apresentação e intercâmbio de ideias. As aulas foram estruturadas para promover a compreensão progressiva e a aplicação prática dos conceitos de identidade, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar suas próprias experiências enquanto desenvolvem uma habilidade de comunicação essencial.

  • Aula 1: Leitura e discussão do livro para introduzir o conceito de identidade.
  • Momento 1: Introdução ao Tema da Identidade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula abordando o tema da identidade. Faça perguntas instigantes como 'O que faz você ser quem é?' ou 'O que é a identidade para vocês?'. Permita que os alunos compartilhem suas percepções e ideias iniciais sobre o tema.

    Momento 2: Leitura em Conjunto (Estimativa: 20 minutos)
    Realize a leitura do livro 'O urso que não era' com a turma. Distribua cópias do livro, se possível, para facilitar o acompanhamento. Durante a leitura, faça pausas estratégicas para explicar termos ou situações mais complexas e envolver os alunos em discussões rápidas sobre o que está sendo lido. Pergunte o que eles acham das situações enfrentadas pelo urso e como isso se relaciona com identidade.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e instrua-os a discutir como o conceito de identidade foi retratado no livro. Peça que eles façam conexões dessa narrativa com suas próprias vidas. Vá de grupo em grupo, facilitando e guiando as discussões. É importante que você observe se todos estão participando e, se necessário, estimule os mais tímidos a expressarem suas ideias.

    Momento 4: Compartilhamento em Plenária (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reunindo a turma em um círculo para que cada grupo compartilhe as principais conclusões e percepções derivadas da discussão. Incentive uma escuta respeitosa e a troca de ideias entre os grupos. Finalize a aula destacando a importância de reconhecer e respeitar a identidade de cada um e de como todos podem contribuir com diferentes perspectivas.

  • Aula 2: Criação de linha do tempo pessoal destacando momentos importantes.
  • Momento 1: Introdução à Criação da Linha do Tempo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recordando a atividade anterior onde discutiram o conceito de identidade. Explique que hoje os alunos irão criar uma linha do tempo pessoal que destacará momentos importantes que contribuíram para sua identidade. Mostre um exemplo de linha do tempo para facilitar a compreensão. Destaque a importância de organizar os acontecimentos em ordem cronológica e listar os momentos que consideram significativos em suas vidas. Permita que os alunos façam perguntas.

    Momento 2: Planejamento da Linha do Tempo (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua folhas e materiais de escrita aos alunos e peça que, inicialmente, pensem em até cinco eventos significativos em suas vidas para colocar na linha do tempo. Oriente-os a considerar experiências familiares, escolares ou pessoais que tenham impactado sua identidade. Circule pela sala, oferecendo apoio e sugestões conforme necessário. É importante que você observe se os alunos estão compreendendo a tarefa e ajude aqueles que estiverem com dificuldades.

    Momento 3: Execução e Desenvolvimento da Linha do Tempo (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a desenhar e anotar sua linha do tempo, incluindo os eventos escolhidos. Sugira que usem cores diferentes para ilustrar e destacar os eventos. Incentive a criatividade e lembre aos alunos que não há uma maneira certa de fazer – a linha do tempo deve refletir suas experiências pessoais. Facilite o trabalho individual, intervindo apenas quando necessário para manter o foco ou ajudar na organização.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Nos minutos finais da aula, organize uma roda de conversa onde voluntários possam compartilhar uma breve descrição de seus trabalhos. Isso pode encorajar outros alunos a finalizarem suas linhas do tempo em casa. Encoraje uma escuta ativa e comentários respeitosos após cada apresentação. Finalize reconhecendo o esforço de todos e destacando a importância de cada um respeitar as próprias experiências e as dos colegas.

  • Aula 3: Apresentação das linhas do tempo e intercâmbio de ideias.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula resumindo brevemente os objetivos da atividade e lembrando a importância de compartilhar experiências pessoais em um ambiente seguro e respeitoso. Dê um tempo para que os alunos revisem suas linhas do tempo e façam ajustes finais, se necessário. Incentive a confiança e lembre-os de que todas as experiências são válidas e valiosas.

    Momento 2: Apresentação das Linhas do Tempo (Estimativa: 30 minutos)
    Convide os alunos a apresentar suas linhas do tempo de forma voluntária. Cada apresentação deve ter entre 2 a 3 minutos para garantir que todos tenham a oportunidade de compartilhar. Após cada apresentação, abra espaço para perguntas e comentários breves dos colegas. Isso não só promove a interação, mas torna o processo mais dinâmico e colaborativo. Observe se todos os alunos desejam participar, mas respeite aqueles que podem estar desconfortáveis em se expor e não force a participação.

    Momento 3: Reflexão e Intercâmbio de Ideias (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações, reúna os alunos em um grande círculo e promova uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre as experiências compartilhadas. Estimule perguntas como 'O que surpreendeu vocês nas histórias dos colegas?' ou 'Como essas experiências podem ajudar a entendermos melhor uns aos outros?'. Utilize essa discussão como um meio de avaliação formativa, observando o engajamento dos alunos e sua capacidade de reflexão crítica. Conclua a aula reforçando a importância da identidade pessoal e social, e como cada experiência contribui para a formação de quem somos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, permita que eles apresentem suas linhas do tempo primeiro ou em um ambiente com menos estímulos para ajudar a manter a concentração. Para alunos com TEA, ofereça a possibilidade de preparar uma apresentação alternativa, como um vídeo ou áudio gravado previamente, caso isso os faça sentir mais confortáveis. Além disso, use figuras ou símbolos na discussão final para facilitar a compreensão. Para alunos que enfrentam dificuldades socioeconômicas, assegure que eles tenham tido acesso aos materiais para a criação da linha do tempo, e caso necessário, ofereça apoio adicional fora do horário de aula para finalizar suas produções. Lembre-se, a inclusão é uma jornada em conjunto; encoraje os alunos a serem apoio uns para os outros.

Avaliação

O processo avaliativo contemplará diversas metodologias, garantindo que o aprendizado dos alunos seja medido de maneira abrangente e inclusiva. A avaliação formativa ocorrerá ao longo das atividades, onde será observado o envolvimento dos alunos na discussão e na criação da linha do tempo. O objetivo é avaliar o entendimento dos conceitos de identidade e a capacidade de comunicação oral clara e compreensiva. Os critérios de avaliação incluem a relevância dos eventos selecionados nas linhas do tempo, a clareza e coesão da apresentação, além do engajamento e participação ativa nas discussões. Por exemplo, durante a apresentação, o professor pode utilizar uma grade de critérios específicos para avaliar a articulação das ideias e o uso apropriado do vocabulário. O feedback será construtivo, destacando as conquistas dos alunos e oferecendo sugestões de aprimoramento. Para aqueles que necessitam de adaptações, como alunos com TDAH ou transtorno do espectro autista, os critérios serão ajustados conforme necessário para garantir uma avaliação justa e inclusiva.

  • Observação e avaliação formativa durante as discussões e atividades.
  • Avaliação da clareza, coesão e relevância das apresentações.
  • Feedback construtivo e adaptado às necessidades individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais necessários para a implementação da atividade 'Identidade do Ursinho' foram cuidadosamente selecionados para enriquecer o processo educativo e garantir sua eficácia. O principal material utilizado será o livro 'O urso que não era', que será lido coletivamente em sala de aula. Para a criação das linhas do tempo pessoais, os alunos utilizarão papel e materiais de escrita como lápis, canetas coloridas e borrachas, proporcionando uma experiência não apenas educativa, mas também lúdica e criativa. O ambiente de sala de aula será ajustado para permitir que os alunos trabalhem em um espaço que favoreça a concentração e a interação. Caso disponível, o uso de um projetor pode auxiliar na exibição de exemplos de linhas do tempo ou trechos do livro. Desta forma, todos os recursos foram pensados para garantir uma atividade dinâmica e engajadora, respeitando as diversidades e particularidades dos alunos.

  • Livro 'O urso que não era' para leitura em sala.
  • Materiais de escrita como lápis, canetas coloridas e papel.
  • Projetor para exibição de exemplos, se disponível.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que gerenciar uma turma com diversas necessidades pode ser desafiador, mas também uma oportunidade de crescimento mútuo para alunos e professores. Para os alunos com TDAH, será importante incluir intervalos curtos e atividades que permitam o movimento, como intercalar debates em grupo e momentos de dinâmica de reflexão. Para os alunos com espectro autista, a clareza nas instruções e a previsibilidade das aulas são fundamentais. Ferramentas visuais e cronogramas da atividade serão úteis para orientar o entendimento e definição de cada etapa da aula. Para os alunos que enfrentam dificuldades socioeconômicas, será importante criar oportunidades para que todos trabalhem em conjunto, sem causar constrangimento quanto à falta de materiais, proporcionando os recursos necessários quando possível. Adotar uma comunicação aberta com a família e o uso de tecnologias acessíveis ajudará a complementar a aprendizagem e garantir a inclusão de todos os alunos.

  • Incluir intervalos e atividades que permitam movimento para alunos com TDAH.
  • Uso de ferramentas visuais para clareza e previsibilidade para autistas.
  • Disponibilizar recursos para alunos com dificuldades socioeconômicas, quando possível.

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