Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão repórteres por um dia através de uma imersiva saída de campo em um bairro da comunidade. O objetivo é explorar, observar e entrevistar moradores locais sobre um tema relevante, como a história do bairro, suas particularidades culturais, ou algum problema comunitário. Antes da saída, os estudantes serão devidamente preparados em sala de aula com instruções sobre como criar um roteiro de entrevistas adequado, técnicas de reportagem e o papel essencial da notícia na comunicação social. Ao retornar, em grupos, eles irão articular habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística para produzir uma reportagem. Será uma oportunidade para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de desenvolver habilidades sociais, críticas e de pesquisa. As melhores reportagens poderão ser compartilhadas no jornal da escola ou em seu blog, promovendo a valorização do trabalho dos estudantes e a interação com a comunidade escolar.
O projeto visa fomentar nos alunos a capacidade de pesquisa, análise crítica, síntese de informações e desenvolvimento de habilidades comunicativas específicas, como a entrevista, escrita e oralidade. Pretende-se integrar a teoria com a prática promovendo o engajamento do estudante com a comunidade. Ao se tornarem repórteres por um dia, eles desenvolvem um olhar mais atento e crítico sobre a realidade que os rodeia, além de aperfeiçoarem a habilidade de trabalhar em equipe. Esta experiência estende o aprendizado para além dos limites físicos da sala de aula, utilizando a comunidade como um espaço vivo de aprendizado.
O conteúdo programático incluirá fundamentos de jornalismo e reportagem, com ênfase na ética jornalística, técnicas de pesquisa e entrevista, além de redação de notícias. Discutiremos também a estrutura de uma reportagem, como captar a atenção do leitor, e formas de introduzir contextos e personagens. Além disso, o conteúdo programático visa desenvolver nos alunos o entendimento da importância da notícia para a sociedade e como ela pode ser uma ferramenta para informar e promover mudanças.
Utilizaremos uma combinação de metodologias ativas para maximizar o aprendizado dos alunos. Antes da saída de campo, a Sala de Aula Invertida será empregada para preparar os alunos; eles receberão materiais e fontes para estudarem em casa. Durante as aulas, esclareceremos dúvidas e realizaremos simulações de entrevistas. A Saída de Campo e a Aprendizagem Baseada em Projetos serão essenciais para a coleta de dados e desenvolvimento das reportagens. Por fim, a Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada através de atividades de revisão e fixação do conteúdo.
A atividade será realizada em um total de 4 horas, abrangendo preparação, coleta de dados e análise. Iniciaremos com uma aula preparatória, seguida pela saída de campo. Após a coleta de dados, dedicaremos duas aulas para a elaboração e edição das reportagens. Este cronograma permite aproveitar ao máximo a interação dos alunos com a matéria, promovendo um aprendizado ativo e dinâmico.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante todo o processo, desde o preparo para a saída de campo até a apresentação das reportagens. Avaliaremos a qualidade do roteiro de entrevistas, a execução das entrevistas, a coleta de informações e a habilidade em redigir a reportagem de maneira coerente e atraente. Além do aspecto técnico, será valorizado o trabalho em equipe e a capacidade de articular teoria e prática. Feedbacks construtivos serão dados durante as etapas para incentivar a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, utilizaremos diversos recursos didáticos e tecnológicos. Equipamentos como gravadores e câmeras podem ser empregados durante a coleta de dados para registrar as entrevistas. Serão disponibilizados materiais de referência sobre técnicas de reportagem e escrita jornalística. Além disso, acesso à internet será necessário para pesquisas adicionais, e o uso de softwares de edição de texto para a elaboração das reportagens.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula