Poemas de Resistência

Desenvolvida por: Heloan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Resistência Cultural e Questão Racial através da Poesia e Cordéis

Nesta atividade prática, os alunos serão introduzidos à interpretação e criação poética, tendo como foco a resistência cultural e a questão racial. A atividade engloba a leitura de poemas e cordéis que exploram esses temas. Os alunos serão divididos em grupos, onde participarão de um jogo de interpretação para dar vida a estas obras considerando diferentes visões e performances. Após as apresentações de cada grupo, será promovido um debate crítico para explorar as diversas abordagens interpretativas observadas. Este ambiente de discussão visa sensibilizar e expandir o entendimento dos alunos sobre a riqueza da diversidade cultural e o respeito às diferenças. Finalmente, cada aluno será encorajado a canalizar suas reflexões e sentimentos para criar seu próprio poema, fortalecendo suas habilidades de escrita e capacidade expressiva de forma significativa e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são engajar os estudantes em uma compreensão mais profunda dos temas de resistência cultural e questões raciais através da poesia, desenvolvendo empatia e respeito pela diversidade. Espera-se que os alunos pratiquem a interpretação crítica de textos poéticos, ampliando seu vocabulário e capacidade analítica. Outro objetivo é promover a expressão pessoal e criativa, oferecendo aos estudantes ferramentas e confiança para expressar suas ideias e experiências em formas poéticas.

  • Estimular a leitura crítica e a interpretação de textos poéticos.
  • Promover o desenvolvimento da expressão escrita e criatividade através da criação poética.
  • Fomentar discussões que ampliem a consciência crítica sobre diversidade cultural e respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será orientado para proporcionar uma rica familiaridade com diferentes estilos poéticos e temáticas relacionados à resistência cultural e questões raciais. O conhecimento sobre a estrutura dos poemas e cordéis servirá como base para a análise crítica e elaboração de produções autorais pelos alunos. A introdução de novas terminologias e a interpretação de metáforas ajudarão a expandir o entendimento dos estudantes sobre a linguagem poética de forma empática e crítica.

  • Introdução a poemas e cordéis focados na resistência cultural.
  • Estudo das características estruturais dos poemas e cordéis.
  • Discussão sobre diversidade cultural e questões raciais através da literatura.

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada em práticas interativas e colaborativas, promovendo a aprendizagem ativa dos alunos. A divisão em grupos para interpretação poética visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, enquanto o jogo de interpretação incentivará a expressão artística e confiança dos alunos. O debate posterior servirá para nutrir a escuta ativa e o respeito por diferentes opiniões e interpretações. Já a redação de poemas próprios culminará o exercício, facilitando a expressão pessoal e consolidação dos aprendizados.

  • Divisão da turma em grupos para interpretação de poemas.
  • Realização de um debate sobre as interpretações observadas.
  • Composição individual de poemas sobre diversidade e respeito.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em 17 horas, divididas em sessões de 60 minutos cada. Cada sessão será dedicada a um aspecto específico da atividade, desde a introdução e leitura dos poemas até as apresentações, o debate e a redação dos poemas individuais. Isso garante que os alunos tenham tempo suficiente para absorver conteúdos, refletir criticamente e criar suas próprias expressões poéticas.

  • Aula 1: Introdução aos temas resistência cultural e questão racial.
  • Aula 2-4: Leitura e discussão de poemas selecionados.
  • Aula 5-7: Formação dos grupos e preparação para interpretação.
  • Aula 8-10: Apresentações das interpretações pelos grupos.
  • Aula 11-13: Debates sobre interpretações e reflexões.
  • Aula 14-16: Oficina de escrita para composição de poemas próprios.
  • Aula 17: Apresentação e compartilhamento dos poemas criados.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação e engajamento dos alunos em cada etapa da atividade. Durante as apresentações, serão avaliadas a clareza e criatividade na interpretação dos poemas. No debate, será observada a capacidade de ouvir e responder de maneira crítica e respeitosa aos colegas. Para a avaliação dos poemas individuais, serão considerados a originalidade, a pertinência do tema abordado e a habilidade em expressar-se poeticamente. Exemplos de critérios de avaliação incluem a adequação ao tema proposto, a coesão e coerência do poema, bem como a incorporação de elementos poéticos trabalhados nas aulas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são planejados para suportar a análise crítica e a produção criativa dos alunos, engajando-os de modo efetivo com o conteúdo. Utilizaremos uma variedade de materiais que fomentam um ambiente de aprendizagem dinâmico, desde impressos físicos até meios digitais, podendo incluir recursos online para votação interativa durante o debate, incentivando colaboração e troca de ideias.

  • Poemas e cordéis impressos.
  • Quadro branco e marcadores para brainstorm coletivo.
  • Dispositivos com acesso à internet para pesquisas e referência.
  • Cadernos para anotações e rascunhos poéticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo