A atividade propõe que os alunos estudem um conto popular em casa, com foco na identificação de elementos crucial, como personagens, ambiente e trama. Essa etapa prepara os alunos para a aula, beneficiando o uso da Sala de Aula Invertida. Durante a aula, os alunos serão divididos em grupos e se engajarão conjuntamente na criação de uma nova narrativa, mesclando elementos dos contos analisados em casa. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história, após o que serão promovidos debates sobre a criatividade empregada e a estrutura da narrativa. Esta atividade tem como objetivo não apenas promover a compreensão de textos em um nível mais profundo, mas também incentivar habilidades colaborativas e de comunicação entre os alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover a habilidade de identificar elementos narrativos, como personagens, enredo e ambiente, em textos literários. Busca-se desenvolver a capacidade dos alunos para criar narrativas originais através do trabalho em grupo, favorecendo também a prática da expressão oral e o compartilhamento de ideias. Além disso, a atividade visa incentivar a criatividade e a reflexão crítica sobre a estrutura narrativa, preparando os alunos para uma compreensão mais ampla e sofisticada de textos literários.
O conteúdo programático desta atividade está centrado no estudo de contos populares e suas estruturas narrativas, incluindo a identificação de personagens, enredos e ambientes. Enfatiza-se o desenvolvimento de narrativas originais, permitindo que os alunos explorem a estrutura e a criatividade na construção de histórias. Além disso, integrando a prática de apresentações orais, os alunos exercitarão a comunicação verbal e a argumentação, fundamentais para o seu desenvolvimento linguístico e social.
A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se na Sala de Aula Invertida, onde os alunos fazem um estudo prévio de um conto popular em casa, e em metodologias ativas, que incentivam o aprendizado por meio de projeto e resolução de problemas. Os alunos trabalharão colaborativamente em grupos, promovendo o diálogo e a troca de ideias para a criação de novas narrativas. As atividades em grupo permitirão a prática de habilidades sociais e o desenvolvimento da empatia e cooperação entre os alunos.
O cronograma da atividade foi estruturado em uma aula de 60 minutos, começando com uma breve introdução e discussão sobre os contos populares estudados em casa. Segue-se a formação de grupos para a criação das novas narrativas, onde os alunos passarão a maior parte do tempo colaborando. A aula se encerra com apresentações dos grupos e um momento de reflexão e feedback em conjunto, avaliando as estruturas narrativas elaboradas.
Momento 1: Abertura e Revisão dos Contos (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula com uma breve introdução sobre a importância dos contos populares e relembre com os alunos os contos estudados em casa. Permita que cada aluno compartilhe brevemente o conto que mais gostou, destacando os elementos narrativos identificados (personagens, enredo, ambiente). É importante que o professor promova um ambiente acolhedor e encoraje todos os alunos a participarem. Observe se os alunos conseguem identificar os elementos narrativos principais.
Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento da Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 elementos. Instrua-os a discutir os elementos dos contos que estudarão em casa, para criar uma nova narrativa. Sugira que cada grupo escolha um líder responsável por guiar a discussão. Circule pela sala, apoiando os grupos, se necessário, e incentivando a participação de todos. Dê feedback sobre a organização das ideias e cooperação dentro dos grupos. Certifique-se de que os alunos estejam focados na tarefa proposta.
Momento 3: Criação da Narrativa (Estimativa: 20 minutos)
Incentive os alunos a começar a redação da história, integrando elementos dos contos discutidos. Disponibilize material de escrita e, se possível, dispositivos tecnológicos para ajuda na criação. É importante que os alunos trabalhem de maneira colaborativa, com todos participando da construção da história. Apoie os grupos, orientando em questões de coerência e coesão textual. Avalie a interação dos alunos, sua capacidade de trabalhar em grupo e o envolvimento na atividade.
Momento 4: Apresentação das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história para a classe. Incentive apresentações criativas, usando tons de vozes diferentes, expressões corporais e qualquer outro recurso que julguem interessante. Após cada apresentação, promova uma breve discussão sobre os aspectos mais criativos e bem estruturados de cada narrativa. Dê feedbacks construtivos e anima os alunos a refletirem criticamente sobre o processo de criação coletiva. Observe a habilidade dos alunos em comunicar suas ideias de forma clara e envolvente.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, use temporizadores para dividir o tempo das atividades e fornecer lembretes sutis para permanecerem focados na tarefa. Ofereça o uso de fones com cancelamento de ruído durante as atividades de escrita para minimizar distrações, se necessário. Permita que estes alunos tenham papéis que se alinhem às suas fortalezas dentro do grupo, como pesquisas ou anotações. Use instruções claras e concisas durante as explicações e certifique-se de verificar se compreenderam as tarefas. Por fim, promova um ambiente acolhedor e incentive a participação com paciência e empatia. Não esqueça de elogiar os esforços positivos e as contribuições feitas por eles.
Para avaliar o progresso dos alunos, serão utilizadas múltiplas abordagens que irão considerar o desempenho individual e coletivo. A avaliação formativa incluirá observação contínua e feedback durante a produção colaborativa das narrativas. A avaliação somativa pode incluir a análise das apresentações finais e a originalidade das narrativas criadas. Cada método de avaliação será ajustado para considerar a diversidade de perfil cognitivo dos alunos.
As metodologias específicas incluem:
1. **Autoavaliação e Coavaliação**: Objetivo — Avaliar a percepção dos alunos sobre o próprio trabalho e o de seus colegas, promovendo autocrítica e habilidades empáticas. Critérios de Avaliação — Participação ativa, cooperação no grupo e originalidade das contribuições individuais. Exemplo Prático — Instruir os alunos a preencherem formulários refletindo sobre sua participação e a dos colegas, discutindo em seguida suas reflexões com o grupo.
2. **Feedback Constante**: Objetivo — Fornecer aos alunos uma orientação contínua que favoreça a melhora no processo criativo. Critérios de Avaliação — Receptividade ao feedback e capacidade de implementar sugestões. Exemplo Prático — Durante a atividade, o professor pode circular entre os grupos, oferecendo sugestões e encorajando auto-reflexão sobre as criações.
Essas estratégias proporcionam um espaço mais inclusivo e compreensivo, onde a avaliação fomenta o crescimento e a confiança dos alunos em suas habilidades.
Os recursos para esta aula incluem materiais impressos e digitais que servirão como base para o estudo dos contos populares. Serão utilizados dispositivos tecnológicos para apoio em pesquisa e apresentação, garantindo que todos os alunos possam participar de forma ativa e colaborativa. Tais recursos permitem um aprendizado interativo e imersivo, enriquecendo o envolvimento dos alunos na atividade. Materiais simples, como papel e caneta, também serão utilizados para anotações e esboço das narrativas.
Prezado professor, sabemos que a carga de trabalho docente é intensa, mas a inclusão é essencial para o processo de aprendizagem. Para alunos com TDAH, estratégias específicas são fundamentais para assegurar sua total participação e sucesso na atividade. Adaptações podem incluir a oferta de materiais em formato digital para facilitar a organização e canais de comunicação claros para manter o foco. Durante a atividade, é importante oferecer suporte individualizado e estabelecer objetivos claros, auxiliando na divisão das tarefas para cada aluno. Tecnologias de assistência, como aplicativos para organização e lembretes, podem ser úteis para promover maior autonomia e engajamento dos alunos. Monitorar individualmente o progresso e ajustar abordagens conforme necessário garantirá que cada criança se beneficie do seu potencial pleno.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula