Dramatização da Norma-padrão versus Variações

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variações Linguísticas

Na atividade 'Dramatização da Norma-padrão versus Variações', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos em uma jornada exploratória pelas diferentes formas de expressão da língua portuguesa. Divididos em grupos, eles receberão a tarefa de encenar situações do cotidiano, inicialmente utilizando a norma-padrão da língua e, subsequentemente, apresentando a mesma situação com variações linguísticas. Esse processo permitirá que os alunos experimentem, na prática, os contextos variados de uso da língua, compreendendo a importância de adequar o registro linguístico de acordo com o público-alvo e a situação comunicativa específica. Além disso, a atividade visa promover uma reflexão profunda sobre o valor e a legitimidade das diversas variantes da língua portuguesa, contribuindo assim para a diminuição do preconceito linguístico e fomentando o respeito pelas diferentes maneiras de se expressar.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal possibilitar aos alunos o reconhecimento e apreciação das diferentes variações linguísticas do português, enfatizando a relevância da norma-padrão em contextos formais, bem como a valorização das variantes em situações cotidianas e informais. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão, promover o respeito à diversidade linguística, e estimular a reflexão crítica sobre o preconceito linguístico. Por meio da dramatização, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar na prática a mudança de registro linguístico, entendendo como e quando essas mudanças são necessárias ou socialmente esperadas.

  • Reconhecer e valorizar as variações linguísticas da língua portuguesa.
  • Compreender a importância da adequação do registro linguístico.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e compreensão em diferentes contextos.
  • Promover a reflexão crítica sobre preconceito linguístico.
  • Fomentar o respeito pelas diversas formas de expressão da língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Dramatização da Norma-padrão versus Variações' contempla o estudo das variações linguísticas e a análise de situações em que a norma-padrão da língua é preferencial, bem como os contextos em que as variações linguísticas são aplicáveis e valorizadas. Este estudo oferece uma base teórica e prática que permite aos alunos entenderem a dinâmica e a diversidade da língua portuguesa, além de estimular uma postura de respeito e apreciação pelas diferentes formas de expressão.

  • Variações linguísticas: conceitos básicos
  • Norma-padrão da língua portuguesa
  • Contextos de uso da norma-padrão e das variações linguísticas
  • Preconceito linguístico: origens e consequências
  • Expressão oral e compreensão em diferentes registros da língua

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada através da dramatização, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem. Os grupos receberão situações cotidianas para encenar, primeiro seguindo a norma-padrão e depois utilizando variações linguísticas. Esta abordagem permite que os alunos experimentem, de maneira prática e interativa, os diferentes registros linguísticos, promovendo uma compreensão aprofundada sobre quando e como cada registro deve ser utilizado.

  • Dramatização de situações cotidianas
  • Análise e discussão sobre as dramatizações
  • Reflexão sobre a escolha dos registros linguísticos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 1.5 aulas de 40 minutos cada, totalizando uma carga horária de 1 hora. Na primeira aula, haverá uma breve explanação sobre os objetivos e procedimentos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e começarão a preparação para a dramatização. Na aula seguinte, as dramatizações serão apresentadas e discutidas em grupo, seguidas de um debate sobre as experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e preparação das dramatizações
  • Aula 2: Apresentação das dramatizações e debate

Avaliação

A avaliação dessa atividade será qualitativa, levando em consideração a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a preparação e execução das dramatizações. Também será avaliada a capacidade dos alunos de refletir sobre o uso adequado da norma-padrão e das variações linguísticas em diferentes contextos. A reflexão crítica demonstrada nas discussões e a compreensão dos conceitos trabalhados serão aspectos essenciais na avaliação. Exemplos práticos e observações individuais ou em grupo sobre o processo de aprendizagem serão utilizados para oferecer feedback construtivo aos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário o uso de espaço físico adequado para as dramatizações, como a sala de aula ou o auditório da escola. Materiais como vestimentas ou adereços podem ser utilizados para enriquecer as apresentações. Será importante também contar com recursos audiovisuais para gravação e/ou reprodução das dramatizações, permitindo uma análise posterior das performances.

  • Espaço físico para apresentações
  • Vestimentas e adereços para dramatização
  • Recursos audiovisuais para gravação e reprodução

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