Verbobol: Jogo da Comunicação

Desenvolvida por: Ellyan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Verbos

A atividade 'Verbobol: Jogo da Comunicação' é concebida para integrar o aprendizado da Língua Portuguesa com atividades físicas, explorando o uso de verbos de maneira lúdica e interativa. Esta abordagem visa promover a articulação de verbos em diferentes tempos enquanto os alunos participam de dinâmicas esportivas, como uma forma de futebol adaptado. Em três aulas, os alunos primeiro debatem sobre o uso correto de verbos, depois participam de um jogo que requer a aplicação prática do conhecimento verbal e, por fim, participam de uma discussão voltada para refletir sobre os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos. Esta estrutura fomenta habilidades cognitivas, como o desenvolvimento de pensamento crítico, e sociais, como a mediação de conflitos e planejamento colaborativo, inserindo o ensino gramatical dentro de contextos reais e dinâmicos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Verbobol' englobam entender e utilizar os verbos em diferentes tempos verbais dentro de contextos orais e escritos, além de promover a interação e cooperação entre os alunos. A atividade se desdobra em debates e discussões que reforçam o pensamento crítico e a capacidade de interpretação. Ao engajar os alunos em um ambiente de aprendizado ativo, as atividades são projetadas para desenvolver competências orais, gramaticais e interacionais de forma integrada. Ao final da atividade, espera-se que os alunos estejam mais confiantes no uso dos verbos e na comunicação clara e eficaz com seus pares.

  • Entender e utilizar verbos em tempos verbais diversos.
  • Desenvolver competências orais e escritas.
  • Promover cooperação e comunicação eficaz entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no estudo dos verbos, enfatizando seu uso em diferentes tempos e modos verbais, no contexto de atividades práticas e dinâmicas. A interdisciplinaridade é promovida pelas atividades que envolvem não apenas o ensino da gramática formal, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação e cooperação em grupo. O programa destaca a necessidade de aplicar o conhecimento gramatical em situações cotidianas e interativas, ampliando a percepção dos alunos sobre a língua como uma ferramenta de interação e expressão.

  • Estudo dos tempos e modos verbais.
  • Aplicação prática em atividades lúdicas.
  • Integração de gramática e habilidades sociais.

Metodologia

A metodologia adotada incorpora rodas de conversa e debates, incentivando a expressão oral e a argumentação. As aulas são planejadas para fomentar um ambiente de aprendizado ativo onde os alunos participam ativamente, discutindo conceitos e colaborando em grupos. A prática orientada e as atividades físicas são integradas de forma a permitir que os alunos apliquem teorias gramaticais em contextos práticos e dinâmicos, fortalecendo o aprendizado por meio da experiência.

  • Rodas de conversa e debates direcionados.
  • Aprendizado ativo através de atividades físicas.
  • Integração entre teoria e prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em três aulas de 60 minutos, cada uma projetada para desenvolver aspectos específicos do aprendizado. A primeira aula concentra-se em debates sobre o uso dos verbos, fornecendo a base teórica necessária. A segunda aula envolve os alunos em uma atividade física semelhante ao futebol, onde cada jogador deve usar verbos em diferentes tempos verbais, reunindo teoria e prática de uma forma envolvente. A última aula é reservada para uma discussão reflexiva sobre os aprendizados e desafios, estimulando os alunos a articular suas experiências e desenvolvendo suas capacidades de reflexão crítica.

  • Aula 1: Debate sobre uso dos verbos.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Verbos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de verbos e sua importância na comunicação. Use cartazes com exemplos visuais de ações para tornar o conceito mais tangível. É importante que você explique diferentes tempos verbais, vinculado-os a ações rotineiras dos alunos, como 'eu jogo', 'eu joguei' e 'eu jogarei'. Permita que os alunos façam perguntas.

    Momento 2: Roda de Conversa (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma roda de conversa onde os alunos compartilham exemplos de verbos e ações do dia a dia. Incentive cada aluno a contribuir com uma frase que contenha diferentes tempos verbais. Observe se todos estão participando e faça intervenções para incentivar alunos mais tímidos a falarem. Essa atividade ajuda a desenvolver competências orais e a compreensão do uso dos verbos.

    Momento 3: Mini-Debate Temático (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em dois grupos e proponha um mini-debate onde um grupo defende a importância de usar corretamente os tempos verbais no presente e o outro no passado. Instrua os grupos a articularem suas ideias formando argumentos. Durante o debate, avalie a capacidade dos alunos de usar o tempo verbal correto e incentive-os a se ouvirem mutuamente com respeito.

    Momento 4: Avaliação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma reflexão final com a turma sobre o que aprenderam sobre os verbos e sua aplicação no dia a dia. Permita que os alunos compartilhem os desafios que enfrentaram e como resolveram esses desafios. Conclua avaliando o conhecimento adquirido por meio de perguntas orais ou curtas dinâmicas de preenchimento de frases. Anote as observações para ajustar a estratégia nas próximas aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover a inclusão, assegure-se de que o ambiente da sala permita movimentação suficiente para todos, incluindo alunos com mobilidade reduzida. Utilize materiais visuais, como cartazes com letras grandes e imagens, para auxiliar alunos que possam ter dificuldades de compreensão oral. Ofereça apoio individualizado, caso seja necessário, e estimule a participação de todos, considerando a diversidade de habilidades presentes na turma. Inclusão é sobre dar voz a cada aluno, e suas intervenções podem fazer uma grande diferença!

  • Aula 2: Atividade física integrada com dinâmica de verbos.
  • Aula 3: Discussão reflexiva sobre aprendizados e desafios.

Avaliação

A avaliação desta atividade incluirá múltiplas metodologias para assegurar o alcance dos objetivos de aprendizagem, proporcionando flexibilidade ao professor para adaptar as práticas ao contexto da turma. Um dos métodos é a avaliação formativa contínua ao longo das atividades, onde o professor observa e anota o desempenho dos alunos em tempo real, focando em sua capacidade de usar corretamente os verbos em diferentes tempos e interagir efetivamente com os colegas. Outra abordagem é a avaliação somativa ao término da atividade, considerando as reflexões dos alunos durante a discussão final, observando sua capacidade de criticar e refletir sobre seu próprio processo de aprendizado. A flexibilidade é garantida através do ajuste dos critérios avaliativos para atender às necessidades específicas dos alunos, garantindo um auxílio formativo que os apoie na identificação de suas áreas de melhoria.

  • Avaliação formativa contínua durante a atividade.
  • Critérios para avaliação da capacidade de uso de tempos verbais.
  • Ajuste dos critérios para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar a execução desta atividade, uma variedade de recursos será utilizada, incluindo materiais visuais como cartazes com exemplos de verbos em diferentes tempos para referência rápida, bolas para as atividades práticas e espaços adequados que permitam a realização do 'jogo'. A utilização de metodologias que mesclam aprendizado ativo e recursos físicos assegura que os alunos se envolvam de maneira significativa, somado ao uso de ferramentas pedagógicas que enriquecem suas experiências de aula.

  • Cartazes com exemplos de verbos.
  • Bolas para atividades práticas.
  • Espaços adequados para aulas práticas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam inúmeros desafios no dia a dia, e portanto, propomos estratégias de inclusão e acessibilidade simples de implementar, mas que fazem a diferença para garantir a equidade no aprendizado. Adaptar o ambiente da sala de aula para ser mais acessível e garantir que materiais visuais estejam ao alcance de todos são exemplos práticos. Além disso, promover um clima de sala de aula acolhedor e culturalmente sensível, que respeita e valoriza a diversidade dos alunos, também são passos essenciais em direção à inclusão e equidade. Estimulamos alunos a interagir de maneira colaborativa e respeitosa, e estas práticas tornam o contexto da aula mais inclusivo.

  • Adaptação do ambiente da sala de aula.
  • Promoção da sensibilidade cultural e respeito à diversidade.
  • Estratégias para aumento de interações colaborativas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo