Letras que Cantam: Desvendando o Pagode

Desenvolvida por: Thatya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de letras de músicas de Pagode

Esta atividade pedagógica propõe uma imersão nas letras de músicas de pagode, gênero musical rico em expressões e temáticas sociais, culturais e emocionais. Através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetons e da Roda de Debate, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de análise crítica, observação e argumentação. Inicialmente, divididos em equipes, os alunos escolherão uma música de pagode para análise detalhada de sua letra, considerando a estrutura, a rima e a mensagem central. Este exercício permitirá aos alunos explorar as peculiaridades da linguagem musical e suas funções expressivas. Posteriormente, através de uma Roda de Debate, os grupos compartilharão suas descobertas, discutindo como as musicas escolhidas abordam questões relativas à cultura, sociedade e emoção, promovendo uma troca de insights e interpretações. Este projeto visa não apenas a apreciação musical, mas também a prática de leitura crítica, percebendo os textos musicais como documentos culturais que espelham e influenciam as vivências coletivas e individuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a realizar análises críticas e interpretativas de textos, neste caso, letras de músicas de pagode, considerando seu conteúdo temático, estrutura e recursos linguísticos. Pretende-se desenvolver habilidades de leitura, escuta ativa e argumentação, além de promover a compreensão das relações entre texto, contexto cultural e expressão emocional. Os alunos também serão incentivados a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais como comunicação, respeito mútuo e colaboração, fundamentais para o debate construtivo de ideias.

  • Desenvolver habilidades de análise textual aplicadas a letras de músicas
  • Promover a interpretação crítica do material cultural veiculado pela música popular
  • Estimular o debate respeitoso e construtivo com base em análises críticas
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe durante o processo de análise e debate
  • Explorar a relação entre linguagem, cultura e emoção nas produções musicais

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo de gêneros textuais, com ênfase em letras de música, abordando tópicos como estruturas textuais, recursos gramaticais e estilísticos, e a função da música como forma de expressão cultural e emocional. Além disrese, a atividade enfatiza a prática de debates, engajando os alunos na troca de ideias, interpretações, e na construção de argumentos baseados em análises textuais.

  • Gêneros textuais: letras de música
  • Estruturas textuais e recursos estilísticos em letras de música
  • Música como forma de expressão cultural e emocional
  • Prática de debate e argumentação baseada em análise crítica

Metodologia

Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia central para promover um ambiente de investigação e análise crítica, complementada com dinâmicas de Roda de Debate para o compartilhamento e discussão de ideias. Essa abordagem promove o engajamento dos alunos através da responsabilidade pela própria aprendizagem, estimulando a autonomia, criatividade e colaboração entre os participantes. As atividades serão realizadas em equipe, promovendo a interação e o trabalho conjunto.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Roda de Debate
  • Trabalho em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 30 minutos, de forma a montar os grupos, analisar as letras musicais e realizar uma roda de debates expositiva, compartilhando seus estudos e discutindo as temáticas abordadas.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, baseada na participação e envolvimento nas análises realizadas pelos alunos, bem como na contribuição para os debates. Serão avaliados: a capacidade de identificar e interpretar os recursos linguísticos e temáticos das letras; a habilidade em argumentar e defender pontos de vista durante o debate e o trabalho em equipe. Além de aspectos elementares constitutivos da escrita-gráfica autônoma. 

Materiais e ferramentas:

Farão parte dos recursos utilizados as letras das músicas escolhidas pelos alunos, acesso à internet para pesquisa, sistema de som para audição das músicas e material de apoio para anotações. A utilização desses recursos permite a imersão no universo das músicas analisadas e apoia o processo de aprendizagem ao proporcionar referências diretas para as análises.

  • Letras de músicas de pagode
  • Acesso à internet
  • Sistema de som
  • Material de apoio para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo