Diário de Bordo Literário

Desenvolvida por: Sandy … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Produção de Textos

A atividade consistirá na criação e manutenção de um Diário de Aprendizagem pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, será feita uma introdução aos diferentes estilos de escrita. Em seguida, os alunos redigirão diariamente entradas no diário baseadas em temas propostos, incentivando a reflexão pessoal e prática da escrita. A atividade culminará com uma roda de debates sobre a importância da escrita na expressão de ideias, proporcionando uma revisão coletiva dos textos e a apresentação de trechos selecionados do diário. Por meio desta atividade, espera-se incentivar não apenas a melhoria da comunicação escrita e oral, mas também promover a troca de ideias e a empatia, reforçando o ensino da Língua Portuguesa de forma prática e integrada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em promover um engajamento efetivo dos alunos com a prática da escrita, leitura e expressão oral, competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes do 6º ano. Ao produzir entradas regulares em um Diário de Aprendizagem, os alunos têm a oportunidade de desenvolver uma prática consistente de escrita, aprimorando tanto a coesão quanto a clareza de suas composições. Além disso, o debate sobre a importância da escrita e a apresentação dos textos criam um ambiente de troca de ideias, favorecendo habilidades críticas e reflexivas, bem como a empatia em relação aos colegas. Esta atividade busca introduzir os estudantes ao conceito de autoexpressão e autorreflexão por meio da escrita, maximizando o potencial das aulas de Língua Portuguesa para reforçar habilidades essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Desenvolver a prática consistente de escrita por meio de um Diário de Aprendizagem.
  • Aprimorar a coesão e clareza na composição de textos.
  • Estimular a reflexão e troca de ideias durante debates.
  • Incentivar a autoexpressão e autorreflexão através da escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP32: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno da exploração e desenvolvimento de diferentes estilos de escrita, incentivando os alunos a aplicarem suas experiências e conhecimentos na produção textual. A introdução aos estilos de escrita oferece uma base teórica e prática, enquanto as entradas no Diário de Aprendizagem exercitam a escrita cotidiana. O debate e a apresentação dos diários reforçam a expressão oral e a coesão textual, essenciais para a comunicação efetiva. Através de uma abordagem prática, os estudantes são incentivados a explorar estilos narrativos e reflexivos, promovendo a interconexão entre teoria e prática na disciplina de Língua Portuguesa.

  • Introdução aos diferentes estilos de escrita.
  • Produção diária de entradas no Diário de Aprendizagem.
  • Debate sobre a importância da escrita.
  • Apresentação e revisão das produções escritas.

Metodologia

A atividade é estruturada para incluir metodologias ativas focadas no engajamento dos alunos. A primeira aula adota uma abordagem expositiva para introduzir conceitos teóricos sobre estilos de escrita. A segunda aula incorpora uma atividade 'mão-na-massa' ao incentivar a produção do diário e roda de debate sobre as reflexões escritas, promovendo a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes. A terceira aula foca em revisão e apresentação dos textos, permitindo aos alunos a construção de um ambiente onde sintam liberdade para compartilhar suas produções, reforçando a autoconfiança e o domínio sobre suas expressões orais e escritas.

  • Aula expositiva para introdução teórica.
  • Atividade 'mão-na-massa' para práticas de escrita.
  • Roda de debate para reflexão e revisão coletiva.
  • Apresentação de textos para fortalecimento da comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em três aulas de 50 minutos cada, otimizando o tempo para que cada fase do projeto receba a devida atenção e prática. Na primeira aula, o foco será na exposição teórica sobre estilos de escrita, oferecendo aos alunos uma base conceitual sólida que apoie suas futuras práticas de escrita. A segunda aula trará um momento prático com a produção das entradas no Diário de Aprendizagem e um momento interativo com a roda de debate, encorajando a colaboração mútua e o pensamento crítico. A conclusão ocorrerá na terceira aula, com os alunos revisando e apresentando suas produções, permitindo avaliação e feedback construtivo em ambiente seguro.

  • Aula 1: Introdução teórica aos estilos de escrita.
  • Momento 1: Introdução aos Estilos de Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre o tema, explicando diferentes estilos de escrita como a narrativa, descritiva, expositiva e argumentativa. Utilize o quadro branco e recursos audiovisuais para apresentar exemplos e suas principais características. É importante que os alunos anotem essas informações para uso futuro.

    Momento 2: Discussão Guiada sobre Estilos de Escrita (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão guiada perguntando aos alunos se eles já usaram algum desses estilos em suas redações. Permita que os alunos compartilhem experiências pessoais e incentive a participação de todos. Observe se todos estão entendendo as diferenças entre os estilos. Intervenha se necessário, esclarecendo dúvidas que surgirem.

    Momento 3: Análise de Textos Exemplo (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua trechos curtos de textos que exemplifiquem cada estilo de escrita. Peça para que os alunos leiam os trechos individualmente e depois grupos de 3 ou 4 discutam as características que identificaram. Circule pela sala para auxiliar os grupos, garantindo que todos estejam engajados na atividade. Avalie a compreensão por meio dessa interação.

    Momento 4: Conclusão e Revisão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para uma revisão coletiva, listando no quadro as principais características dos estilos discutidos. Pergunte aos alunos sobre suas descobertas e impressões durante a atividade. Permita que os alunos façam perguntas finais e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes. Finalize reforçando a importância de cada estilo na prática da escrita.

  • Aula 2: Produção do Diário e Roda de Debate.
  • Momento 1: Introdução à Produção do Diário (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recapitulando os diferentes estilos de escrita estudados anteriormente. Explique aos alunos que eles irão começar a produção do Diário de Aprendizagem. Destaque a importância de escrever diariamente sobre suas experiências e aprendizagens, e como isso será benéfico para o aprimoramento da escrita.

    Momento 2: Produção Individual do Diário (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos escolham um tema do dia ou sugerido por você para iniciar uma entrada no Diário. Estimule-os a adicionar reflexões pessoais, sentimentos e impressões sobre o tema escolhido. Circule pela sala, oferecendo suporte individual aos alunos que apresentarem dificuldades. É importante que o ambiente esteja tranquilo para favorecer a criatividade.

    Momento 3: Preparação para a Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a se organizarem em círculo na sala de aula para a roda de debate. Explique as regras básicas de respeito e escuta ativa durante o debate. Peça para que cada aluno selecione um trecho do que escreveu e prepare-se para compartilhá-lo, destacando aspectos que considerem mais relevantes ou desafiadores.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza a roda de debate, permitindo que cada aluno compartilhe sua escrita e suas reflexões. Estimule a discussão sobre as diferenças de estilo e conteúdo das entradas nos diários, sem julgamentos. Promova um ambiente de apoio, onde cada aluno se sinta à vontade para expressar suas opiniões e ideias. Avalie a participação e a capacidade de respeitar e considerar as perspectivas dos outros alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos, sugira o uso de ferramentas de tecnologia como aplicativos de escrita ou gravação de voz para aqueles que possam ter dificuldades motoras ou de escrita. Permita que as apresentações na roda de debate sejam feitas de diferentes formas, por exemplo, com o uso de imagens ou desenhos que representem suas ideias, além do texto escrito. Incentive a participação de todos os alunos, garantindo que cada um tenha espaço e tempo suficientes para se expressar. Se possível, ofereça atendimento individualizado para ajudar alunos com dificuldades específicas a desenvolver suas ideias. Estimule um ambiente acolhedor e respeitoso em toda a atividade, assegurando que todos os alunos sintam confiança para participar e expressar suas ideias.

  • Aula 3: Revisão e Apresentação dos Textos.
  • Momento 1: Revisão Individual dos Textos Produzidos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que releiam suas últimas entradas no Diário de Aprendizagem. Oriente-os a identificar pontos que desejam melhorar, como coesão, clareza ou riqueza de vocabulário. É importante que os alunos façam anotações sobre suas percepções para futura discussão. Circule pela sala para auxiliar os alunos que apresentarem dúvidas ou dificuldades.

    Momento 2: Revisão em Pares e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pares, incentivando a troca de diários. Oriente-os a lerem as entradas um do outro, oferecendo feedback construtivo com base nos aspectos previamente discutidos. Sugira que os alunos anotem comentários sobre o que foi bem-feito e sugestões de melhoria. Observe se todos os alunos estão participando ativamente e intervém caso algum par precise de suporte na troca de feedback.

    Momento 3: Apresentação dos Textos Selecionados (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que escolham um trecho do seu diário que gostariam de compartilhar com a turma. Organize uma sessão de apresentações, garantindo respeito e escuta ativa entre os colegas. Durante as apresentações, estimule breves discussões sobre os estilos de escrita e as diferentes abordagens adotadas pelos alunos. Avalie a capacidade de cada estudante em comunicar suas ideias de forma clara e articulada.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão Coletiva (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna todos os alunos para um fechamento coletivo, refletindo sobre a experiência de revisão e apresentação. Pergunte sobre os desafios encontrados e as aprendizagens obtidas durante o processo. Finalize reforçando a importância do feedback e da prática de escrita constante. Permita que os alunos façam perguntas ou comentários finais.

Avaliação

Os processos avaliativos foram elaborados para valorizar tanto o progresso individual quanto a colaboração durante toda a atividade. Os métodos incluem avaliação contínua das entradas no diário, considerando a correção ortográfica e clareza das ideias (Objetivo: aprimorar a escrita dos alunos conforme habilidades da BNCC). Os critérios incluem coesão textual e criatividade. Exemplo: o professor pode revisar entradas selecionadas de cada aluno, destacando aspectos positivos e sugestões de melhorias. O debate será avaliado quanto à participação ativa e respeito às opiniões dos colegas, promovendo habilidades socioemocionais. Como exemplo, o professor poderá aplicar uma rubrica para observar a qualidade das interações. A apresentação final será avaliada considerando a capacidade de comunicação oral e organização das ideias. Exemplificando, o aluno poderá apresentar uma seção de seu diário, recebendo feedback dos colegas e do professor. A avaliação formativa será central, com feedback contínuo para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, adaptando critérios para considerar as especificidades de cada estudante, garantindo um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Avaliação contínua das entradas do diário.
  • Avaliação do debate quanto à participação ativa e respeito.
  • Avaliação da apresentação final considerando comunicação e organização.

Materiais e ferramentas:

Para a execução das atividades, uma variedade de materiais e recursos será disponibilizada, garantindo a flexibilidade e o engajamento dos alunos. Estes incluem folhas de papel ou cadernos para criação dos diários, canetas e lápis para a escrita das entradas, e um quadro branco para expor pontos principais durante a aula expositiva. Recursos audiovisuais poderão ser usados para enriquecer a apresentação teórica inicial, oferecendo uma experiência mais dinâmica e ilustrativa. O acesso a uma biblioteca escolar ou a livros e artigos selecionados poderá complementar o entendimento dos diferentes estilos de escrita abordados. Alunos e professores devem ter acesso a recursos tecnológicos, como computadores ou tablets, se disponível, para pesquisa e apresentações. Os itens reunidos buscam facilitar práticas educativas inovadoras e acessíveis, dentro do limite da realidade escolar do contexto de ensino público.

  • Folhas de papel ou cadernos para o diário.
  • Canetas e lápis.
  • Quadro branco e pincéis.
  • Recursos audiovisuais para a aula teórica.
  • Acesso a biblioteca escolar.

Inclusão e acessibilidade

Compreendo o quão desafiador pode ser para o professor executar múltiplas tarefas no ambiente escolar. No entanto, garantir que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem é fundamental. Para promover a inclusão e acessibilidade de maneira eficaz e sem grandes demandas financeiras ou logísticas, uma estratégia recomendada envolve a utilização de materiais visuais, como quadros de apoio ou esquemas, tornando o aprendizado mais acessível visualmente. Além disso, a divisão de alunos em grupos durante o debate pode fomentar a inclusão, permitindo que os estudantes mais introvertidos participem em um ambiente mais seguro. Para assegurar a participação igualitária, diferentes estilos de aprendizado podem ser incorporados, por exemplo, permitindo que aqueles que preferem desenhar ou mapear ideias utilizem essas formas para expressar suas reflexões. O ambiente físico poderá se adaptar reduzindo as barreiras físicas, arrumando a sala de forma a proporcionar fácil mobilidade e visibilidade para todos. Estes ajustes visam não só beneficiar alunos com dificuldades específicas, mas promover um ambiente pedagógico que encoraje a diversidade e o respeito mútuo.

  • Utilização de materiais visuais para apoio ao aprendizado.
  • Participação em grupos para inclusão de alunos introvertidos.
  • Ajustes no ambiente físico para facilitar a mobilidade.

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