Cinema na Sala: Conexões Literárias

Desenvolvida por: Deisim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Cinema

A atividade 'Cinema na Sala: Conexões Literárias' é uma proposta educativa que tem como objetivo explorar a relação entre literatura e cinema com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, os estudantes, organizados em grupos, selecionarão filmes que foram adaptados de obras literárias. Eles deverão investigar e identificar conexões entre o filme e a obra original, focando em elementos como temas, personagens, cenários e recursos expressivos utilizados tanto no filme quanto na obra literária. Após a investigação, cada grupo apresentará suas descobertas, utilizando recursos visuais como slides ou cartazes, além de realizar uma breve dramatização de uma cena chave da história, demonstrando suas interpretações e como ela foi adaptada para o cinema. Essa abordagem prática visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre as múltiplas expressões artísticas e estimular a análise crítica acerca das adaptações.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma oportunidade de explorar e compreender a intertextualidade entre literatura e cinema. Ao investigar as conexões entre obras literárias e suas adaptações cinematográficas, os estudantes desenvolverão habilidades analíticas e críticas, aprendendo a identificar os elementos que permanecem fiéis à obra original e aqueles que são modificados para atender às necessidades da linguagem cinematográfica. Adicionalmente, ao preparar e apresentar suas análises, os alunos aprimorarão suas habilidades de comunicação e colaboração, fundamentais no processo de aprendizagem.

  • Explorar o conceito de intertextualidade entre obras literárias e suas adaptações cinematográficas.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas em relação às adaptações.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação ao expor análises.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a análise de obras literárias e suas respectivas adaptações para o cinema, enfocando os diferentes aspectos que envolvem a transposição de uma mídia para outra. Será dada atenção especial aos temas abordados, aos personagens envolvidos, aos cenários descritos e aos recursos expressivos utilizados tanto na literatura quanto no cinema, permitindo que os alunos adquiram uma compreensão abrangente das dinâmicas de adaptação.

  • Intertextualidade entre literatura e cinema.
  • Análise comparativa entre obras literárias e seus filmes adaptados.
  • Elementos de narrativa em literatura e cinema.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a adotar uma abordagem ativa em sua aprendizagem. Ao explorar as conexões entre literatura e cinema, eles trabalharão em grupos para analisar as obras e suas adaptações, debater suas descobertas e compartilhá-las por meio de apresentações e dramatizações. Esse método promove o engajamento, a colaboração e a reflexão crítica, elementos-chave para o processo de aprendizagem significativa.

  • Trabalho em grupo para análise de filmes e obras literárias.
  • Preparação de apresentações visuais sobre as análises.
  • Dramatização de cenas para explorar interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos selecionarão as obras e filmes, e começarão as análises comparativas. Na segunda aula, eles finalizarão as análises e prepararão as apresentações e dramatizações para a exposição dos trabalhos.

  • Aula 1: Seleção das obras e início da análise comparativa.
  • Aula 2: Finalização das análises e preparação de apresentações e dramatizações.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da análise realizada pelos alunos sobre as conexões entre a literatura e o cinema, na criatividade e clareza das apresentações visuais, e na expressividade e entendimento demonstrados durante as dramatizações. Serão utilizados critérios como compreensão do conteúdo, colaboração em equipe, habilidades de comunicação e criatividade. A participação ativa durante todas as etapas da atividade também será considerada. Exemplos específicos de critérios incluem a capacidade de identificar referências literárias no filme, a eficácia na comunicação das análises e a originalidade nas dramatizações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluirão acesso a obras literárias e suas adaptações cinematográficas, materiais para a criação de apresentações visuais (como software de apresentação ou materiais para cartazes), espaço adequado para apresentações e dramatizações e recursos para gravação de vídeos das dramatizações, caso sejam utilizados como parte da entrega do projeto. Essa diversidade de materiais e ferramentas possibilitará uma rica exploração das conexões entre literatura e cinema, garantindo que os alunos tenham todas as ferramentas necessárias para uma análise aprofundada.

  • Acesso a obras literárias e filmes adaptados.
  • Materiais para criação de apresentações visuais.
  • Espaço para apresentações e dramatizações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo