A atividade com o curta 'Vida Maria' proporciona aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar uma narrativa visualmente rica e emocionalmente ressonante. Após a exibição do vídeo, os alunos participarão de uma roda de debate, onde poderão compartilhar suas interpretações e sentimentos sobre a história e os personagens. O foco da discussão será a análise da situação comunicativa e o propósito do texto audiovisual. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para listar tópicos principais e informações pesquisadas sobre a temática do curta. Com essas informações, eles planejarão e elaborarão suas próprias narrativas, inspiradas na história de Maria. Esta atividade fomenta a empatia, criatividade e desenvolve habilidades de planejamento e produção textual de forma estruturada.
A atividade visa desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar e analisar textos audiovisuais, reconhecendo suas intenções comunicativas e temáticas subjacentes. Ao participar de discussões e na elaboração de suas narrativas, os alunos aprenderão a articular seus pensamentos e sentimentos de forma clara e estruturada. Os objetivos de aprendizagem estão centrados em promover a capacidade de planejamento e organização textual, identificando os elementos essenciais de uma narrativa baseada em uma experiência visual. Além disso, a atividade busca incentivar o posicionamento crítico e a argumentação fundamentada sobre temas relevantes, aproximando os alunos de situações reais vivenciadas em suas comunidades.
O conteúdo programático desta atividade está centrado na análise de textos audiovisuais e na produção de narrativas. Os alunos serão guiados através do processo de identificar e discutir a intenção comunicativa do curta-metragem, compreendendo sua estrutura narrativa e temática. Posteriormente, aplicarão esse conhecimento na construção de suas próprias histórias escritas, incentivando a exploração criativa e empática de temas que se correlacionam com suas realidades.
A metodologia adotada para esta atividade pedagógica contempla uma abordagem participativa e reflexiva, onde os alunos são encorajados a desenvolver pensamento crítico e habilidades de comunicação. A exibição do curta 'Vida Maria' serve como um gatilho para a discussão em grupo, facilitada pelo professor, que guiará os alunos na exploração das emoções e temas do filme. A partir desta discussão, os alunos trabalharão coletivamente na elaboração de listas de tópicos, desenvolvendo a habilidade de síntese e pesquisa, antes de procederem à criação de suas narrativas escritas.
O cronograma da atividade está projetado para ser realizado em 1,5 hora-aula de 40 minutos cada, distribuídos em duas sessões. Na primeira sessão de 40 minutos, ocorrerá a exibição do curta-metragem e a roda de debate. A segunda sessão, também de 40 minutos, será dedicada ao trabalho em grupos, onde os alunos listarão tópicos e iniciarão a criação de suas narrativas. Caso necessário, um tempo adicional de 20 minutos poderá ser utilizado para finalizar as narrativas.
A avaliação dos alunos será realizada através de critérios qualitativos que envolvem a participação ativa no debate e a qualidade da narrativa escrita. Será observado o engajamento de cada aluno durante a roda de conversa, sua capacidade de expressar opiniões e relacioná-las aos temas apresentados no curta. A narrativa escrita será avaliada considerando-se a clareza e coerência do texto, a organização das ideias e a originalidade na abordagem temática. Exemplos de critérios podem incluir a habilidade do aluno em explorar conceitos do filme em sua escrita, a estruturação do texto e a adequação da linguagem utilizada. A autoavaliação também será encorajada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e participação.
Para a execução desta atividade, são necessários recursos que facilitem a compreensão e a expressão criativa dos alunos. Destacam-se o uso de tecnologias para exibição do curta-metragem e material de escrita para o desenvolvimento das narrativas. Além disso, espaços adequados para debates em grupo são essenciais para promover um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula