Caça aos Tempos Verbais

Desenvolvida por: Ana Lu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tempos Verbais

A atividade 'Caça aos Tempos Verbais' é uma proposta de aprendizado dinâmico e interativo, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo envolver os estudantes em um processo ativo de descoberta e aprendizagem sobre os tempos verbais da língua portuguesa. Transformando a sala de aula em um grande tabuleiro, os alunos serão divididos em equipes e receberão cartas verbais com verbos no infinitivo. Eles deverão, então, percorrer diferentes estações previamente preparadas, cada uma representada um tempo verbal específico - Indicativo, Subjuntivo, Imperativo, Pretérito Perfeito e Imperfeito. Em cada estação, enfrentarão desafios e deverão usar pistas textuais contextualizadas para transformar corretamente os verbos de acordo com o tempo verbal exigido pela estação, completando trechos de histórias, músicas ou dálogos famosos. Esta metodologia ativa permite que os alunos se tornem protagonistas do seu aprendizado, estimulando a sua capacidade de análise, raciocínio e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa dinâmica é promover uma compreensão profunda e prática dos diferentes tempos verbais em uso na língua portuguesa, estimulando a capacidade de análise linguística e aplicação prática do conhecimento. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais, como comunicação e colaboração, enquanto exploram de maneira lúdica e contextualizada o emprego dos tempos verbais em diferentes contextos. Além disso, a atividade visa reforçar a competência leitora e interpretativa dos alunos, essencial para o aprofundamento da fluência em nossa língua.

  • Compreender os diferentes tempos verbais na língua portuguesa.
  • Aplicar de maneira prática o conhecimento sobre os tempos verbais.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação contextual.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Fomentar a capacidade de análise e criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

Conteúdo Programático

A exploração dos tempos verbais através de uma atividade interativa permite abordar o conteúdo programático de maneira engajadora, pondo os alunos em contato direto com a aplicação prática dos conceitos linguísticos. Além de desenvolver a competência gramatical com relação aos diferentes tempos verbais, a atividade proporciona um ambiente rico para a prática da leitura, interpretação e produção textual, elementos fundamentais no aprendizado da língua.

  • Tempos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Imperativo, Pretérito Perfeito e Imperfeito
  • Análise e aplicação de verbos em contextos variados
  • Leitura e interpretação de textos
  • Trabalho colaborativo e habilidades sociais

Metodologia

Por meio da metodologia ativa, os alunos são instigados a serem protagonistas do seu próprio aprendizado, adotando uma postura ativa na resolução de problemas e desafios. As estações do jogo fornecerão contextos diversos em que os alunos deverão aplicar seus conhecimentos sobre os tempos verbais, promovendo uma aprendizagem significativa. A interação social e a colaboração entre os estudantes são elementos-chave, estimulando-os a discutir estratégias e compartilhar conhecimentos.

  • Distribuição das cartas verbais e explicação das regras
  • Visita às estações temáticas pelos grupos
  • Resolução de desafios em grupo
  • Debate em grupo sobre as soluções encontradas
  • Feedback coletivo e discussão das aprendizagens

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 9 horas, divididas em sessões de aproximadamente 50 minutos cada, abrangendo o tempo de preparação, execução e discussão dos desafios enfrentados pelos alunos nas diferentes estações.

  • Aula 1: Introdução aos tempos verbais e explicação da atividade.
  • Aula 2-3: Preparação das estações e distribuição das cartas verbais.
  • Aula 4-9: Execução da atividade, com rotação pelas estações.
  • Aula 10: Discussão e feedback da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada por meio da observação direta do desempenho dos alunos durante os desafios em cada estação, considerando a correta aplicação dos tempos verbais e a capacidade de trabalhar em equipe. Adicionalmente, será solicitada uma reflexão individual escrita sobre o que aprenderam com a atividade, permitindo avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de autoavaliação. A participação ativa, criatividade nas soluções e a colaboração entre os membros do grupo também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário preparar materiais que facilitem a imersão dos alunos no jogo, como cartas verbais, pistas textuais, e recursos visuais para as estações. Além disso, a utilização de textos, músicas e trechos de diálogos que sejam significativos para os alunos contribuirá para um envolvimento maior e uma aprendizagem mais efetiva.

  • Cartas com verbos no infinitivo
  • Textos, músicas e diálogos para as pistas
  • Fichas de registro para as respostas dos alunos
  • Material de apoio para as regras do jogo
  • Recursos visuais para decoração das estações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo