Dengue na Mira: Planejamento de Cartazes

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Planejamento de cartaz de campanha publicitária sobre tema relevante para a saúde da comunidade

A aula, intitulada 'Dengue na Mira: Planejamento de Cartazes', busca capacitar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a planejar e criar cartazes de campanhas publicitárias com foco na prevenção da dengue em Cuiabá. Partindo de uma introdução teórica sobre cartazes e peças publicitárias diversas, os estudantes analisarão exemplos existentes para identificar estratégias de comunicação visual e persuasão eficazes. Em seguida, cada aluno esboçará seu próprio cartaz, visando um público específico. O processo incluirá a definição de mensagem central e estética visual, além da consideração de fatores socioculturais e regionais. O objetivo é fortalecer competências textuais, visuais e críticas, além de promover a capacidade de aplicar conhecimentos em um contexto real, relevante e socialmente significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O plano para 'Dengue na Mira: Planejamento de Cartazes' almeja desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e criar materiais que combinam texto e imagem de forma coerente e persuasiva. Valorizando a integração teoria-prática, o plano busca fomentar o engajamento crítico com mensagens de saúde pública, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas. Estrategicamente, a atividade visa a apropriação de técnicas de planejamento e execução de peças publicitárias, articulando diversos gêneros e mídias. Propicia-se, ainda, a prática da colaboração, o respeito às opiniões diversas e a habilidade de resolver problemas de design e mensagem de forma criativa.

  • Analisar critérios visuais e textuais em cartazes publicitários
  • Desenvolver competência argumentativa ao esboçar mensagens persuasivas
  • Integrar teoria e prática ao criar material publicitário para a comunidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP09: Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba diversas etapas de análise e criação de cartazes publicitários, abordando inicialmente conceitos teóricos de comunicação visual e suas aplicações práticas. Serão explorados elementos constitutivos das peças publicitárias, como tipografia, cores, imagens e hierarquia de informações, bem como suas implicações na construção de mensagens persuasivas. A prática dialoga diretamente com a realidade local dos estudantes, ao contemplar a criação de materiais voltados à prevenção da dengue, reforçando a importância da saúde comunitária. A atividade promove, assim, um entendimento ampliado sobre como comunicação visual e textual pode ser utilizada para impactar positivamente a sociedade.

  • Conceitos básicos de comunicação visual
  • Análise de elementos visuais e textuais em publicidade
  • Planejamento e criação de cartazes publicitários focados na prevenção da dengue

Metodologia

A metodologia deste plano integra a exposição teórica e a prática de análise crítica, promovendo o protagonismo estudantil através da criação personalizada de cartazes. Após uma aula expositiva inicial sobre técnicas publicitárias, os alunos são encorajados a utilizar a criatividade e o pensamento crítico para elaborar mensagens persuasivas. Valorizando a participação ativa e o aprendizado cooperativo, a metodologia inclui discussões em grupo, incentiva a troca de ideias e a construção colaborativa. A estratégia, portanto, articula ensino reflexivo, dialogado e experimental, potencializando a autonomia e o processo de investigação dos alunos.

  • Aula expositiva sobre comunicação visual
  • Discussão em grupos sobre estratégia de persuasão em saúde pública
  • Criação prática de cartazes de campanhas publicitárias

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 30 minutos, priorizando a exposição teórica inicial sobre cartazes e campanhas publicitárias, seguido de uma análise guiada de exemplos reais. Este formato proporciona aos alunos tempo suficiente para absorver conceitos e desdobrá-los na prática criativa sem sobrecarga cognitiva, respeitando o ritmo de aprendizado típico da faixa etária. A organização concisa do tempo de aula reforça o foco, garantindo que todos os componentes essenciais da atividade sejam abordados de maneira equilibrada.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de comunicação visual e planejamento de cartazes
  • Momento 1: Introdução à Comunicação Visual (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de comunicação visual. É importante que você destaque a função da imagem e da palavra na transmissão de mensagens. Utilize exemplos de cartazes publicitários impressos que você trouxe. Pergunte aos alunos o que eles observam nas imagens, incentivando a participação e o debate. Atente-se para garantir que todos os alunos expressem suas opiniões.

    Momento 2: Análise de Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua cópias de diferentes cartazes publicitários e divida a turma em pequenos grupos. Peça aos alunos que analisem os elementos visuais e textuais dos cartazes, discutindo qual mensagem cada um transmite e o público-alvo pretendido. Circule entre os grupos para facilitar discussões e oferecer orientações. Observe se todos os alunos estão engajados e incentive aqueles que estão mais retraídos a participarem.

    Momento 3: Planejamento de Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Peça para que cada grupo esboce ideias para seu próprio cartaz focado na prevenção da dengue. Instrua-os a definir uma mensagem central, escolher elementos visuais relevantes, e mencionar o público-alvo. Ofereça feedbacks rápidos enquanto eles trabalham e finalize pedindo que compartilhem suas ideias com a turma. Avalie o entendimento através das discussões e das ideias apresentadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover a inclusão, adapte seus métodos de apresentação usando materiais visuais com alto contraste e letra grande. Garanta que todos os alunos estejam em um local onde possam ver os exemplos claramente. Incorpore dinâmicas que promovam a participação de todos os alunos, como rodízio de papéis dentro dos grupos. Considere pares de apoio, onde alunos que têm maior facilidade podem auxiliar aqueles que têm mais dificuldades nas discussões, sempre respeitando e incentivando o potencial de cada um. Seja sempre incentivador e elogie as contribuições, promovendo um ambiente seguro e colaborativo.

Avaliação

Diversas formas de avaliação serão aplicadas para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam plenamente atingidos. A avaliação formativa ocorrerá ao longo do processo de criação dos cartazes, por meio de feedbacks contínuos, permitindo ajustes e melhorias. Os critérios de avaliação incluirão a criatividade, clareza, eficácia persuasiva e adequação ao público-alvo. Alunos também serão incentivados a autoavaliar suas produções e participar de avaliações entre pares, promovendo o desenvolvimento crítico e a capacidade de argumentação. O uso de feedbacks construtivos orientará o progresso individual e coletivo, assegurando um ambiente de aprendizagem reflexivo e inclusivo.

  • Avaliação formativa com feedbacks contínuos durante o processo
  • Autoavaliação da produção com enfoque crítico
  • Avaliação entre pares, promovendo o diálogo e a argumentação

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de escritório convencionais, como papel, canetas coloridas, marcadores, lápis e borrachas. Estes são acessíveis e permitem que os estudantes exercitem a criatividade na produção dos cartazes. Além disso, a utilização de exemplos impressos de cartazes publicitários reais atua como material de apoio e referência durante a atividade. A escolha desses recursos foi feita visando não apenas a efetividade pedagógica, mas também a praticidade e viabilidade econômica, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente, sem barreiras financeiras.

  • Papéis e cartolinas para esboço e produção dos cartazes
  • Canetas coloridas e marcadores
  • Imagens e exemplos impressos de cartazes publicitários

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão e acessibilidade são fundamentais para uma educação equitativa, e tal como na atividade proposta sobre a prevenção da dengue, precisamos garantir um ambiente inclusivo. Como esta turma não apresenta necessidades específicas, a estratégia é promover uma didática diversa que incentive a empatia e o respeito mútuo. Sobretudo, é importante que o material de aula seja apresentado de forma clara e que a participação dos alunos seja estimulada por meio de diálogos enriquecedores e dinâmicos, fortalecendo a representatividade e a diversidade dentro da sala de aula. Evitar linguagem excludente e criar um ambiente seguro e acolhedor são essenciais para o sucesso do aprendizado coletivo.

  • Promover um ambiente de sala de aula inclusivo e respeitoso
  • Facilitar a participação ativa através de dinâmicas em grupo
  • Garantir clareza e acessibilidade no acesso ao conteúdo, evitando barreiras financeiras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo