Texto em Movimento: Reflexões da Vida Maria

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica e produção textual

A atividade com o curta 'Vida Maria' proporciona aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar uma narrativa visualmente rica e emocionalmente ressonante. Após a exibição do vídeo, os alunos participarão de uma roda de debate, onde poderão compartilhar suas interpretações e sentimentos sobre a história e os personagens. O foco da discussão será a análise da situação comunicativa e o propósito do texto audiovisual. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para listar tópicos principais e informações pesquisadas sobre a temática do curta. Com essas informações, eles planejarão e elaborarão suas próprias narrativas, inspiradas na história de Maria. Esta atividade fomenta a empatia, criatividade e desenvolve habilidades de planejamento e produção textual de forma estruturada.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar e analisar textos audiovisuais, reconhecendo suas intenções comunicativas e temáticas subjacentes. Ao participar de discussões e na elaboração de suas narrativas, os alunos aprenderão a articular seus pensamentos e sentimentos de forma clara e estruturada. Os objetivos de aprendizagem estão centrados em promover a capacidade de planejamento e organização textual, identificando os elementos essenciais de uma narrativa baseada em uma experiência visual. Além disso, a atividade busca incentivar o posicionamento crítico e a argumentação fundamentada sobre temas relevantes, aproximando os alunos de situações reais vivenciadas em suas comunidades.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de textos audiovisuais.
  • Planejar e produzir narrativas textuais estruturadas.
  • Estimular a criatividade e a empatia através do debate e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na análise de textos audiovisuais e na produção de narrativas. Os alunos serão guiados através do processo de identificar e discutir a intenção comunicativa do curta-metragem, compreendendo sua estrutura narrativa e temática. Posteriormente, aplicarão esse conhecimento na construção de suas próprias histórias escritas, incentivando a exploração criativa e empática de temas que se correlacionam com suas realidades.

  • Análise e compreensão de textos audiovisuais.
  • Discussão e reflexão sobre intenções comunicativas.
  • Planejamento e escrita de narrativas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade pedagógica contempla uma abordagem participativa e reflexiva, onde os alunos são encorajados a desenvolver pensamento crítico e habilidades de comunicação. A exibição do curta 'Vida Maria' serve como um gatilho para a discussão em grupo, facilitada pelo professor, que guiará os alunos na exploração das emoções e temas do filme. A partir desta discussão, os alunos trabalharão coletivamente na elaboração de listas de tópicos, desenvolvendo a habilidade de síntese e pesquisa, antes de procederem à criação de suas narrativas escritas.

  • Exibição de curta-metragem.
  • Debate em roda de conversa.
  • Trabalho em grupo para planejamento textual.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está projetado para ser realizado em 1,5 hora-aula de 40 minutos cada, distribuídos em duas sessões. Na primeira sessão de 40 minutos, ocorrerá a exibição do curta-metragem e a roda de debate. A segunda sessão, também de 40 minutos, será dedicada ao trabalho em grupos, onde os alunos listarão tópicos e iniciarão a criação de suas narrativas. Caso necessário, um tempo adicional de 20 minutos poderá ser utilizado para finalizar as narrativas.

  • Sessão 1 (40 minutos): Exibição do curta e roda de debate.
  • Sessão 2 (40 minutos): Planejamento textual e início da escrita.
  • Tempo extra (20 minutos): Finalização das narrativas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de critérios qualitativos que envolvem a participação ativa no debate e a qualidade da narrativa escrita. Será observado o engajamento de cada aluno durante a roda de conversa, sua capacidade de expressar opiniões e relacioná-las aos temas apresentados no curta. A narrativa escrita será avaliada considerando-se a clareza e coerência do texto, a organização das ideias e a originalidade na abordagem temática. Exemplos de critérios podem incluir a habilidade do aluno em explorar conceitos do filme em sua escrita, a estruturação do texto e a adequação da linguagem utilizada. A autoavaliação também será encorajada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e participação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, são necessários recursos que facilitem a compreensão e a expressão criativa dos alunos. Destacam-se o uso de tecnologias para exibição do curta-metragem e material de escrita para o desenvolvimento das narrativas. Além disso, espaços adequados para debates em grupo são essenciais para promover um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

  • Aparelho de TV ou projetor multimídia.
  • Cópias do roteiro do curta para consulta.
  • Papel e lápis ou canetas para todos os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo