Detetives de Sinônimos

Desenvolvida por: Diana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sinônimos e Vocabulário

Na emocionante atividade 'Detetives de Sinônimos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental são convidados a mergulhar no vasto oceano das palavras, transformando-se em verdadeiros detetives da linguagem. Equipados com a poderosa ferramenta da curiosidade, os estudantes serão divididos em equipes para desvendar os mistérios dos sinônimos. Receberão uma lista de palavras para a qual, com o auxílio de dicionários físicos ou digitais e thesaurus online, deverão buscar o máximo número de sinônimos possíveis. A ação não para por aí, pois após essa investigação, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, promovendo um rico debate sobre as sutilezas e nuances entre os sinônimos encontrados, um verdadeiro exercício de análise linguística e respeito mútuo durante os turnos de fala. A culminância da atividade será a criação individual de histórias curtas, onde cada aluno utilizará os sinônimos identificados para tecer narrativas criativas e ricas em vocabulário, estimulando assim, a prática e enriquecimento da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano visa ampliar o vocabulário dos alunos, desenvolver habilidades analíticas em relação à linguagem e fomentar o respeito e a atenção durante as interações em sala. Pretendemos que os alunos compreendam a importância dos sinônimos no enriquecimento textual e na precisão da expressão, bem como percebam como palavras diferentes podem carregar significados semelhantes, porém, com nuances distintas. Além disso, através da criação de histórias, buscamos estimular a criatividade e a aplicação prática do conhecimento adquirido, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.

  • Ampliar o vocabulário através do conhecimento de sinônimos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando dicionários e thesaurus.
  • Estimular a análise e reflexão sobre as nuances de sentido entre palavras.
  • Promover habilidades sociais, como o respeito pelos turnos de fala.
  • Incentivar a criatividade e a escrita criativa através da composição de histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuididade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives de Sinônimos fundamenta-se em práticas pedagógicas que encorajam a pesquisa autônoma e a colaboração entre pares, aspectos essenciais do processo de aprendizagem. Ao buscar sinônimos e discuti-los em grupos, os alunos praticarão habilidades de leitura crítica e analítica, importantes tanto para o desenvolvimento linguístico quanto para o crescimento pessoal e social. Este plano também dá ênfase na importância da expressão escrita criativa, permitindo que os estudantes apliquem de modo prático o vocabulário enriquecido, integrando assim os conhecimentos obtidos em um projeto concreto e criativo.

  • Introdução ao conceito de sinônimos e sua importância no enriquecimento textual.
  • Pesquisa de sinônimos utilizando diferentes ferramentas e recursos.
  • Análise e debate sobre as nuances de significado entre palavras sinônimas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais, como respeito aos turnos de fala e trabalho em equipe.
  • Criação de histórias curtas utilizando os sinônimos descobertos.

Metodologia

A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os estudantes serão os protagonistas de seu processo de aprendizagem, partindo da pesquisa e descoberta de sinônimos para a criação de narrativas próprias. 'Atividade Mão-na-massa' será utilizada para estimular a pesquisa ativa e a aplicação direta do conhecimento adquirido. Além disso, a 'Roda de Debate' servirá para a discussão em grupo dos resultados da pesquisa, promovendo a análise linguística e o respeito pelos turnos de fala, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de competências comunicativas eficazes.

  • Introdução ao tema e formação de grupos para a atividade de pesquisa.
  • Pesquisa de sinônimos em dicionários e thesaurus online, aplicando a metodologia 'Atividade Mão-na-massa'.
  • Apresentação das descobertas e 'Roda de Debate' para discussão dos resultados.
  • Orientação para a criação das histórias curtas, aplicando os sinônimos pesquisados.
  • Compartilhamento e apreciação das histórias criadas pelos alunos, promovendo feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa de sinônimos. Na segunda aula, os grupos continuarão a pesquisa, apresentarão suas descobertas e iniciarão a discussão em roda de debate. Além disso, será dada a orientação para a criação das histórias curtas, que os alunos deverão desenvolver como tarefa de casa.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da pesquisa de sinônimos.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, apresentação e discussão das descobertas, orientação para a criação das histórias.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos e na qualidade das interações durante a atividade. Será considerado o empenho na pesquisa de sinônimos, a participação ativa e respeitosa nas discussões em grupo e a criatividade e uso dos sinônimos descobertos nas histórias criadas. Cada aspecto será pontuado, e feedback individual será oferecido para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes. Exemplos de avaliação incluem: pontuação por número de sinônimos encontrados, avaliação da contribuição durante a roda de debates, e critérios como criatividade, originalidade e uso adequado do vocabulário nas histórias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário acesso a dicionários físicos e/ou digitais, além de thesaurus online, que servirão como ferramentas essenciais para a pesquisa dos sinônimos. Será útil também a utilização de quadro branco ou papelógrafo para que os grupos possam registrar e compartilhar suas descobertas. A disponibilidade de computadores ou tablets pode enriquecer a pesquisa, permitindo o acesso a uma gama mais ampla de recursos online. Materiais de escrita como cadernos, lápis e borracha serão necessários para a anotação das descobertas e a escrita das histórias.

  • Dicionários físicos e acesso a dicionários digitais e thesaurus online.
  • Quadro branco ou papelógrafo para anotações coletivas.
  • Computadores ou tablets para pesquisa online (opcional).
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis, borracha) para anotação e escrita das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo