Oficina de Cartuns e Piadas

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita e Folclore

A oficina de cartuns e piadas é projetada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades de escrita criativa e objetiva por meio do gênero humorístico. Os alunos começarão com uma roda de debate para discutir a importância do humor e suas diversas formas de manifestação na vida cotidiana. A partir daí, explorarão as convenções gráficas e textuais dos cartuns em uma aula expositiva. Essa introdução os ajudará a compreender como mensagens complexas podem ser transmitidas de modo simbólico e sucinto por meio de imagens e textos curtos. A atividade é, então, complementada por uma visita a uma exposição de cartunistas, permitindo aos alunos observar práticas profissionais na área. Finalizando com uma atividade prática, os alunos criarão seus próprios cartuns ou piadas, fomentando a criatividade individual e a expressão pessoal enquanto desenvolvem competências de escrita estruturada e coerente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da oficina é fomentar o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura por meio do humor, proporcionando um ambiente que encoraja a criatividade e a apreciação crítica de diferentes formas de expressão. Ao integrar leitura, reflexão e prática criativa, a atividade busca promover um entendimento mais profundo sobre os gêneros textuais humorísticos e suas funções sociais. Além da habilidade verbal, os alunos exercitarão a capacidade de sintetizar ideias em forma escrita e gráfica, estimulando a percepção crítica e o pensamento inovador, essenciais para seu progresso acadêmico e social.

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura no gênero humorístico.
  • Estimular a criatividade através da criação de cartuns e piadas.
  • Promover o pensamento crítico e a síntese de ideias complexas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF05LP10: Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da oficina visa explorar os principais elementos dos gêneros textuais humorísticos, como piadas e cartuns, incluindo suas características estruturais, funções sociais e impacto comunicativo. Os alunos serão orientados a identificar e empregar técnicas clássicas de humor, como ironia, exagero e trocadilhos, em seus próprios textos, além de analisar exemplares reais de forma crítica. A inclusão de uma visita a uma exposição permitira vivenciar como profissionais aplicam essas técnicas em seu trabalho. Dessa forma, o conteúdo programático não só enriquece o vocabulário e a compreensão textual, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e a capacidade de perceber o mundo a partir de diferentes perspectivas.

  • Características de cartuns e piadas.
  • Técnicas de humor e seus efeitos.
  • Interpretação e criação de textos humorísticos.
  • Experiência prática em exposições relacionadas ao tema.

Metodologia

A metodologia da oficina baseia-se em abordagens ativas e centradas no aluno, promovendo o protagonismo estudantil através de dinâmicas participativas e reflexão crítica. As rodas de debate visam estimular a troca de experiências e a discussão coletiva sobre o significado e o papel do humor. A aula expositiva será enriquecida com exemplos visuais e interações dinâmicas para manter o engajamento dos alunos. Durante a saída de campo, propõe-se uma interação direta com a arte dos cartuns, aproximando os alunos de sua aplicação prática no mundo real. Na atividade mão-na-massa, os alunos terão ao seu dispor materiais de suporte, podendo criar e iterar sobre seus próprios conteúdos, incentivando a autonomia e a aprendizagem pela prática.

  • Abordagem ativa e centrada no aluno.
  • Rodas de debate e discussão coletiva.
  • Uso de exemplos visuais e multimidiáticos.
  • Atividade prática com suporte material.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente estruturado para proporcionar uma experiência de aprendizagem coerente e progressiva, ao longo de cinco aulas de 60 minutos cada. A sequência começa com uma aula dedicada ao debate sobre humor, onde os alunos compartilham percepções e refletem sobre o tema. A segunda aula expositiva aprofunda-se nas convenções dos cartuns, preparando teoricamente os alunos. Segue-se um novo debate para amadurecimento de ideias e elaboração de esboços. A quarta aula é uma saída de campo para uma exposição de cartunistas, ampliando a compreensão do aluno sobre o campo. A última aula, prática e integrada, permite que explorarem a criatividade elaborando seus próprios cartuns ou piadas, consolidando o aprendizado.

  • Aula 1: Debate inicial sobre o papel do humor na vida cotidiana.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre o humor, citando exemplos de situações cotidianas onde ele se manifesta. Explique aos alunos que o objetivo do debate é entender a importância do humor na vida. Pergunte se eles lembram de um momento engraçado da vida deles e permita que compartilhem rapidamente.

    Momento 2: Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em duplas e distribua perguntas orientadoras, como: 'Por que achamos as coisas engraçadas?', 'Como o humor nos ajuda no dia a dia?'. Instrua-os a discutir essas questões entre si. É importante que você circule pela sala, escute as discussões e forneça intervenções quando necessário. Observe se todos estão participando.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Reúna os alunos em círculo. Cada dupla deve compartilhar um ponto discutido. Incentive os alunos a questionar e complementar as falas uns dos outros. Intervenha para aprofundar discussões e traga exemplos de piadas ou cartuns que os alunos possam conhecer. Avalie a participação deles pela clareza das ideias e a capacidade de respeitar a opinião alheia.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza um momento de reflexão onde os alunos compartilham o que aprenderam sobre o papel do humor. Permita que expressem suas opiniões e sentimentos sobre o debate. Finalize destacando a importância de compreender como o humor é parte significativa da cultura e do convívio social. Anote as percepções dos alunos como forma de avaliação contínua.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar do debate de maneira inclusiva, use recursos visuais, como imagens ou vídeos curtos, para exemplificar o humor. Incentive o uso de linguagem simples e clara durante o debate, para que nenhum aluno se sinta perdido. Se necessário, faça adaptações no formato das atividades, como debates menores ou em grupos com menos alunos, para aqueles que possam ser mais tímidos ou que necessitem de apoio adicional. Sempre celebre as contribuições de todos os alunos e enfatize a importância da escuta ativa.

  • Aula 2: Exploração e exposição das convenções gráficas dos cartuns.
  • Momento 1: Introdução às Convenções Gráficas dos Cartuns (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula contextualizando os alunos sobre a importância das convenções gráficas nos cartuns. Explique como os elementos visuais, como linhas, formas e expressões faciais, contribuem para criar o humor. Dê exemplos básicos e use recursos visuais, como imagens projetadas.

    Momento 2: Análise de Exemplos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cartuns impressos ou projete-os na sala. Instrua os alunos a observarem como os cartunistas utilizam convenções gráficas para transmitir mensagens e humor. Promova uma discussão guiada, incentivando-os a comentarem o que percebem em cada exemplo. Faça perguntas como: 'Que tipo de expressão facial o personagem está fazendo?' ou 'O que as linhas de movimento indicam?'. Avalie pela identificação e análise correta dos elementos gráficos.

    Momento 3: Exercício Prático em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em duplas e instrua-os a escolherem um dos cartuns analisados. Peça que recriem a imagem utilizando as convenções gráficas discutidas, mantendo o humor original. Garanta que as duplas tenham acesso a materiais de desenho. Oriente-os a focarem em detalhes gráficos que criem humor. Observe a colaboração entre as duplas e a aplicação das convenções gráficas no desenho.

    Momento 4: Exposição Rápida e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que as duplas apresentem rapidamente seus desenhos para a turma. Após cada apresentação, incentive a turma a dar feedbacks positivos e construtivos sobre a utilização das convenções gráficas. Faça comentários ressaltando acertos e sugerindo melhorias. Avalie pela participação ativa e habilidade em fornecer feedback.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Forneça materiais visuais com fontes e imagens ampliadas para tornar as instruções mais claras. Utilize também descrições verbais detalhadas para apoiar aqueles que podem ter dificuldades de visão. Recomende trabalho colaborativo para incentivar o apoio entre pares e eventualmente distribua tarefas baseadas nas preferências ou pontos fortes dos alunos. Permita adaptações na forma de apresentação, como desenhos verbais, para aqueles que possam ter dificuldades motoras.

  • Aula 3: Debate para troca de ideias e planos para criação.
  • Momento 1: Planejamento Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve sessão para recapitular o que foi discutido até agora sobre o humor e a criação de cartuns e piadas. Incentive os alunos a lembrarem das convenções gráficas e textuais analisadas anteriormente. Instrua-os a pensar em ideias ou temas que desejam explorar na criação de seus cartuns ou piadas. É importante que você guie as discussões iniciais para preparar os alunos para o momento seguinte.

    Momento 2: Formação de Grupos e Discussão Guiada (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos de 4 a 5 alunos. Instrua-os a compartilhar suas ideias iniciais dentro do grupo. Peça que discutam as possibilidades de desenvolvimento, considerando diferentes perspectivas, e façam uma lista de ideias a ser explorada. Circule pela sala acompanhando as discussões, fornecendo orientações e intervenções quando necessário, especialmente para garantir que todos estejam participando ativamente.

    Momento 3: Apresentação de Ideias (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna toda a turma e peça que cada grupo apresente rapidamente suas ideias iniciais. Instrua-os a explicar como pretendem usar o humor para transmitir suas mensagens. Após cada apresentação, promova uma breve discussão aberta, onde outros alunos possam oferecer sugestões, elogios e críticas construtivas. É importante que você conduza essas interações de forma a respeitar as opiniões e fomentar o pensamento crítico.

    Momento 4: Reflexão e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com um momento de reflexão. Pergunte aos alunos como se sentiram durante o processo de discussão em grupo e a elaboração das ideias. Peça-lhes que pensem sobre como as sugestões recebidas podem ajudar a aprimorar suas criações. Anote observações e percepções dos alunos para avaliação contínua. Reforce a importância do trabalho colaborativo e do aprendizado mútuo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere utilizar recursos visuais como mapas mentais para apoiar os alunos na organização de suas ideias. Permitir que alunos que possam ser mais tímidos ou tenham dificuldades de comunicação escrita ou verbal apresentem suas ideias de maneira alternativa, como por meio de desenhos ou símbolos. Incentive a empatia e escuta ativa entre os alunos, celebrando as diferenças das contribuições e criando um ambiente onde todos se sintam confortáveis em participar. Esses cuidados garantirão um ambiente inclusivo e acessível a todos os alunos.

  • Aula 4: Visita a uma exposição de cartunistas locais.
  • Momento 1: Preparação e Orientação (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos antes de sair para a exposição. Explique como a visita será conduzida, destacando o que devem observar em cada exposição de cartuns. Forneça a cada aluno um pequeno caderno ou folha de anotações para que possam registrar suas observações e impressões sobre os trabalhos. Instrua-os a prestar atenção nas diferentes técnicas utilizadas pelos cartunistas, como o uso de linhas, cores e expressões faciais para transmitir humor. É importante que você estabeleça regras de comportamento durante a visita, como manter a ordem e respeitar as obras e o ambiente da exposição. Lembre-se de combinar pontos de encontro e horários para manter a turma unida.

    Momento 2: Visita Guiada à Exposição (Estimativa: 30 minutos)
    Acompanhe os alunos pela exposição, encorajando-os a observar atentamente os cartuns e a perguntar sempre que necessário. Promova pequenas paradas em frente a algumas obras que exemplifiquem de forma clara as convenções gráficas já discutidas antes em sala de aula. Faça perguntas que instiguem a reflexão crítica, como 'O que vocês acham que o artista quis transmitir com este cartum?' ou 'Quais elementos tornam este cartum engraçado?'. Observe as interações entre os alunos e procure engajar aqueles que parecem menos participativos. Avalie o interesse dos alunos pelas diferentes obras e a interação nos momentos de parada.

    Momento 3: Discussão e Compartilhamento de Impressões (Estimativa: 15 minutos)
    Ao final da visita, reúnam-se em um espaço reservado na instituição ou ao ar livre. Peça que os alunos compartilhem suas impressões gerais sobre a exposição e destaquem os cartuns que mais chamaram atenção. Incentive-os a utilizar notas que fizeram durante a visita para facilitar o compartilhamento de suas percepções. Faça intervenções para conduzir a discussão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões. É importante que você promova um ambiente onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas visões.

    Momento 4: Feedback e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a atividade solicitando que os alunos dêem feedback sobre a visita, mencionando o que acharam mais interessante e como a experiência pode ajudar na criação dos próprios cartuns ou piadas. Reforce a importância de observar profissionais para aprimorar habilidades pessoais e destacar como o contato com a arte ampliou suas ideias sobre o uso de humor. Registre o feedback dos alunos como parte da avaliação contínua do processo de aprendizagem.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos durante a visita, organize grupos pequenos para facilitar a interação e acompanhamento mais próximo de estudantes que possam necessitar de apoio extra. Utilize ferramentas visuais adicionais como guias impressos ou digitais com fontes e imagens ampliadas. Se necessário, forneça explicações adicionais para alunos com dificuldades de compreensão. Reforce o uso de áudio-descrição para alunos que possam ter deficiência visual, solicitando, se possível, a presença de um profissional capacitado para auxiliar durante a visita. Crie um ambiente acolhedor que respeite o tempo e a necessidade de cada aluno.

  • Aula 5: Criação prática de cartuns e piadas pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais conceitos discutidos nas aulas anteriores sobre humor, cartuns e piadas. Recorde com os alunos as convenções gráficas e textuais que podem ser usadas. Explique que hoje eles trabalharão na criação prática de seus próprios cartuns ou piadas. Oriente os alunos a escolherem entre criar um cartum ou uma piada e que eles podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, conforme preferirem.

    Momento 2: Desenvolvimento da Ideia (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que comecem a desenvolver suas ideias no papel. É importante que você circule pela sala, oferecendo apoio e feedbacks aos alunos. Estimule-os a pensar em como a estrutura escolhida (cartum ou piada) pode transmitir a mensagem desejada de forma clara e humorística. Observe se os alunos estão utilizando as técnicas discutidas anteriormente e forneça sugestões de melhorias quando necessário.

    Momento 3: Rascunho e Edição (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a começarem o rascunho de suas ideias. Incentive-os a usar esboços, rascunhos de texto e layouts gráficos para estruturar suas criações. Durante esse momento, reforce a importância de revisar e editar suas ideias para garantir coerência e clareza no humor. Auxilie onde for necessário, trazendo exemplos que possam inspirar e guiar os alunos.

    Momento 4: Finalização e Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a finalizar seus cartuns ou piadas. Oriente-os a preparar suas criações para apresentação, garantindo que estejam legíveis e bem estruturadas. Encoraje os alunos a revisarem seus trabalhos uma última vez e a fazerem ajustes finais para melhorar a qualidade.

    Momento 5: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma breve exposição onde os alunos possam apresentar seus trabalhos. Instrua-os a explicar sua criação para a turma, destacando o processo de criação e o humor pretendido. Após cada apresentação, incentive a turma a dar feedbacks positivos e construtivos. Avalie a participação dos alunos e a capacidade de aceitar críticas de forma construtiva.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente, permita o uso de tecnologias assistivas, como tablets ou computadores, para aqueles que têm dificuldades com atividades manuais. Discuta possibilidades alternativas de expressão, como descrições verbais detalhadas das ideias para aqueles que possam ter dificuldade em desenhar. Assegure-se de que todos os alunos tenham acesso aos materiais necessários e adapte os métodos de apresentação para acomodar diferentes estilos de aprendizagem e necessidades individuais. Estimule um ambiente em que cada aluno se sinta valorizado por suas contribuições, independentemente de suas capacidades.

Avaliação

A avaliação da oficina contemplará métodos diversificados para abranger a totalidade dos objetivos de aprendizagem da atividade. Inicialmente, a avaliação formativa será contínua, através de observações das participações dos alunos durante debates e atividades práticas, proporcionando feedback em tempo real para ajustes e melhoria. A avaliação somativa ocorrerá ao final, considerando a criatividade, a coerência e a adequação às convenções de genre dos cartuns e piadas criados pelos alunos. Critérios específicos incluirão a originalidade da ideia, a compreensão das técnicas de humor empregadas e a clareza na comunicação. Exemplos práticos incluem a anotação de impressões durante os debates ou exemplos de como um aluno aplica a técnica do exagero em seu cartum. Serão priorizados o uso de feedbacks construtivos, tanto escritos como orais, e a personalização dos critérios para incluir todos os alunos, considerando necessidades individuais.

  • Avaliação formativa contínua durante debates e atividades.
  • Critérios: criatividade, coerência e originalidade na produção final.
  • Exemplo: uso do exagero em piadas ou cartuns.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a oficina incluem materiais básicos para escrita e desenho, como papel, lápis, canetas coloridas e borrachas, usados nas produções práticas dos alunos. Além disso, serão empregadas ferramentas tecnológicas, como computadores ou tablets, para acessar exemplos de cartuns e piadas digitalmente disponíveis, enriquecendo o entendimento dos alunos sobre o gênero. Reforçando a interdisciplinaridade, vídeos curtos e clipes de apresentações de cartunistas podem ser exibidos durante as discussões para inspirar as crianças com exemplos da vida real. Os recursos estão articulados para garantir uma diversidade que incentive diferentes estilos de aprendizagem e propiciem a integração de competências digitais.

  • Materiais de escrita e desenho: papel, lápis, canetas, borrachas.
  • Acesso a computadores ou tablets para exploração de exemplos digitais.
  • Vídeos curtos e clipes de apresentações de cartunistas como inspirações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os educadores enfrentam desafios diários e portanto oferecemos sugestões práticas e acessíveis para garantir a inclusão na oficina. Embora não tenhamos alunos com condições específicas reportadas, é fundamental considerar a necessidade de estabelecer um ambiente acolhedor e inclusivo. Materiais de desenho com diferentes texturas e formatos estarão disponíveis para satisfazer preferências individuais de expressão. As discussões em roda também permitem que cada aluno compartilhe de acordo com seu conforto, disponibilizando tempo adicional para quem precisar. A tecnologia pode promover a inclusão, permitindo o uso de softwares que leiam em voz alta ou convertam texto em imagem, integrando todos de forma equitativa. Essas estratégias irão não apenas facilitar a participação de todos, mas também ampliar a percepção sobre diversidade por meio de experiências práticas.

  • Materiais variados para expressões artísticas personalizadas.
  • Estratégias de suporte adicional tempo-extra durante atividades verbais.
  • Uso de software de leitura e imagem para inclusão digital equitativa.

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