Nesta atividade interativa e dinâmica, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de repórteres por um dia, com o objetivo de criar notícias sobre eventos fictícios ou reais ocorridos na escola. Eles trabalharão em duplas para planejar, elaborar e revisar suas notícias, garantindo a adequação ao contexto de produção e circulação. Durante o processo, enfatizaremos a importância da veracidade das informações e a ética jornalística. A atividade possibilitará a prática dos conceitos de narrativa, adequação contextual e revisão textual, através de uma experiência realística de jornalismo escolar. A conclusão se dará por meio de uma edição coletiva das notícias, oportunizando a reflexão sobre a importância da textualidade e adequação à norma culta na produção de textos informativos.
Este projeto visa desenvolver habilidades essenciais no âmbito da Língua Portuguesa, enfatizando a produção textual, a capacidade de trabalhar em equipe, a prática da pesquisa e a compreensão da ética na comunicação. Os alunos aprenderão a estruturar notícias de forma coerente e coesa, reconhecer a importância da veracidade das informações, bem como refletir sobre o papel do jornalismo na sociedade. Esta atividade proporcionará também a oportunidade de praticar a revisão textual, colaborando para o aperfeiçoamento da escrita dos estudantes e para sua capacidade crítica de revisar e melhorar textos em grupo.
Esse plano de aula se insere no contexto de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, direcionando-se, especificamente, para práticas de leitura, escrita, análise linguística e semiótica. O foco está na produção de textos no gênero jornalístico, promovendo o desenvolvimento de competências comunicativas dos alunos e estimulando a reflexão sobre questões eticamente relevantes relacionadas à mídia e à informação.
Utilizaremos a metodologia ativa, na qual os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Inicialmente, a turma será dividida em duplas para promover a colaboração. Após uma breve introdução sobre jornalismo e ética jornalística, as duplas escolherão um evento real ou fictício da escola para reportar. A produção das notícias ocorrerá em etapas de planejamento, elaboração e revisão, sempre com a orientação do professor, que atuará como um facilitador, propondo reflexões e fornecendo feedback. A etapa final será uma edição coletiva, onde todos contribuirão para o aprimoramento dos textos.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, focaremos na introdução ao jornalismo, escolha dos temas e início da elaboração das notícias. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita, revisão e edição coletiva das notícias.
A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final. Serão avaliados a coerência e coesão do texto, a adequação ao gênero notícia, o respeito à ética jornalística e a participação ativa na revisão coletiva. Além disso, a capacidade de colaboração e o engajamento durante todas as etapas do projeto também serão critérios importantes. Exemplos de algumas atividades avaliativas incluem a análise da estrutura da notícia, a precisão das informações apresentadas e o uso adequado da norma culta.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos como quadro branco, marcadores, papel para anotações, computadores com acesso à internet para pesquisas e word processors para a escrita e revisão das notícias. Além disso, serão disponibilizados textos de apoio sobre jornalismo, ética na mídia e estruturas textuais, contribuindo para o embasamento teórico dos alunos.
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