Oficina de Textos: Criando, Corrigindo e Criando Novamente

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção e Revisão Textual

A atividade 'Oficina de Textos: Criando, Corrigindo e Criando Novamente' tem como propósito incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar o processo de escrita criativa e técnica através da elaboração, revisão e reescrita de textos em diferentes gêneros. Inicialmente, os alunos escolherão um gênero textual, tal como conto, crônica ou pequena reportagem, e iniciarão a escrita com base em suas experiências e conhecimentos prévios. Posteriormente, será realizada uma roda de conversa onde os alunos poderão compartilhar suas produções e receber feedback dos colegas, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem. O enfoque na revisão inclui aspectos de ortografia, gramática e construção do texto, estimulando os alunos a analisar e aprimorar suas habilidades de escrita. O resultado final será um texto aperfeiçoado, refletindo a aplicação prática das correções e sugestões discutidas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver habilidades essenciais na construção textual dos alunos, focando no planejamento, elaboração, revisão e reescrita de textos. A atividade busca fortalecer a capacidade de escrita, promovendo a consciência sobre a estrutura e coesão textual. Além disso, ao engajar os alunos em debates sobre suas produções, há o intuito de aprofundar suas habilidades críticas e reflexivas na avaliação de textos, incentivando o desenvolvimento de competências comunicativas eficazes.

  • Estimular a criatividade na produção de textos.
  • Desenvolver habilidades de revisão textual.
  • Promover a colaboração e o feedback entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda de forma prática a elaboração, revisão e reescrita de três gêneros textuais: conto, crônica e reportagem. Nesse contexto, os alunos aprenderão sobre as especificidades de cada gênero enquanto desenvolvem suas produções. Este módulo tem como objetivo central aprofundar o conhecimento sobre coesão e coerência textual, além de promover habilidades de análise crítica ao revisar textos.

  • Características do gênero conto, crônica e reportagem.
  • Estrutura e coesão textual.
  • Técnicas de revisão e reescrita.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade visa fomentar a participação ativa e colaborativa dos alunos. Por meio da combinação de escrita individual e debates em grupo, os alunos são incentivados a explorar suas capacidades de redação e revisão. A roda de conversa se configura como um espaço pedagógico fundamental para o exercício do feedback construtivo, incentivando a troca de experiências e ideias entre os participantes.

  • Produção inicial de texto individual.
  • Roda de conversa para feedback coletivo.
  • Reescrita do texto com foco em melhorias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi pensado para otimizar o tempo disponível de duas horas em três blocos de 50 minutos, de forma a cobrir todos os objetivos propostos. A divisão dos períodos contribui para a sequência apropriada de atividades práticas, garantindo tempo suficiente para a escritura inicial, discussão e reescrita dos textos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da produção textual individual.
  • Aula 2: Roda de conversa para apresentação de textos e feedback.
  • Aula 3: Reescrita dos textos e compartilhamento das versões finais.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no desenvolvimento das habilidades de escrita e revisão dos alunos. Serão considerados critérios como a adequação ao gênero escolhido, coesão e coerência textuais, além da capacidade de incorporar feedbacks na produção final. Exemplos de avaliação incluem a análise das melhorias entre a versão inicial e a final do texto, além de observações feitas durante a roda de conversa, que evidenciarão a capacidade do aluno de contribuir com feedbacks relevantes para os colegas. A troca de revisões é outro ponto que será levado em consideração, avaliado pela maneira como cada aluno acolhe e aplica os feedbacks recebidos para aprimorar seu texto.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade incluem ferramentas básicas para escrita e revisão, além de suportes adicionais para consulta e inspiração. A utilização desses recursos será integrada à prática pedagógica, de forma a proporcionar aos alunos condições ideais para a produção e aprimoramento de seus textos.

  • Papel e caneta ou computadores com editores de texto.
  • Textos-modelo dos gêneros a serem trabalhados.
  • Guias de gramática e ortografia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo