Jornal da Turma

Desenvolvida por: Sérgio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos

O projeto 'Jornal da Turma' busca engajar os alunos do 6º ano na prática da produção textual, através da criação de um jornal interno composto por diferentes seções como notícias, entrevistas e opiniões. O propósito é ensinar as características essenciais de um jornal e desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa e edição de textos. Durante a atividade, os alunos aprenderão a colaborar em grupo, respeitando opiniões e dividindo responsabilidades, o que promove o desenvolvimento de competências tanto pedagógicas quanto socioemocionais. A atividade se inicia com uma aula expositiva que aborda os elementos que compõem um jornal, seguida do trabalho em grupo onde cada equipe será responsável por uma seção específica. No final do projeto, haverá uma apresentação dos jornais e uma discussão sobre as habilidades desenvolvidas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão focados na capacitação dos alunos em habilidades de comunicação escrita e oral, no desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao conteúdo jornalístico e na capacidade de trabalhar em equipe. A atividade visa estimular a criatividade na produção textual, promover a análise crítica da informação e desenvolver a responsabilidade ao cumprir prazos e tarefas em grupo. Além disso, busca-se que os alunos consigam relacionar os elementos do jornalismo com situações do cotidiano, ampliando seu entendimento sobre o papel da mídia na sociedade.

  • Desenvolver a habilidade de produção textual coerente e coesa.
  • Estabelecer relações significativas entre fatos cotidianos e o conteúdo do jornal.
  • Colaborar eficazmente em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades.
  • Desenvolver o pensamento crítico ao analisar e editar textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP04: Produzir, em colaboração com os colegas, textos de diferentes gêneros, considerando o seu contexto de produção e a intencionalidade que os caracteriza.
  • EF69LP12: Analisar a coerência e a coesão de seus próprios textos e dos colegas para propor revisões e aperfeiçoamentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula está estruturado para possibilitar aos alunos o aprendizado ativo através da produção de um jornal. As experiências de pesquisa, escrita, edição e apresentação dos textos proporcionam uma base sólida para que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas em contextos práticos e colaborativos. O programa engloba a análise de diferentes tipos de texto jornalístico e incentiva o uso de uma linguagem adequada ao público-alvo do jornal, fomentando também discussões sobre ética e veracidade na veiculação de informações.

  • Caracterização e estrutura dos gêneros textuais jornalísticos.
  • Técnicas de pesquisa e coleta de informações.
  • Processos de edição e revisão textual.
  • Discussões sobre ética jornalística e veracidade das informações.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade centrar-se-á em promover uma aprendizagem ativa e significativa, integrando teoria e prática por meio de várias estratégias de ensino. Na primeira aula, a abordagem expositiva introduzirá os alunos nos conceitos fundamentais dos gêneros textuais jornalísticos. As aulas subsequentes serão baseadas na aprendizagem colaborativa por projetos, promovendo o engajamento em atividades práticas no desenvolvimento e edição do jornal da turma. Essa integração visa facilitar a internalização dos conteúdos e o desenvolvimento de competências comunicativas e sociais nos alunos.

  • Aula expositiva sobre características do jornal.
  • Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento do jornal.
  • Trabalho em equipe para realização das etapas de produção textual.
  • Discussão e reflexão em grupo sobre as produções realizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está organizado em cinco aulas de 30 minutos cada, permitindo uma distribuição equilibrada das atividades teóricas e práticas. A primeira aula destina-se à introdução do gênero textual jornalístico por meio de uma apresentação expositiva. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na elaboração do jornal, dedicando tempo à pesquisa, redação e edição de textos. A atividade se conclui com uma apresentação final e uma reflexão sobre todo o processo e os aprendizados adquiridos. Esse planejamento visa garantir que os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente do processo, aperfeiçoando suas habilidades por meio da prática constante.

  • Aula 1: Introdução ao gênero textual jornalístico.
  • Momento 1: Introdução ao Gênero Textual Jornalístico (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando aos alunos sobre o que é um jornal e sua importância na sociedade. Utilize perguntas instigantes como 'Quem já viu seus pais lendo um jornal?' ou 'Qual notícia recente chamou sua atenção?'. Isso serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos.

    Momento 2: Elementos de um Jornal (Estimativa: 10 minutos)
    Explique os principais elementos que compõem um jornal, como manchete, corpo do texto, imagens e legendas. Utilize um jornal físico ou digital para mostrar exemplos reais. Incentive perguntas para garantir a compreensão dos alunos.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam as seções que mais os interessam em um jornal (notícias, esportes, entretenimento etc.). Oriente os alunos a anotarem pontos principais de suas discussões. Ao final, peça a um representante de cada grupo para compartilhar com a turma as ideias discutidas. Isso reforça a compreensão e promove a participação.

  • Aula 2: Formação de grupos e definição das seções do jornal.
  • Momento 1: Apresentação das Seções do Jornal (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie apresentando aos alunos as diversas seções que um jornal pode ter, como notícias, esportes, entretenimento, entrevistas, opinião, entre outras. Utilize exemplos de jornais antigos ou online para ilustrar. Explique brevemente as características de cada seção e sua importância no contexto de um jornal.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a formarem grupos de acordo com suas preferências pelas seções. Permita que eles escolham, mas incentive aqueles que têm dificuldades de socialização a participarem, talvez sugerindo um grupo acolhedor. Observe se há equilíbrio entre os grupos em termos de participação e não hesite em realocar alunos, se necessário, para garantir a inclusão de todos. Anote os nomes dos membros de cada grupo e a seção escolhida.

    Momento 3: Estabelecimento de Funções e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve definir funções para seus membros, como redator, editor e pesquisador. Oriente-os a estabelecer um planejamento inicial de como irão criar suas seções, discutindo possíveis temas ou conteúdos, e listando as primeiras ideias. Circulando pela sala, ofereça apoio aos grupos que parecerem indecisos ou que tenham dificuldades na distribuição das tarefas. Ao final, cada grupo deve compartilhar brevemente com a turma qual seção irá produzir e como pretende estruturar seu trabalho.

  • Aula 3: Pesquisa e coleta de informações para os conteúdos.
  • Momento 1: Orientação e Definição dos Temas para Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando rapidamente as seções de jornal que cada grupo escolheu. Oriente os alunos sobre a importância de selecionar temas relevantes e factuais para suas seções. Explique que eles deverão buscar por informações nos próximos momentos. Incentive perguntas para garantir que as equipes tenham clareza sobre os objetivos de pesquisa. Ajude a esclarecer dúvidas sobre possíveis temas e como relacioná-los ao cotidiano dos alunos. É importante que você circule pela sala durante esse momento oferecendo sugestões de fontes confiáveis e garantindo que todos entendam sua tarefa.

    Momento 2: Pesquisa e Coleta de Informações (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos, em seus grupos, utilizem dispositivos digitais (se disponíveis) ou materiais como jornais e revistas antigos para começar a reunir informações pertinentes aos temas escolhidos. Oriente-os sobre como buscar informações de qualidade e como identificar a veracidade das fontes. Observe se os alunos estão engajados na tarefa e intervenha nos grupos que estiverem com dificuldade em selecionar ou compreender as informações. Incentive a tomada de notas e o registro das fontes utilizadas. Este é também um momento para introduzir questões de ética na pesquisa, como a importância de citar as fontes corretamente.

    Momento 3: Discussão de Encontro de Pesquisa (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma novamente e permita que cada grupo compartilhe breves resumos do que encontrou. Faça perguntas orientadoras para promover a reflexão sobre a relevância da informação coletada e como ela se encaixará na seção do jornal que estão desenvolvendo. Destaque pontos fortes que observe nas apresentações e oriente, quando necessário, sobre como as informações podem ser melhor estruturadas. Indique aos alunos que para a próxima aula eles devem continuar refinando suas pesquisas e começar a redigir seus conteúdos de acordo com as diretrizes da seção que escolheram.

  • Aula 4: Redação e revisão dos textos produzidos.
  • Momento 1: Início da Redação (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a revisarem os temas e informações coletadas na aula anterior. Incentive-os a estruturar um esboço inicial para o texto de sua respectiva seção do jornal. Explique a importância de ter clareza e coesão desde o início. Permita que os alunos trabalhem em silêncio e escrevam suas ideias principais. Observe se os alunos estão compreendendo a tarefa e ofereça apoio aos que apresentarem dificuldades em começar.

    Momento 2: Desenvolvimento dos Textos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie este momento sugerindo que os alunos comecem a expandir seus esboços em textos mais completos. Lembre-os de pensar na coerência e coesão das informações. Circule pela sala, oferecendo orientação onde necessário e motivando os alunos a trocarem ideias entre si. Destacar frases bem construídas é uma boa forma de incentivo. Se notar alunos com textos confusos, sugira que reestruturem algumas partes para melhorar a clareza.

    Momento 3: Revisão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Divida os alunos em pares e peça que revisem os textos um do outro. Instrua-os sobre como oferecer um feedback construtivo, enfatizando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Incentive o uso de perguntas como: 'Está claro o que você quis dizer aqui?' ou 'Como você poderia melhorar esta parte?'. Este é um bom momento para promover habilidades de crítica construtiva e escuta. Encerrando, permita que façam ajustes finais antes da próxima etapa de produção.

  • Aula 5: Apresentação do jornal e reflexão sobre o processo.
  • Momento 1: Preparação das Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando que todos terão a oportunidade de apresentar suas seções do jornal. Organize as equipes e incentive-as a se prepararem, revisando brevemente seus textos e design pensando em como apresentarão suas ideias para a turma. Você pode pedir para que cada grupo escolha um porta-voz ou distribuir as falas entre os integrantes.
    É importante que você oriente sobre a clareza e objetividade na comunicação durante a apresentação. Observe se algum grupo parece bem menos preparado e ofereça sugestões práticas para a melhoria rápida.

    Momento 2: Apresentação das Seções do Jornal (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo, por turno, a apresentar suas seções do jornal. Promova um ambiente inclusivo e encorajadora durante as apresentações, lembrando aos alunos que é uma oportunidade de compartilhar o trabalho e aprendizado adquiridos. Durante as apresentações, faça anotações que achar pertinentes sobre a coerência dos conteúdos e a capacidade de sintetizar informações.
    Intervenha positivamente quando necessário, garantindo que todos do grupo tenham a oportunidade de falar e recebam o devido apoio.

    Momento 3: Reflexão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Após todas as apresentações, guie uma breve discussão reflexiva em que os alunos expressem o que aprenderam e as dificuldades enfrentadas. Você pode iniciar essa reflexão com perguntas como 'Qual parte do processo vocês acharam mais desafiadora?' ou 'O que vocês fariam diferente em um próximo projeto?'. Encoraje os alunos a darem feedback construtivo uns aos outros e a refletirem sobre suas experiências tanto individuais quanto em equipe. Avalie a participação nesses feedbacks e reflexões para complementar os resultados das apresentações.

Avaliação

A avaliação será diversificada e focada no desenvolvimento das habilidades e no cumprimento dos objetivos de aprendizagem propostos. Três métodos de avaliação serão aplicados: (1) Avaliação de processo, através da observação diária do trabalho em grupo, que permitirá ao professor avaliar a colaboração, a divisão de tarefas e o engajamento dos alunos. Objetivo: verificar a capacidade dos alunos de trabalhar efetivamente em equipe. Critérios: nível de participação, iniciativa e cooperação. Exemplo prático: o professor pode criar uma tabela de observação onde registra o desempenho dos grupos em cada aula. (2) Avaliação do produto final, onde o jornal produzido será analisado com base em critérios acordados, como a coerência, coesão e criatividade dos textos. Objetivo: avaliar a qualidade do trabalho final produzido pelos alunos. Critérios: clareza das seções, precisão das informações e inovação nas ideias apresentadas. Exemplo prático: desenvolver um checklist com os alunos antes do início da atividade para que eles saibam os pontos que serão avaliados. (3) Avaliação reflexiva, com uma apresentação final onde os alunos refletem sobre seu processo de aprendizado. Objetivo: incentivar a autoavaliação e o pensamento crítico sobre a experiência vivenciada. Critérios: capacidade de reconhecer pontos fortes e áreas de melhoria. Exemplo prático: realização de uma roda de conversa onde cada aluno compartilha suas impressões sobre o trabalho desenvolvido.

  • Avaliação de processo: Foco na colaboração e engajamento.
  • Avaliação do produto final: Análise do jornal quanto a coerência e criatividade.
  • Avaliação reflexiva: Reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos selecionados para esta atividade propiciam um ambiente de aprendizado dinâmico que valoriza a autonomia dos alunos. Ferramentas digitais como programas de edição de texto e apresentação de slides serão empregadas, além de recursos físicos como papéis, revistas para recorte e jornais antigos, que servirão de inspiração para os grupos. Essas escolhas estão alinhadas com a prática pedagógica que visa a integração entre tecnologias e materiais concretos, maximizando a eficácia do aprendizado através da variedade de meios disponíveis para os estudantes.

  • Programas de edição de texto e apresentação de slides.
  • Papéis e materiais para escrita e colagem.
  • Revistas e jornais antigos para modelo e inspiração.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do desafio que é para os professores atender às diversas necessidades dos alunos em sala de aula sem sobrecarregar suas já numerosas tarefas, mas é importante garantir estratégias que promovam a inclusão e acessibilidade para todos. Para alunos com dificuldades de socialização, propomos a escolha cuidadosa dos grupos, incentivando sempre a comunicação clara e apoio entre os pares. Métodos de ensino flexíveis e participativos, como discussões em grupo, podem ajudar a integrar esses alunos no processo de aprendizado. Quanto aos alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, a utilização de recursos acessíveis e a adaptação do cronograma para permitir que esses alunos participem sem sobrecarregar suas responsabilidades podem ser determinantes para sua inclusão. A criação de um ambiente seguro e respeitoso, onde a diversidade seja celebrada e as necessidades dos alunos atendidas, é crucial para o sucesso da atividade.

  • Escolha inclusiva de grupos para apoiar alunos com dificuldades de socialização.
  • Utilização de recursos acessíveis e flexibilidade no cronograma.
  • Criação de um ambiente acolhedor e respeitoso, onde a diversidade seja celebrada.

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