Neste plano de aula, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de imergir no universo da crítica cultural através da seleção e análise de produções culturais de sua preferência, incluindo filmes, livros ou jogos. A atividade se inicia com uma discussão guiada sobre os elementos que constituem uma resenha crítica de alta qualidade, seguida da prática de análise crítica e argumentação. Posteriormente, os estudantes, organizados em grupos, aplicarão o conhecimento adquirido no desenvolvimento de um roteiro para a criação de um vlog. Este projeto envolverá o planejamento, gravação e edição do vídeo, demandando o uso criativo de recursos multimídia e estratégias discursivas. A culminância do projeto será a apresentação dos vlogs à turma, proporcionando um espaço para compartilhamento de perspectivas, fomentando a prática da argumentação e a habilidade de recepção crítica construtiva.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a estrutura e características de uma resenha crítica de qualidade, além de desenvolver habilidades de análise crítica, argumentação e produção de conteúdo em formato de vlog. Ao realizar esta atividade, os estudantes serão encorajados a desenvolver o pensamento crítico e a expressão criativa, enquanto praticam o trabalho colaborativo e a aplicação de recursos tecnológicos e multimídia na produção de conteúdo digital.
A atividade pedagógica está alinhada aos conteúdos de produção textual, análise crítica, argumentação e competências digitais. Ela foi desenvolvida para estimular a análise crítica de obras culturais e a produção criativa de conteúdos mediados pelas TICs, preparando os alunos não somente para a interpretação e critica de textos diversos, mas também para a habilidade de comunicar suas ideias de maneira coerente e criativa.
Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', que incentiva a aprendizagem por meio da prática, promovendo a autonomia dos estudantes no processo de aprendizado. Os alunos serão divididos em grupos e guiados na seleção de obras culturais, análise, desenvolvimento de roteiros, gravação e edição de seus vlogs. Essa abordagem promove o engajamento, colaboração entre pares e aplicação prática dos conhecimentos teóricos abordados em sala de aula.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão sobre resenhas críticas e a seleção das obras. A segunda aula será dedicada à produção dos vlogs, incluindo gravação e edição. Ao final, os vlogs serão apresentados e discutidos em uma terceira sessão.
A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões e atividades, qualidade e originalidade do roteiro, eficácia na comunicação das ideias, uso criativo dos recursos multimídia e capacidade de trabalhar em equipe. Será valorizada a capacidade de argumentação crítica e a construção de uma narrativa coesa no vlog. Cada aspecto mencionado contribuirá para a nota final, permitindo uma avaliação ampla do desenvolvimento das competências propostas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet, computadores ou dispositivos móveis com câmera para gravação dos vídeos, softwares de edição de vídeo que possam ser utilizados de forma intuitiva pelos alunos e materiais de apoio para a construção dos roteiros. Além disso, espaços adequados para a gravação dos vlogs devem ser providenciados, garantindo um ambiente propício para a criatividade e produção dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula