Debate dos Super-Heróis

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade

A atividade 'Debate dos Super-Heróis' visa desenvolver habilidades de argumentação oral em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através de um debate estruturado, os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo escolherá um super-herói para defender. Durante a atividade, os estudantes terão oportunidade de apresentar argumentos, ouvir e respeitar opiniões contrárias e praticar o exercício da fala em público. Além disso, o debate promoverá a socialização e fortalecerá a empatia mediante a defesa de pontos de vista diferentes, característica fundamental em contextos de discussões democráticas. Esta atividade não só reforça a compreensão linguística como estabelece conexões com o desenvolvimento social e emocional dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Debate dos Super-Heróis' estão focados na promoção de competências linguísticas e sociais dos alunos. Ao participar do debate, os estudantes serão incentivados a elaborar e apresentar argumentos coerentes, desenvolvendo suas capacidades de articulação verbal e pensamento crítico. A atividade será um meio para que os alunos aprendam a organizar ideias e pontos de vista de maneira coesa, além de permitir o aprimoramento da capacidade de escuta e respeito ao próximo. Além do desenvolvimento linguístico, a atividade visa trabalhar a empatia e a habilidade de se posicionar de forma respeitosa e fundamentada frente a questões distintas, preparando os alunos para futuras interações sociais e acadêmicas.

  • Promover a habilidade de argumentação oral e pensamento crítico.
  • Durante a atividade 'Debate dos Super-Heróis', a promoção da habilidade de argumentação oral e o desenvolvimento do pensamento crítico serão centrais para o aprendizado dos alunos. Ao participar do debate, cada grupo terá que estruturar seus argumentos a favor do super-herói escolhido. Isso implica que os alunos necessitarão identificar e selecionar pontos fortes que tornem seu super-herói altamente relevante ou poderoso. Por exemplo, um grupo que defenda o Superman poderá argumentar sobre sua superforça e princípios morais, destacando especificamente situações em quadrinhos ou filmes onde esses atributos foram cruciais. Esse exercício demanda que os estudantes analisem criticamente informações para construir uma narrativa persuasiva.

    Além disso, a discussão em grupo encoraja os alunos a questionar e examinar suas próprias suposições e as de colegas, fomentando a prática do pensamento crítico. Durante a preparação dos argumentos, os participantes terão que antecipar objeções que poderão surgir de outros grupos, desenvolvendo respostas ou argumentos adicionais para reforçar suas posições. Por exemplo, caso um grupo defenda Batman, eles precisarão articular por que inteligência estratégica e habilidade de combate podem ser mais impactantes que superpoderes. Esta preparação promove uma auto-reflexão crítica e uma análise mais profunda, explorando diferentes estratégias argumentativas que vão além do conhecimento superficial do personagem escolhido.

  • Incentivar a construção e organização de ideias de forma coesa e coerente.
  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa e respeito a opiniões divergentes.
  • Estimular a empatia e o convívio democrático através de debates.
  • Ampliar o vocabulário e a compreensão linguística dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
  • EF69LP24: Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
  • EF69LP25: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade integra habilidades focadas em desenvolvimento linguístico dentro da área de Língua Portuguesa, com ênfase na oralidade. Esta proposta contempla a argumentação, organização de ideias, construção de raciocínios coerentes, desenvolvimento de competências sociais, como respeito e escuta ativa, e a integração do conhecimento e vivência cultural através da defesa de personagens do universo dos quadrinhos e filmes. Essa estrutura favorece um aprendizado dinâmico, significativo e engajante, tornando o ensino de Língua Portuguesa mais relevante para o cotidiano dos alunos e estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

  • Argumentação e persuasão oral
  • Organização e construção de ideias
  • Desenvolvimento de raciocínios coerentes
  • Prática de competências sociais: escuta ativa e respeito
  • Integração de conhecimento cultural

Metodologia

A metodologia empregada na atividade 'Debate dos Super-Heróis' baseia-se em práticas interativas e colaborativas, respeitando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos do 6º ano. Ao proporcionar um ambiente de debate, estimulamos o protagonismo estudantil e a participação ativa em sala de aula. Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre seus personagens escolhidos, preparando-se para apresentar e defender seus pontos de vista, o que além de enriquecer o vocabulário, também promove a autodisciplina e responsabilidade no cumprimento das tarefas. Este formato de aula possibilita que os alunos adquiram confiança em sua capacidade de expressão, respeitando o tempo de fala dos colegas e promovendo um diálogo construtivo e enriquecedor.

  • Debate estruturado com apresentação de equipes
  • Pesquisa e preparação de argumentos pelos alunos
  • Protagonismo estudantil e participação ativa
  • Construção coletiva do saber através do diálogo
  • Fomento à autodisciplina e cumprimento de tarefas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi desenhado para maximizar o envolvimento dos estudantes em uma única aula de 60 minutos. Todo o tempo será dedicado a etapas que incluem uma breve introdução ao conceito de debates, divisão dos grupos, tempo de pesquisa rápida e apresentação dos argumentos por cada equipe. Este formato permite um ciclo completo de atividade dentro de um período de aula regular, mantendo os alunos motivados e focados, além de fornecer uma prática intensa e integrada de suas habilidades linguísticas e sociais.

  • Aula 1: Início com explicação do debate e objetivos, divisão de grupos e escolha dos super-heróis, realização de uma breve pesquisa, seguido pelo debate e reflexão final sobre a participação de todos.
  • Momento 1: Introdução ao Debate dos Super-Heróis (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade. Enfatize a importância de desenvolver habilidades de argumentação, escuta ativa e respeito às opiniões dos colegas. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer o que será esperado deles durante o debate.

    Momento 2: Formação de Grupos e Escolha dos Super-Heróis (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4-5 alunos. Cada grupo deve escolher um super-herói para defender no debate. Incentive os alunos a discutirem as opções e decidirem em conjunto. Passe entre os grupos para garantir que todos participem da escolha e anote os heróis escolhidos.

    Momento 3: Pesquisa e Preparação de Argumentos (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa rápida sobre os super-heróis escolhidos, utilizando dispositivos com acesso à internet. Instrua-os a anotarem argumentos fortes que defendam os poderes e a relevância de seus heróis. Revise e auxilie os grupos na organização e clareza dos pontos levantados. Incentive a cooperação e divisão de tarefas dentro do grupo.

    Momento 4: Debate Estruturado (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os grupos em um semicírculo e inicie o debate. Cada grupo deve apresentar seus argumentos em 2 ou 3 minutos. Use um cronômetro para manter o tempo de fala, garantindo uma discussão equitativa. Durante as apresentações, observe a participação e a clareza dos argumentos. Após cada apresentação, permita um breve tempo para perguntas dos outros grupos.

    Momento 5: Reflexão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma reflexão sobre o debate com todos os alunos. Permita que compartilhem suas experiências, levantando o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade. Anote sugestões para futuros debates e forneça feedback positivo, destacando aspectos de sucesso e possíveis melhorias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os estudantes, mesmo aqueles que possam ter dificuldades em se manifestar em público, ofereça a opção de contribuir para o debate através de uma apresentação escrita ou um desenho que represente seus argumentos. Permita que os alunos que se sintam desconfortáveis ao falar diante da turma discutam seus pontos com um colega ou escolham um representante do grupo para falar por eles. Se possível, forneça um resumo em áudio dos objetivos e procedimentos da aula para apoiar alunos com diferentes necessidades. Mostre-se aberto a adaptar as dinâmicas, se necessário, para garantir que todos se sintam confortáveis e engajados.

Avaliação

A avaliação da 'Debate dos Super-Heróis' será diversificada para abranger dimensões distintas do aprendizado. Serão utilizadas observação contínua, autoavaliação e avaliação por pares. Cada método visa avaliar habilidades específicas: a observação contínua permitirá ao professor avaliar a participação, a coerência nos argumentos e o respeito às regras; a autoavaliação encorajará a reflexão crítica dos alunos sobre seu desempenho e compreensão do processo de debate; a avaliação por pares fomentará a perspectiva crítica entre colegas, que julgarão a clareza e a persuasividade dos argumentos apresentados. Com essa abordagem, visamos não só proporcionar um feedback construtivo, mas também encorajar o desenvolvimento contínuo e a autorregulação do aprendizado dos alunos.

  • Observação contínua com foco em participação e colaboração
  • Autoavaliação para encorajar a reflexão crítica dos alunos
  • Avaliação por pares para fomentar a crítica construtiva entre colegas

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a materiais de pesquisa (como dispositivos com internet), papel e caneta para anotações, além de um cronômetro para organizar o tempo de debate de cada grupo. Essas ferramentas não só auxiliam na logística da aula mas também promovem o desenvolvimento de competências tecnológicas e organizacionais dos alunos. A simplicidade dos materiais garante acessibilidade a todos os participantes, enquanto o uso de dispositivos fomenta a utilização consciente e ética da tecnologia em sala de aula.

  • Dispositivos com acesso à internet para pesquisa
  • Papel e caneta para anotações e esboço de argumentos
  • Cronômetro para controle do tempo das apresentações

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios enfrentados pelos professores em implementar atividades inclusivas. Apesar da turma não ter alunos com condições ou deficiências específicas, a proposta de inclusão e acessibilidade deve estar sempre presente. Manter um espaço de aula inclusivo e equitativo é fundamental para o sucesso de todos. Recomendamos práticas como incentivo à participação de todos, assegurando que cada aluno tenha a oportunidade de expressar suas ideias, além de promover um feedback construtivo que considere as particularidades individuais, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem. Facilitar interações respeitosas e permitir o uso de diversos canais de comunicação pode melhorar ainda mais a integração de todos no debate.

  • Incentivo à participação de todos
  • Respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem
  • Promoção de interações respeitosas e construtivas

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