Charge Climática: Desenhando Opiniões

Desenvolvida por: Gleici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte e Língua Portuguesa
Temática: Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

A atividade 'Charge Climática: Desenhando Opiniões' tem como propósito explorar a força crítica e reflexiva das charges no contexto das questões ambientais. Durante esta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão pesquisar, analisar e produzir charges que abordem temas ligados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Inicialmente, os estudantes irão realizar uma atividade em casa, onde pesquisarão charges com temáticas ambientais e refletirão sobre as mensagens e posicionamentos nelas contidos. Posteriormente, em sala de aula, terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e criar suas próprias charges, expressando suas opiniões pessoais. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas nas charges produzidas por eles, incentivando a análise crítica, a argumentação, desenvolvendo a leitura de imagens e a comunicação visual. Esta metodologia baseada na sala de aula invertida favorece o protagonismo do aluno, além de promover uma compreensão mais ampla e crítica das questões ambientais atuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver nos alunos habilidades críticas e criativas por meio da análise e produção de charges sobre temas ambientais. Espera-se que os alunos consigam identificar mensagens subjacentes nas imagens, relacionando-as ao contexto ambiental. Além disso, os estudantes serão incentivados a posicionar-se eticamente frente às questões climáticas e a explorar suas percepções e opiniões sobre o tema por meio da criação artística.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica por meio da interpretação de charges.
  • Estimular a criatividade através da produção de charges.
  • Promover a reflexão sobre questões ambientais e mudanças climáticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a crítica artística, análise de textos visuais e discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente através de charges. A ideia é que os alunos possam não apenas entender a força argumentativa das imagens, mas também se sintam preparados para expor suas ideias e opiniões de maneira criativa.

  • Análise crítica de imagens e charges.
  • Discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente.
  • Produção de charges sobre temas ambientais.

Metodologia

A metodologia utilizada combina a pesquisa individual, o trabalho colaborativo e a expressão artística. Iniciando com pesquisa independente, os alunos trazem suas percepções para discussões em grupo, antes de aplicar suas reflexões na criação de charges. Esta abordagem promove a autonomia e a expressão criativa, estimulando o pensamento crítico e o debate ético.

  • Pesquisa individual de charges ambientais.
  • Discussões em grupo sobre mensagens e posicionamentos.
  • Criação individual de charges.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em duas sessões de 60 minutos cada. Durante a primeira sessão, os alunos compartilharão suas pesquisas e discutirão as mensagens das charges analisadas. Na segunda sessão, desenvolverão suas próprias charges com base nas reflexões discutidas, seguidas de uma análise em grupo das produções.

  • Aula 1: Apresentação e discussão das charges pesquisadas pelos alunos.
  • Aula 2: Criação de charges e análise das produções em grupo.

Avaliação

A avaliação será feita por meio de observação contínua durante as atividades e análise das produções finais (charges) criadas pelos estudantes. Na análise das charges produzidas, os alunos serão avaliados mediante critérios que englobam criatividade, clareza na mensagem, pertinência ao tema ambiental e capacidade de argumentação crítica. Por exemplo, uma charge que retrate claramente uma questão ambiental com criatividade e uma mensagem poderosa demonstrará que o aluno conseguiu atingir os objetivos da atividade. Os estudantes também serão avaliados pela participação e contribuição durante as discussões em grupo, com atenção à capacidade de apresentar suas ideias de forma respeitosa e fundamentada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem materiais de desenho e acesso a dispositivos digitais para pesquisa. Esses recursos irão apoiar as fases de pesquisa e criação, fornecendo as ferramentas necessárias para que os alunos possam buscar inspiração e expressar suas ideias de modo criativo.

  • Tablets ou computadores para pesquisa.
  • Material de desenho (papel, lápis, borracha, canetas coloridas).
  • Acesso a bibliotecas físicas ou on-line de charges.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo