Poemas para Papai

Desenvolvida por: Kellin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia

A atividade 'Poemas para Papai' visa proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma rica experiência com a arte poética, centrada na expressão de sentimentos de amor, gratidão e admiração por figuras paternas. Iniciando com uma introdução ao conceito de poesia, seus diversos estilos e formas, a atividade promove um ambiente de reflexão e criatividade. Os alunos, primeiramente em grupos, terão a oportunidade de explorar e compartilhar ideias e sentimentos que gostariam de expressar, utilizando a poesia como meio. Posteriormente, cada aluno criará individualmente seu próprio poema, podendo escolher a estrutura poética que mais lhe agrada entre as apresentadas. Esta atividade não apenas enfatiza a valorização das figuras paternas, mas também desenvolve habilidades de escrita criativa, expressão emocional e apreciação artística. Ao final, os poemas serão compartilhados com a turma, proporcionando um momento de descontração e emoção coletiva, fortalecendo vínculos e promovendo a apreciação pela poesia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é explorar a expressividade linguística e emocional dos alunos através da poesia, estreitando seus laços afetivos com figuras paternas e desenvolvendo habilidades de escrita criativa. Almeja-se fomentar a apreciação pela literatura poética como uma forma de arte que transcende o quotidiano, instigando a capacidade de observação, reflexão e exprssão de sentimentos e ideias de maneira estética e significativa. Através da metodologia ativa, esta atividade incentiva a autonomia do aluno, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa onde os próprios estudantes participam ativamente do processo de criação, crítica e apreciação literária.

  • Explorar a diversidade de formas e estilos poéticos para expressar sentimentos e ideias.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão emocional.
  • Fortalecer a relação afetiva dos alunos com figuras paternas através da arte poética.
  • Promover a apreciação pela poesia como meio de expressão artística e pessoal.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e de reflexão sobre o processo criativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará inicialmente um panorama sobre a poesia, seus diferentes estilos, formas e estruturas, servindo de inspiração para os alunos. Seguir-se-á com discussões em pequenos grupos sobre sentimentos e ideias a serem expressas nos poemas, alavancando o processo criativo individual. Haverá momentos dedicados à escrita e revisão dos poemas, com ênfase nas técnicas poéticas. Finalmente, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas obras, praticando a oratória e expressão em público, além de receberem feedbacks construtivos.

  • Introdução à poesia: formas, estilos e estruturas
  • Discussão em grupo sobre sentimentos e ideias
  • Técnicas de escrita poética e processo criativo
  • Revisão e aperfeiçoamento dos poemas
  • Apresentação dos poemas e feedback

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe uma aprendizagem baseada na interação, experimentação e reflexão. Os alunos serão inicialmente guiados em uma jornada pelo universo poético, para então serem estimulados a discutir e compartilhar em grupo suas ideias e sentimentos. A fase de criação dos poemas será altamente individualizada, permitindo que cada aluno explore sua expressividade única. Ao final, a apresentação dos poemas fomentará a cultura de feedbacks positivos, incentivando os estudantes a apreciar e respeitar as criações uns dos outros.

  • Exploração guiada de diferentes estilos poéticos
  • Discussões em pequenos grupos para troca de ideias
  • Atividades individuais de escrita criativa
  • Apresentações orais dos poemas
  • Sessões de feedback e apreciação poética coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução à poesia, seguida de discussão em grupo e início da escrita dos poemas. A segunda aula será dedicada à finalização dos poemas, sua revisão e as apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução à poesia e brainstorming em grupo
  • Aula 2: Escrita, revisão e apresentação dos poemas

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada no processo de aprendizagem e na expressão individual. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade, capacidade de expressão dos sentimentos em relação à figura paterna e coerência com as estruturas poéticas escolhidas. Além disso, a participação nas discussões em grupo, o empenho na escrita dos poemas e a disposição para compartilhá-los com a classe também serão avaliados. Os feedbacks serão principalmente qualitativos, valorizando o esforço e a evolução dos alunos na arte da poesia.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos como cópias de poemas de diversos estilos e autores, quadro branco ou cartazes para anotações coletivas durante as discussões, papéis e canetas para a escrita dos poemas, e um ambiente propício que incentive a leitura e apresentação pública. O acesso a bibliotecas, tanto físicas quanto digitais, será incentivado para que os alunos possam buscar inspiração adicional.

  • Cópias de poemas variados
  • Quadro branco ou cartazes
  • Material para escrita (papel, canetas, lápis)
  • Acesso a bibliotecas ou recursos digitais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo