Detetives da Gramática: Em Busca do Sujeito Oculto

Desenvolvida por: Carine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística

Na atividade 'Detetives da Gramática: Em Busca do Sujeito Oculto', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos com o objetivo de identificar sujeitos ocultos em frases dadas, por meio de pistas distribuídas pelo professor em um formato dinâmico de jogo de detetive. Após essa etapa, cada grupo terá a tarefa de criar suas próprias frases, mantendo o sujeito oculto, para depois desafiarem os outros grupos a descobrirem. Esta atividade interativa e imersiva tem como base a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Durante o exercício, os alunos terão a chance de desenvolver importantes habilidades de análise linguística, tais como identificação, interpretação e aplicação do conhecimento acerca do sujeito em orações. A abordagem interativa busca envolver os estudantes de maneira significativa, fomentando o interesse e a participação ativa no tema proposto, além de estimular o pensamento crítico e o trabalho em equipe através do desafio proposto entre os grupos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Detetives da Gramática: Em Busca do Sujeito Oculto' tem como objetivos principais promover o desenvolvimento das habilidades de identificação e compreensão do sujeito em orações, bem como estimular o interesse dos estudantes pela gramática da língua portuguesa de forma lúdica e envolvente. Busca também fortalecer o raciocínio lógico, a habilidade de dedução e a capacidade de trabalho em equipe, aspectos essenciais para o aprendizado integral do aluno. Além disso, pretende-se que os estudantes ampliem sua capacidade de criação textual a partir da estruturação de frases que contenham sujeitos ocultos, desenvolvendo assim, de forma prática, a compreensão sobre a flexibilidade e riqueza da língua.

  • Identificar e entender a função do sujeito oculto em orações.
  • Desenvolver habilidades de dedução e análise linguística.
  • Estimular o trabalho em equipe através de atividades lúdicas.
  • Promover interesse e engajamento pela gramática da língua portuguesa.
  • Aprimorar a capacidade de criação textual dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar, em textos de diferentes gêneros, as escolhas lexicais e seu efeito de sentido, bem como aspectos gramaticais que contribuem para a construção dos sentidos do texto.
  • EF06LP01: Identificar, compreender e usar os elementos da comunicação nas diversas situações de interação oral e escrita.

Conteúdo Programático

A estrutura da língua portuguesa, especialmente no que diz respeito à sua gramática, é um componente fundamental no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental. Focar na identificação e compreensão do sujeito em orações permite aos estudantes melhorar suas habilidades de leitura e escrita, além de aprimorar sua capacidade analítica. Compreender a estrutura das orações, incluindo a identificação de sujeitos ocultos, é essencial para a construção de uma base sólida em análise linguística e contribui significativamente para o desenvolvimento de competências comunicativas eficazes.

  • Estrutura da oração e do período.
  • Funções sintáticas do sujeito.
  • Identificação e análise de sujeitos ocultos.
  • Criação de frases com sujeitos ocultos.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para engajar os alunos nesta atividade. Os alunos serão orientados a trabalhar em grupos, fomentando a colaboração e o compartilhamento de ideias. A etapa inicial envolverá o uso de cartões com frases que ocultam o sujeito, onde cada grupo deverá identificar esse sujeito com base em pistas fornecidas pelo professor. Após essa análise, os alunos serão desafiados a criar suas próprias frases e apresentá-las aos outros grupos. Essa dinâmica promove não só o aprendizado prático sobre sujeitos ocultos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e trabalho em equipe.

  • Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Distribuição de cartões com frases que ocultam o sujeito.
  • Análise e dedução para identificar sujeitos ocultos.
  • Criação de frases com sujeitos ocultos pelos alunos.
  • Desafio entre os grupos para identificar os sujeitos ocultos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação da atividade, explicação das regras e a divisão dos alunos em grupos. Será o momento de análise das frases com sujeitos ocultos e tentativas de resolução dos desafios. Na segunda aula, os alunos criarão suas próprias frases e as apresentarão aos outros grupos, promovendo uma dinâmica de jogo de detetive reverso, onde cada grupo tenta descobrir o sujeito oculto nas frases dos outros.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e análise das frases.
  • Aula 2: Criação e desafio das frases pelos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante a realização da atividade, bem como na precisão e criatividade ao identificar e criar frases que ocultem o sujeito. Serão avaliados tanto os processos de dedução e argumentação em grupo quanto a capacidade de aplicar os conhecimentos gramaticais aprendidos. O professor pode utilizar uma rubrica para avaliar cada aspecto da atividade, como capacidade analítica, trabalho em equipe, criatividade nas frases criadas e eficiência na comunicação das ideias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartão com frases preparadas anteriormente pelo professor, onde os sujeitos estejam ocultos, e materiais para que os alunos possam criar suas próprias frases, como papel, canetas e lápis. Outros recursos, como quadro branco e marcadores, serão úteis para a apresentação das frases e discussão em grupo. A utilização de recursos visuais para exemplificar a conceituação de sujeitos ocultos poderá contribuir para um melhor entendimento por parte dos alunos.

  • Cartões com frases com sujeitos ocultos.
  • Papel, canetas e lápis para criação de frases.
  • Quadro branco e marcadores para apresentações.
  • Recursos visuais para exemplificação de conceitos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo