Oficina de Contos Colaborativos

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

A 'Oficina de Contos Colaborativos' é uma atividade voltada para o desenvolvimento da escrita criativa, almejando incentivar a colaboração entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A turma será dividida em pequenos grupos e, primeiramente, cada grupo inicia a criação de um conto dentro de um tempo determinado de 10 minutos. Após esse período, cada grupo passará sua narrativa para outro grupo, que terá a tarefa de dar continuidade à história. Esse processo de troca e continuação das narrativas ocorre de forma sucessiva até que os contos retornem aos grupos de origem. Ao final da atividade, os grupos terão a oportunidade de revisar e editar as histórias que agora significam um trabalho colaborativo de múltiplas vozes. Esse processo incentiva a análise crítica em relação à coesão, criatividade e estrutura narrativa dos contos. Por fim, os grupos apresentam suas histórias transformadas para a classe, promovendo a oralidade. A atividade busca fomentar não apenas a habilidade de escrita, mas também o respeito pelas contribuições dos outros colegas, a escuta ativa durante as apresentações e a habilidade de dar e receber feedback construtivo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem nesta oficina visam a capacidade dos alunos de trabalharem coletivamente na criação escrita, promovendo o desenvolvimento de habilidades literárias e comunicativas. A habilidade de interpretar e enriquecer o que foi previamente escrito por outro grupo incentiva a compreensão da escrita como um processo progressivo e interativo. Além disso, a atividade é projetada para aprimorar o domínio da coesão textual e a capacidade crítica dos alunos para avaliar a originalidade e a lógica narrativa dos contos. Outro aspecto essencial é o estímulo à oralidade e habilidade para organizar e expressar ideias de maneira clara e coesa durante as apresentações finais dos textos elaborados.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa em colaboração com os colegas.
  • Incentivar a revisão crítica dos textos produzidos por diferentes grupos.
  • Estimular a capacidade de expressão oral ao apresentar o trabalho final à turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP13: Relatar, recontar e registrar, em meios digitais e impressos, fatos importantes de sua convivência e que tenham significado em suas vivências.
  • EF06LP02: Identificar as características de gêneros textuais diversificados, com atenção à coesão e coerência, para a produção e revisão de textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na prática da escrita colaborativa, envolvendo a construção, revisão e apresentação de contos. Os alunos são encorajados a explorar diferentes linguagem e vocabulário, com um foco especial na narrativa e estrutura dos contos, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. A prática da oralidade é integrada de forma a complementar a produção textual, desenvolvendo as capacidades de apresentação e argumentação dos alunos. Elementos de análise literária são incorporados à medida que os estudantes revisam seus trabalhos em grupo.

  • Escrita colaborativa de contos.
  • Revisão e edição de textos em grupo.
  • Apresentação oral dos contos elaborados.

Metodologia

A metodologia adotada na 'Oficina de Contos Colaborativos' está fundamentada no aprendizado ativo e cooperativo. A atividade se desenvolve através de uma abordagem prática, onde os alunos participam ativamente do processo de criação, troca e continuidade de contos. Essa metodologia visa engajar os alunos por meio de interações dinâmicas, promovendo a negociação de ideias e o respeito às contribuições dos pares. Por serem tarefas colaborativas, não apenas estimulam a escrita criativa, mas também a comunicação eficaz entre os integrantes dos grupos. Ao apresentar os contos, trabalha-se a oralidade de uma maneira que potencializa a autoconfiança e desenvolve habilidades argumentativas e de apresentação. Busca-se assim uma aprendizagem significativa, onde o processo de troca de experiências entre os colegas se torna o contributo principal do aprendizado.

  • Aprendizagem ativa através da criação e troca de contos.
  • Interações dinâmicas e negociações de ideias entre os alunos.
  • Estimulação da comunicação eficaz e trabalho em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para se encaixar em uma aula de 60 minutos, garantindo que cada etapa da atividade possa ser concluída dentro deste tempo. A aula começa com uma breve introdução ao tema e explicação das regras e objetivos da atividade, alocando 10 minutos para isso. Os alunos então passam 10 minutos criando a introdução de seus contos em grupos. Segue-se a primeira troca de contos, com mais 10 minutos dedicados a esta continuação do texto que receberam. Este ciclo de troca e continuação das escritas se repete até que haja tempo suficiente para a revisão e para os preparativos finais da apresentação, cerca de 10 minutos. Finalmente, os últimos 10 minutos são reservados para a apresentação oral dos contos para a turma.

  • Aula 1: Introdução, elaboração, troca e apresentação dos contos em 60 minutos.
  • Momento 1: Introdução à Oficina de Contos Colaborativos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade, que é desenvolver a escrita criativa e a habilidade de trabalhar em colaboração. Divida os alunos em grupos pequenos e distribua papel e canetas para cada grupo. É importante que todos compreendam que cada grupo iniciará um conto, que será continuado por outro grupo após determinado tempo.

    Momento 2: Elaboração dos Primeiros Parágrafos (Estimativa: 10 minutos)
    Dê início à atividade com cada grupo escrevendo o começo de seu conto. Oriente para que os alunos utilizem a criatividade, garantindo coesão nas ideias e apresentem um ponto de partida claro para a narrativa. Observe se todos os alunos estão participando e incentive a troca de ideias entre eles.

    Momento 3: Troca e Continuidade das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Após 10 minutos, peça para os grupos trocarem seus contos com outros grupos. Oriente-os a ler atentamente o que foi escrito e discutam juntos as ideias para dar continuidade ao desenvolvimento da história. Supervisione as discussões, auxiliando na coesão e continuidade das histórias quando necessário.

    Momento 4: Revisão e Finalização dos Contos (Estimativa: 10 minutos)
    Quando os contos retornarem aos grupos de origem, oriente os alunos a revisarem os textos, fazendo ajustes que considerarem necessários em termos de coesão e criatividade. Incentive a análise crítica do que foi produzido, observando a variedade de ideias incorporadas de diferentes grupos.

    Momento 5: Apresentação Oral dos Contos (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deve se preparar para apresentar oralmente sua história para a turma. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de participar na leitura ou na explicação das ideias. É importante que o professor avalie a clareza e a criatividade da apresentação, além da capacidade de argumentação e coesão entre as partes do conto.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Promova a participação de todos os alunos, garantindo que mesmo aqueles que não se sintam confortáveis em falar em público possam contribuir para a apresentação de forma significativa, talvez lendo um trecho ou explicando uma ideia em que tenham trabalhado. Considere criar listas de histórias em áudio ou vídeo, caso necessário, para apoiar os alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Ofereça suporte adicional para aqueles que precisarem de mais apoio na escrita ou na leitura, e seja motivador, encorajando todos os alunos a darem o seu melhor.

Avaliação

O processo avaliativo na oficina de contos colaborativos se dá de maneira contínua e tem um enfoque formativo. Os professores irão observar a participação ativa dos alunos durante a elaboração dos contos e sua capacidade de trabalhar colaborativamente com os colegas. O objetivo principal da avaliação é verificar se os alunos conseguem integrar elementos de escrita criativa e apresentam melhoria na coesão e na clareza dos textos produzidos. Critérios de avaliação incluem o desenvolvimento criativo das narrativas, a capacidade de manter coesão e coerência nos textos e a habilidade de apresentação oral. Por exemplo, um método prático de avaliação pode envolver a elaboração de uma rubrica que pontue essas aspectos. O feedback será construtivo e fornecido aos alunos após a atividade, visando aprimorar as habilidades criativas e a produção textual de cada um. É vital que essa avaliação também observe a prática de respeito e comunicação assertiva durante a realização da tarefa.

  • Avaliação formativa contínua durante a atividade.
  • Rubrica com foco na criatividade, coesão e apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para conduzir a 'Oficina de Contos Colaborativos' são predominantemente acessíveis e definidos para incentivar o envolvimento criativo dos alunos. Será utilizado papel e canetas para a elaboração dos textos iniciais e das continuações. Esse formato permite uma fácil adaptação aos diferentes estilos de escrita dos alunos e encoraja a participação inclusiva. Para a apresentação final dos contos, poderá ser feita uma disposição em círculo na sala de aula para favorecer a interação e escuta ativa. Adicionalmente, o professor poderá utilizar o quadro negro ou flip chart para demonstrar exemplos de estruturas narrativas antes do início da atividade. Em termos de espaço, sala de aula tradicional é mais que suficiente, sem a necessidade de qualquer tecnologia avançada ou alto custo de materiais.

  • Papel e canetas para a escrita dos contos.
  • Quadro negro ou flip chart para suporte visual.
  • Disposição em círculo na sala para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de planejar e garantir a inclusão em sala de aula é um desafio contínuo para os professores. Contudo, é essencial criar um ambiente que favoreça a participação de todos. Na 'Oficina de Contos Colaborativos', a inclusão será garantida com estratégias que contemplem o ritmo diverso de aprendizado dos alunos. No início da atividade, pode-se considerar um momento para a exploração coletiva das ideias, estimulando todos os alunos a contribuírem no brainstorming inicial, respeitando suas diferentes formas de pensar e comunicar. Formar grupos heterogêneos, com um equilíbrio entre alunos mais tímidos e mais extrovertidos, pode promover interações enriquecedoras. Além disso, um acompanhamento próximo do professor durante as etapas mais colaborativas da atividade assegura que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas. Além disso, mantém-se a flexibilidade para ajustar o tempo conforme a necessidade dos alunos, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para o aprendizado.

  • Incentivo ao brainstorming coletivo no início da atividade.
  • Formação de grupos heterogêneos com diversidade de perfil.
  • Flexibilidade no tempo e acolhimento das diferentes necessidades.

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