Seminário dos Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Airly … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais

O seminário dos gêneros textuais é uma atividade que busca desenvolver nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental habilidades de pesquisa, planejamento e comunicação. O projeto utiliza a metodologia da Sala de Aula Invertida, incentivando a pesquisa prévia em casa sobre um determinado gênero textual. Os alunos devem estudar suas características, como finalidade, interlocutor e suporte. Posteriormente, na escola, trabalham em grupos para estruturar e organizar as informações coletadas em uma apresentação. O auge da atividade é o seminário, onde as crianças têm a oportunidade de realizar apresentações orais, aplicando o aprendizado adquirido, e praticar a comunicação eficaz. Essa experiência contribui para o fortalecimento de habilidades essenciais, como a organização de ideias, o trabalho em equipe e o domínio da comunicação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para o seminário dos gêneros textuais focam em proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de diferentes tipos de textos que fazem parte de seu cotidiano. Através da identificação da função social de cada gênero, os estudantes são incentivados a explorar não apenas suas características estruturais, mas também a reconhecer a intenção comunicativa do autor. Esse processo aprimora suas capacidades de leitura crítica e análise textual, preparando-os para interpretar e produzir textos de maneira consciente e eficaz, desenvolvendo também a habilidade de comunicação oral por meio de apresentações organizadas e estruturadas.

  • Proporcionar compreensão dos diferentes gêneros textuais.
  • Desenvolver capacidade de identificar a função social dos textos.
  • Promover habilidades de planejamento e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do seminário abrange uma ampla variedade de gêneros textuais com os quais os alunos do 5º ano se deparam em seu dia a dia. Através do estudo detalhado de suas estruturas, funções e contextos de uso, os estudantes ampliam seu repertório cultural e comunicativo. A inclusão da Sala de Aula Invertida nesse contexto pedagógico reflete não apenas o objetivo de familiarizar os alunos com diversos formatos textuais, mas também a intenção de promover a autonomia estudantil e o senso crítico na análise das informações.

  • Estudo dos gêneros textuais como cartas, notícias, contos, etc.
  • Identificação das características de cada gênero textual.
  • Análise da finalidade, interlocutor e suporte de cada gênero.

Metodologia

A metodologia aplicada concentra-se na Sala de Aula Invertida, onde a fase de pesquisa e análise dos gêneros textuais ocorre principalmente fora do ambiente escolar, estabelecendo um vínculo entre o aprendizado autônomo e o colaborativo. Os alunos são incentivados a realizar pesquisas sobre um gênero específico, trazendo suas descobertas para discussões e planejamento em grupo, promovendo o engajamento e permitindo que explorem diferentes perspectivas e construam lógica e argumentação em suas apresentações orais.

  • Implementação da Sala de Aula Invertida.
  • Trabalho em grupos para planejamentos das apresentações.
  • Utilização de recursos digitais e impressos na pesquisa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente elaborado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para pesquisa, discussão, planejamento e execução de suas apresentações. Cada etapa culmina em habilidades específicas que serão desenvolvidas ao longo das 4,8 aulas, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. O design gradual do cronograma ajuda a assegurar que cada aluno adquira confiança ao se expressar publicamente e participe ativamente no compartilhamento de ideias e descobertas.

  • Aula 1 da atividade: Introdução à atividade e definição de grupos.
  • Aula 2 da atividade: Pesquisa individual sobre o gênero textual escolhido.
  • Aula 3 da atividade: Discussão em grupo e planejamento das apresentações.
  • Aula 4 da atividade: Produção dos materiais de apoio e ensaio das apresentações.
  • Aula 5 da atividade (parcial): Apresentação dos seminários e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação dos seminários será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto o progresso individual quanto o esforço coletivo de cada grupo. Serão observados critérios como a criatividade, a coerência e a coesão das apresentações orais, além do uso eficaz dos materiais de apoio e a capacidade de interação durante as sessões de perguntas. Um exemplo é a análise da organização das ideias apresentadas: os alunos que articulam claramente a finalidade, o interlocutor e o suporte do gênero textual escolhido receberão feedback positivo. Além disso, a autoavaliação será incentivada, permitindo que tomem consciência de seus pontos fortes e de aspectos a melhorar. O professor poderá utilizar rubricas detalhadas que abordem diferentes aspectos da apresentação para garantir uma análise imparcial e abrangente do desempenho dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para enriquecer a experiência educacional e garantir o sucesso das apresentações, é essencial que os alunos tenham acesso a uma variedade de recursos que complementarão o processo de pesquisa e preparação. Esses materiais não apenas facilitam a compreensão teórica dos gêneros textuais, mas também proporcionam meios de expressão e criatividade durante os seminários.

  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet).
  • Computadores ou tablets para pesquisa e criação de apresentações.
  • Recursos audiovisuais (projetor, quadro branco).

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