Mitos e Lendas na Roda

Desenvolvida por: Vito (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Folclore Brasileiro

A atividade 'Mitos e Lendas na Roda' visa proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma imersão na riqueza cultural do folclore brasileiro, por meio da exploração de suas lendas e mitos, tais como Saci, Curupira, Iara, entre outros. Divididos em grupos, os alunos terão a missão de pesquisar sobre uma lenda ou mito específico, concentrando-se nas características visuais e expressivas desses personagens e suas histórias. Eles deverão buscar diferentes formas de representação gráfica e visual relacionadas à lenda escolhida, coletando imagens, ilustrações, e até mesmo tentando criar suas próprias representações. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas em uma roda de debate, onde serão discutidos os diversos aspectos das representações encontradas, promovendo o desenvolvimento da escuta ativa e da habilidade de fazer perguntas pertinentes ao tema. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil expressa por meio de seu folclore, além de desenvolver habilidades importantes para a comunicação e expressão gráfica e visual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover o conhecimento e a apreciação da cultura brasileira através do seu folclore, por meio do estudo de lendas e mitos e sua representação gráfica e visual. Deseja-se que, ao participar da roda de debate, os alunos desenvolvam a prática da escuta ativa e a habilidade de formular perguntas coerentes e pertinentes, além de identificar diversos modos de expressão gráfica e visual. Essencialmente, os alunos aprenderão a valorizar e expressar aspectos da cultura brasileira, enquanto aprimoram habilidades de comunicação oral e visual, fundamentais para seu desenvolvimento integral como cidadãos conscientes de sua identidade cultural.

  • Explorar o folclore brasileiro, suas lendas e mitos.
  • Identificar e analisar as características visuais e expressivas das lendas e mitos pesquisados.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e de formulação de perguntas relevantes.
  • Reconhecer a importância da expressão gráfica e visual na cultura e comunicação.
  • Valorizar a diversidade cultural expressa pelo folclore brasileiro.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo do folclore brasileiro, focando na pesquisa e análise de lendas e mitos populares. Os alunos explorarão diferentes formas de expressão gráfica e visual relacionadas a esses elementos culturais, incentivando a percepção da arte como uma ferramenta de narração e preservação de histórias e tradições. Além disso, a prática da roda de debate reforça a importância de habilidades comunicativas, como a escuta ativa e o questionamento construtivo, essenciais no ambiente escolar e na vida social.

  • Folclore brasileiro: lendas e mitos.
  • Características visuais e expressivas de personagens do folclore.
  • Formas de representação gráfica e visual na cultura popular.
  • Prática de escuta ativa e formulação de questões.
  • Debate e apresentação em grupo.

Metodologia

A metodologia da atividade será centrada na aprendizagem ativa por meio de pesquisa em grupos e debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e orientados a pesquisar sobre uma lenda ou mito específico do folclore brasileiro. Será incentivado o uso de diversas fontes e recursos para essa investigação, como livros, internet e materiais visuais. Após a fase de pesquisa, cada grupo terá a oportunidade de compartilhar seus achados com a turma, por meio de uma roda de debate. Esse momento será estruturado para promover a prática da escuta ativa, o respeito pelas opiniões alheias e o desenvolvimento da capacidade de argumentação e formulação de perguntas pertinentes.

  • Divisão da turma em grupos para pesquisa.
  • Busca e análise de informações sobre lendas e mitos.
  • Coleta de representações gráficas e visuais.
  • Preparação e realização da roda de debate.
  • Técnicas de escuta ativa e formulação de questões.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a pesquisa sobre as lendas ou mitos designados. Na segunda aula, ocorrerá a apresentação dos resultados em forma de roda de debate, permitindo a discussão e troca de informações entre os grupos.

  • Aula 1: Divisão em grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação direta dos professores quanto ao envolvimento dos alunos na pesquisa, na elaboração das apresentações, e sua participação na roda de debate. Avaliar-se-á especialmente o respeito à vez de falar, a capacidade de escuta ativa, a qualidade das perguntas formuladas e a capacidade de interação com os colegas. A criatividade nas formas de expressão gráfica e visual e a profundidade da pesquisa realizada também serão consideradas critérios de avaliação, valorizando o esforço de cada grupo em trazer informações ricas e detalhadas sobre a lenda ou mito pesquisado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para registro e anotação (cadernos, lápis, borrachas), e mídias para apresentação (como computador e projetor, se disponíveis). O uso de livros e outros materiais impressos sobre folclore brasileiro também é incentivado, promovendo a diversificação das fontes de pesquisa e estimulando o contato dos alunos com diferentes tipos de textos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de anotação (cadernos, lápis, borrachas).
  • Mídias para apresentação (computador, projetor).
  • Livros e materiais impressos sobre folclore brasileiro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo