Quem Sou Eu? Um mergulho na nossa identidade

Desenvolvida por: Regian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identidade

A atividade 'Quem Sou Eu? Um mergulho na nossa identidade' é uma proposta pedagógica que visa explorar o tema da identidade pessoal e cultural dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através de uma dinâmica de acolhimento que envolve a escrita e compartilhamento de três fatos pessoais, dos quais um é falso, os alunos são convidados a refletir e compartilhar aspectos sobre suas próprias identidades. Posteriormente, com a ajuda de uma apresentação de slides, o conceito de identidade é explorado em seus diversos aspectos. Em seguida, os estudantes são divididos em grupos para a leitura de um texto de apoio que aborda a importância da identidade pessoal e cultural, seguida de uma roda de debate para compartilhar impressões e discutir como a identidade afeta a vida individual e coletiva. Estas atividades pretendem promover a conscientização e a valorização das identidades de cada um e do grupo, estimulando o respeito mútuo e a inclusão.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos sobre o tema da identidade pessoal e cultural, promovendo o reconhecimento e a valorização das diversas identidades presentes na sala de aula. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de leitura crítica, capacidade de argumentação, respeito pelos turnos de fala e formular perguntas coerentes e adequadas, contribuindo assim para o desenvolvimento de suas competências comunicativas. Além disso, visa fomentar a empatia e o respeito pela diversidade, essenciais na construção de uma sociedade inclusiva e plural.

  • Estimular a reflexão e o diálogo sobre a identidade pessoal e cultural.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação e comunicação.
  • Fomentar a empatia, o respeito pela diversidade e a inclusão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula gira em torno do tema da identidade e como ela é percebida e manifestada em variados contextos, como o pessoal, cultural e social. Serão abordados aspectos que compõem a identidade de um indivíduo, incluindo características pessoais, herança cultural, e influências externas. Além disso, discussões sobre a importância da identidade na formação do autoconceito e na interação com os outros serão incentivadas.

  • Conceitos de identidade pessoal e cultural
  • Aspectos que compõem a identidade
  • A importância da identidade no autoconceito e nas relações

Metodologia

Adotaremos uma abordagem interativa e participativa, iniciando com uma dinâmica de grupo que permita aos estudantes expressarem aspectos de suas identidades de maneira lúdica. A seguir, uma apresentação dialogada para explorar o conceito de identidade, seguida pela leitura crítica de um texto de apoio que encoraja o pensamento reflexivo e crítico. A roda de debate será o ponto central, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento do senso crítico e da argumentação.

  • Dinâmica de grupo 'Quem Sou Eu?'
  • Apresentação sobre identidade
  • Leitura crítica de texto de apoio
  • Roda de debate sobre identidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Quem Sou Eu? Um mergulho na nossa identidade' será executada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, totalizando 120 minutos. Esta distribuição de tempo proporcionará uma sequência que favorece a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Dinâmica de acolhimento e apresentação sobre o conceito de identidade.
  • Aula 2: Leitura do texto de apoio e início da roda de debate.
  • Aula 3: Continuação da roda de debate e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, observando a participação dos alunos, a capacidade de reflexão expressa nas discussões, o respeito pelos turnos de fala e a capacidade de elaborar perguntas e argumentos pertinentes. Será valorizado o envolvimento nas dinâmicas e o esforço em compreender e respeitar as diversas identidades presentes na sala. Algumas formas de avaliação podem incluir rubricas de participação, autoavaliações e feedback construtivo do professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluirão folhas de papel e canetas para a atividade inicial, um projetor para a apresentação de slides sobre o tema de identidade, textos de apoio impressos para cada grupo de alunos e um espaço adequado que facilite a organização em roda para o debate. Estes materiais são essenciais para o sucesso da atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo.

  • Folhas de papel e canetas
  • Projetor e apresentação de slides
  • Textos de apoio impressos
  • Espaço para roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo