Debate Dinâmico sobre Variação Linguística

Desenvolvida por: Gisell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variação Linguística no Brasil

Esta atividade propõe uma imersão na diversidade linguística do Brasil, destacando o valor cultural e social das variações linguísticas encontradas pelo país. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, e cada grupo representará uma região do Brasil, responsabilizando-se por pesquisar, compreender e apresentar as características linguísticas peculiares daquela região. A pesquisa abrangerá expressões idiomáticas, sotaques e usos linguísticos específicos, culminando na simulação de uma conversa teatralizada que inclua as variações linguísticas estudadas. Este exercício promove não só o conhecimento linguístico, mas também a valorização da multiculturalidade e o respeito à diversidade. Após as apresentações, haverá um debate guiado sobre a importância da preservação dessas variações, confrontando o preconceito linguístico e enfatizando a riqueza e a importância da diversidade cultural e linguística brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é sensibilizar os alunos para a riqueza e importância da diversidade linguística brasileira, permitindo um maior entendimento acerca da variação linguística como fenômeno natural e intrínseco à língua. Busca-se, portanto, promover a reflexão sobre os preconceitos linguísticos e fomentar a valorização das diferentes formas de expressão encontradas no país. Além disso, tem-se o objetivo de desenvolver habilidades de pesquisa, criatividade na apresentação e fomentar a capacidade argumentativa e de debate dos alunos.

  • Sensibilizar sobre a diversidade linguística brasileira
  • Refletir sobre preconceitos linguísticos
  • Valorizar as diferentes formas de expressão dentro do país
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação criativa
  • Fomentar a capacidade argumentativa e de debate

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF06LP01) Analisar e identificar as variações linguísticas e seus contextos de uso
  • (EF06LP03) Debater regras e papéis sociais associados aos usos linguísticos, reconhecendo preconceitos linguísticos
  • (EF15LP15) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, pesquisas sobre variedades linguísticas

Conteúdo Programático

A atividade engloba um estudo orientado sobre variação linguística, enfatizando as diferenças regionais dentro do Brasil. Essa investigação cobre desde a identificação de expressões regionais até a análise do sotaque, buscando compreender não apenas as características linguísticas, mas também os aspectos culturais e sociais que as influenciam. O conteúdo permitirá aos alunos explorar as noções de identidade e diversidade cultural por meio da língua, preparando-os para interações respeitosas e informadas.

  • Conceitos de variação linguística
  • Expressões idiomáticas regionais
  • Sotaques e características fonéticas das regiões
  • Diversidade cultural e linguística
  • Reflexão sobre preconceito linguístico

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Através da pesquisa e criação de apresentações teatrais, os estudantes terão a oportunidade de explorar e compreender a fundo as variações linguísticas significativas de cada região. Esta metodologia permite uma imersão cultural, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem através de experiências práticas e reflexivas.

  • Divisão de grupos por região do Brasil
  • Pesquisa guiada sobre variações linguísticas
  • Criação de diálogos teatrais usando as variações estudadas
  • Apresentação teatral para a classe
  • Debate guiado sobre diversidade linguística e preconceito

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 6 horas, divididas em três sessões de duas horas cada. Na primeira sessão, ocorrerá a introdução ao tema e a divisão de grupos. A segunda será destinada à pesquisa e preparação da apresentação. Na última sessão, os grupos realizarão suas apresentações teatrais, seguidas de um debate orientado sobre os temas trabalhados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e preparação da apresentação
  • Aula 3: Apresentações teatrais dos grupos
  • Aula 4: Debate sobre diversidade linguística e preconceito

Avaliação

A avaliação será multidimensional, contemplando a pesquisa realizada, o envolvimento na criação e apresentação teatral e a participação ativa no debate. Será valorizada a profundidade da pesquisa, a criatividade e autenticidade na incorporação das variações linguísticas na apresentação, além da capacidade de argumentação e reflexão no debate. O objetivo é avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades sociais e cognitivas desenvolvidas ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisas, materiais para criação de cenários e figurinos para as apresentações teatrais, além de recursos audiovisuais para a reprodução de sotaques e expressões regionais. A utilização de livros didáticos e sites dedicados à diversidade linguística brasileira também será incentivada como parte do processo de pesquisa.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para cenários e figurinos
  • Recursos audiovisuais
  • Livros didáticos e sites sobre diversidade linguística

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