A atividade 'Exploradores de Notícias' é projetada para engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração ativa de diferentes fontes jornalísticas, incluindo sites, jornais impressos e revistas. Ao serem divididos em grupos, os estudantes terão o desafio de buscar notícias que despertem seu interesse, promovendo uma prática investigativa e crítica acerca dos meios de comunicação. Cada grupo deve selecionar duas notícias e, para cada uma, identificar o gênero jornalístico ao qual pertence, assim como as principais características desse gênero presentes no texto. Posteriormente, realizarão uma apresentação para a turma, compartilhando suas descobertas e fomentando um diálogo sobre a diversidade e estrutura dos gêneros jornalísticos. Através desta atividade, visa-se não apenas o reconhecimento das diferentes formas de narrativas jornalísticas, mas também o estímulo à leitura crítica, capacidade de síntese e trabalho em equipe.
Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão ampla sobre a diversidade dos gêneros jornalísticos e a estrutura da notícia na mídia. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar distintos gêneros jornalísticos, reconhecer suas características específicas e entender a centralidade da notícia no contexto jornalístico. Além disso, a atividade fomenta o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, leitura crítica, análise de texto e apresentação oral, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe. O uso da metodologia ativa, Sala de Aula Invertida, contribui para uma aprendizagem mais autônoma e engajada.
Dentro deste projeto pedagógico, abordaremos o conceito e a prática dos gêneros jornalísticos, focando na sua diversidade e estrutura. Os alunos serão conduzidos por uma jornada que começa com a identificação dos gêneros jornalísticos nas notícias, passando pela análise detalhada de suas características específicas, e culminando na apresentação de descobertas. Este estudo não somente atende aos requisitos curriculares especificados pela BNCC, mas também desperta nos alunos a curiosidade e o interesse pelos acontecimentos ao seu redor, preparando-os para uma leitura crítica do mundo.
Este projeto adotará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão inicialmente o contato com os materiais e temas a serem estudados fora do ambiente escolar, através de leituras dirigidas e pesquisa em diversas fontes jornalísticas. Em uma primeira aula, haverá uma discussão orientada sobre os conceitos e estruturas dos gêneros jornalísticos, seguida pela formação de grupos. Na segunda aula, os grupos realizarão apresentações sobre as notícias pesquisadas, aplicando as teorias e conceitos discutidos previamente. Esta abordagem fomenta a autonomia do estudante, o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento.
A atividade 'Exploradores de Notícias' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos conceitos e a formação dos grupos. Entre esta aula e a próxima, os alunos realizarão as pesquisas e preparações fora da sala de aula. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao feedback final.
A avaliação será contínua e levará em conta a participação individual e em grupo. Será avaliada a capacidade de pesquisa e seleção das notícias, a análise crítica dos gêneros jornalísticos presentes nas notícias escolhidas, e a qualidade das apresentações, incluindo clareza, criatividade e aderência ao tema proposto. O feedback será fornecido após todas as apresentações, contemplando pontos de melhoria e destaques positivos, com o intuito de promover a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, jornais impressos, revistas, computador ou tablet para as pesquisas, além de materiais para a apresentação em sala de aula, como projetor e slides. Esta gama de recursos permite uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, conectando os alunos com uma variedade de fontes de informação e formatos de apresentação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula