Esta atividade tem como objetivo principal a criação de um poema coletivo pela turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Iniciaremos com uma exploração do conceito de poesia e dos elementos que compõe um poema, como rimas, métricas e figuras de linguagem. Esta introdução visa fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para a criação poética. Posteriormente, será escolhido, de forma democrática, um tema que seja inspirador e significativo para os alunos, o qual servirá de base para o desenvolvimento do poema. Cada aluno contribuirá com versos próprios, refletindo sua interpretação pessoal do tema escolhido. O desafio será compor um poema harmonioso e coeso, apesar das diversas contribuições individuais. Para finalizar, o poema coletivo será ilustrado e exposto em um mural na sala, representando a diversidade de pensamentos e estilos, promovendo o senso de comunidade e pertencimento entre os alunos. Esta atividade busca não apenas a valorização da expressão individual, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, respeito pelas ideias alheias e a capacidade de sintetizar diferentes pontos de vista em um projeto comum.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade de expressão individual dos alunos através da poesia, ao mesmo tempo em que promove habilidades de colaboração e trabalho em equipe. Além disso, visa aprimorar o entendimento dos alunos sobre a estrutura e elementos de um poema, como ritmo, rima e figuras de linguagem, incentivando a criatividade e a imaginação. Com a atividade, espera-se que os alunos desenvolvam maior apreço pela literatura poética, compreendam a importância da diversidade de pensamentos e experiências no processo criativo, e ganhem mais confiança em suas próprias habilidades de escrita. A apresentação do trabalho final em forma de um mural também tem o objetivo de valorizar o esforço coletivo e promover a apreciação da arte e literatura na escola.
O conteúdo programático da atividade abrange a introdução à poesia como forma de expressão artística e as diversas técnicas e elementos que constituem um poema, incluindo a exploração de temas variados para a composição poética. O enfoque está em familiarizar os alunos com a estrutura do poema, tais como verso, estrofe, rima, ritmo e métrica, bem como as figuras de linguagem mais comuns na poesia. Por meio dessa atividade prática, os estudantes experimentarão o processo de criação literária e desenvolverão sua capacidade de interpretar e produzir textos poéticos.
A metodologia desta atividade baseia-se em abordagens ativas de aprendizagem, as quais incentivam a participação direta dos alunos no processo de criação. Inicialmente, conduziremos uma discussão guiada sobre poesia e os alunos serão expostos a exemplos variados de obras poéticas. A seguir, a turma participará na escolha de um tema central para a criação do poema coletivo. Em um ambiente colaborativo, cada aluno contribuirá com uma estrofe, seguido por um processo coletivo de revisão para garantir a coesão e fluidez do poema como um todo. Por fim, a etapa de ilustração do poema e a montagem do mural envolverão os alunos em um projeto artístico grupal, consolidando o aprendizado e promovendo a expressão criativa.
A atividade será dividida em um ciclo de 30 aulas de 40 minutos, distribuídas ao longo de semanas. Nas primeiras sessões, focaremos na exploração teórica da poesia e análise de exemplos. Em seguida, dedicaremos várias aulas para a composição do poema, permitindo tempo suficiente para que cada aluno contribua e participe da revisão coletiva. As últimas aulas serão destinadas à parte artística, na qual os alunos ilustrarão e montarão o mural. Este cronograma permite um equilíbrio entre aprendizado teórico e prática criativa, essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Durante a etapa de criação poética, observaremos a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe e o respeito pelas ideias dos colegas. A criatividade, a autenticidade e a coesão do poema coletivo também serão critérios importantes. Por fim, a contribuição de cada aluno na etapa de ilustração e montagem do mural será avaliada, valorizando não apenas o esforço individual, mas também a colaboração para o projeto final. Essa abordagem busca incentivar o desenvolvimento de competências sociais e criativas, além de reconhecer as habilidades literárias dos alunos.
Para a execução desta atividade serão necessários materiais de escrita (papel, canetas, lápis), recursos para pesquisa de exemplos de poesias (livros, acesso à internet) e materiais para a criação do mural (papel grande para o mural, tintas, pincéis, canetinhas coloridas, cola). Visando enriquecer a experiência, poderão também ser utilizados recursos audiovisuais para a apresentação de poesias por poetas renomados, além de software de edição de texto para compilar o poema final antes da sua transcrição para o mural.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula