Exploradores dos Modos Verbais

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Modos Verbais

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e entender os modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo. Divididos em grupos, os participantes receberão cartões com verbos no infinitivo. A tarefa será criar um mapa mental em cartolina, categorizando os verbos fornecidos em seus respectivos modos. Para cada verbo, os alunos deverão flexioná-los em tempo e pessoa, além de criar frases curtas que exemplifiquem o uso em diferentes contextos. Este exercício visa aprofundar o conhecimento sobre a estrutura e função dos verbos na construção de sentidos em diversos tipos de textos, estimulando a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu mapa mental, compartilhando as descobertas e discussões sobre os usos e efeitos de sentido dos verbos em análise.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos modos verbais em Língua Portuguesa, analisando sua funcionalidade e aplicabilidade em diferentes contextos comunicativos. Pretende-se desenvolver habilidades analíticas e criativas nos alunos, permitindo que explorem a língua de forma colaborativa e reflexiva. Ao concluir esta atividade, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e usar corretamente os verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo, compreendendo os efeitos de sentido que essas escolhas verbais podem produzir em textos variados.

  • Identificar e classificar verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
  • Flexionar verbos em diferentes tempos e pessoas.
  • Exemplificar o uso de verbos em frases, evidenciando seus efeitos de sentido.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe durante a criação do mapa mental.
  • Apresentar e discutir os resultados, compartilhando aprendizados com a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

Conteúdo Programático

Esta atividade se insere no âmbito do estudo dos verbos, um dos pilares da morfologia na língua portuguesa. Os alunos explorarão os diferentes modos verbais, reconhecendo a importância de cada um na construção de sentidos em textos. O exercício abordará também a flexão verbal em termos de tempo e pessoa, além de promover o entendimento sobre como a escolha de um modo verbal pode alterar significativamente a mensagem a ser transmitida, enriquecendo assim o léxico e a capacidade discursiva dos estudantes.

  • Modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
  • Flexão de verbos em tempo, número e pessoa.
  • Construção de frases para exemplificação de uso e efeitos de sentido dos verbos.
  • Análise e discussão colaborativa sobre os verbos em contexto.

Metodologia

Empregando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade visa engajar os alunos de forma prática e colaborativa. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão material concreto (cartões com verbos e cartolinas) para construir mapas mentais. Esta abordagem incentiva a investigação, discussão em equipe e a síntese de informações de forma visual e criativa. Ao trabalhar com exemplos concretos e flexionar os verbos em diferentes modos e tempos, os alunos poderão visualizar e compreender melhor o conteúdo, além de desenvolver habilidades de organização de ideias e apresentação.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Distribuição de cartões com verbos e material para mapa mental.
  • Construção colaborativa do mapa mental.
  • Apresentação e discussão dos mapas com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula será realizada a introdução ao tema, explicação da atividade e divisão em grupos. A construção do mapa mental acontecerá na continuação dessa aula e na segunda aula, com a conclusão dos trabalhos e as apresentações finais ocorrendo no final do segundo encontro.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final. Será considerada a capacidade dos alunos de identificar, classificar e flexionar os verbos em diferentes modos e tempos, bem como a habilidade de exemplificar seu uso em frases. A qualidade da apresentação do mapa mental, o entendimento e a explicação sobre as escolhas dos verbos e os efeitos de sentido observados também serão critérios avaliativos. A participação ativa durante a atividade, o trabalho em equipe e a habilidade de argumentação durante a apresentação serão igualmente valorizados. Exemplos específicos de desempenho esperado serão compartilhados com os alunos como parte dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartões ou tiras de papel com verbos impressos no infinitivo, cartolinas grandes para a criação dos mapas mentais, marcadores coloridos ou canetas, post-its de diferentes cores para facilitar a categorização e a flexão dos verbos, e acesso a material de referência como gramáticas ou a internet para consultas, caso necessário. O uso de computadores ou tablets para a pesquisa de informações ou a apresentação dos mapas mentais também pode enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Cartões com verbos no infinitivo.
  • Cartolinas grandes.
  • Marcadores coloridos ou canetas.
  • Post-its de diferentes cores.
  • Computadores ou tablets (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo