A Viagem no Tempo dos Verbos

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Modos Verbais no Contexto Histórico

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica pedagógica intitulada 'A Viagem no Tempo dos Verbos'. O propósito é promover o entendimento dos modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo, contextualizando-os em diferentes cenários históricos. Os alunos serão divididos em grupos e cada um receberá um conjunto de cartões contendo frases incompletas associadas a diferentes épocas históricas. A tarefa consiste em completar as frases utilizando o modo verbal apropriado ao contexto fornecido. Em seguida, cada grupo compartilhará suas escolhas argumentando o uso dos modos verbais. O fechamento da atividade incluirá uma discussão coletiva sobre como esses modos modificam a intenção comunicativa das frases.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados em desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e empregar corretamente os modos verbais. Ao utilizar cenários históricos, buscamos aumentar a motivação e o interesse dos alunos, contextualizando o uso gramatical de forma mais próxima à realidade vivenciada nas narrativas. O objetivo é que os estudantes consigam, ao final da atividade, perceber não apenas o uso técnico dos modos, mas também sua aplicação prática na construção e interpretação de sentidos em diversos contextos comunicativos.

  • Compreender as funções dos modos verbais Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
  • Identificar o efeito de sentido dos modos verbais em diferentes gêneros textuais.
  • Aplicar a concordância verbal e nominal em frases contextualizadas historicamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
  • EF06LP06: Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula se concentra nas funções e flexões dos modos verbais, buscando uma exploração contextualizada e prática desses elementos linguísticos. Utilizando uma abordagem que envolve cenários históricos, os estudantes serão desafiados a aplicar conceitos gramaticais em situações de uso real. Esse tipo de atividade visa transcender a mera prática gramatical, promovendo uma compreensão mais rica do papel dos modos verbais na comunicação.

  • Estudo dos modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
  • Exploração dos efeitos de sentido dos diferentes modos verbais.
  • Aplicação prática das regras de concordância nominal e verbal.

Metodologia

A metodologia proposta neste plano de aula é profundamente interativa e centrada no aluno, utilizando dinâmicas de grupo para estimular a colaboração e o aprendizado ativo. A escolha de cenários históricos como contexto para a atividade visa não apenas engajar os alunos, mas também desenvolver suas habilidades analíticas e críticas ao interpretar e aplicar modos verbais de maneira contextualizada.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover a aprendizagem colaborativa.
  • Uso de cartões com cenários históricos para contextualizar o aprendizado.
  • Debate em sala para compartilhar conclusões e promover a reflexão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos, permitindo uma exploração suficiente dos conteúdos e a avaliação das competências adquiridas. O plano do cronograma foi pensado para oportunizar momentos de aprendizado individual, em grupo e coletivo, assegurando o desenvolvimento pleno das capacidades almejadas.

  • Aula 1: Introdução aos modos verbais e divisão em grupos para início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação da atividade em grupos, compartilhamento, discussão e fechamento.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua durante a atividade, considerando tanto a participação individual quanto em grupo. Serão observados aspectos como a capacidade de identificar e aplicar corretamente os modos verbais e a coerência na justificação das escolhas feitas. Exemplos incluem analisar se os alunos conseguem explicar o porquê de usar o modo subjuntivo em um cenário de suposição histórica, ou o imperativo ao dar uma ordem em um contexto antigo. O professor fará anotações durante as apresentações para fornecer feedback construtivo ao final.

Materiais e ferramentas:

A atividade utilizará uma variedade de recursos para maximizar o engajamento e a eficiência do aprendizado. Além dos materiais de papelaria, serão fornecidos cartões impressos que servirão de âncoras para os cenários históricos e frases incompletas, garantindo que a atividade seja prática e visualmente interessante para os alunos.

  • Cartões com frases incompletas e cenários históricos.
  • Material de papelaria (canetas, lápis, cadernos).
  • Quadro e marcadores para anotações coletivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo