Esta atividade propõe uma imersão na riqueza das variações linguísticas presentes no Brasil, visando ao reconhecimento da diversidade cultural e linguística como um valor positivo e enriquecedor. Inicialmente, os alunos assistirão a vídeos curtos nos quais pessoas de diferentes regiões do país abordam um mesmo tema, usando suas variantes linguísticas. Essa exposição inicial visa sensibilizar os estudantes para as diferentes formas de falar o português, despertando a curiosidade sobre suas origens e usos. Em seguida, organizados em grupos, os alunos terão a tarefa de identificar, discutir e registrar semelhanças e diferenças entre os falares evidenciados nos vídeos, preparando-se para participar de uma rica Roda de Debate. Nessa discussão, temas como preconceito linguístico, norma-padrão e a importância da valorização de todas as formas de expressão serão debatidos, promovendo reflexão e conscientização. O ponto culminante da atividade é a criação colaborativa de um mapa do Brasil, no qual os grupos anotarão suas descobertas sobre as variações linguísticas das diferentes regiões, consolidando o aprendizado e celebrando a diversidade linguística do país.
Os objetivos desta atividade se centram em capacitar os alunos a reconhecer e valorizar as variações linguísticas como expressões da diversidade cultural e social do Brasil. Visa também promover o respeito e a conscientização sobre a importância de combater o preconceito linguístico, além de entender o conceito de norma-padrão dentro de um contexto de variabilidade e riqueza linguística. Pretende-se, com essa atividade, estimular nos alunos a habilidade de análise reflexiva e crítica sobre as diferentes maneiras de usar a língua portuguesa, enfatizando a comunicação eficaz e inclusiva como ferramenta de união e respeito entre pessoas de diferentes origens.
A abordagem desta atividade perpassa pelos principais conceitos relacionados às variações linguísticas, explorando exemplos concretos que ilustram a diversidade do português falado no Brasil. Serão introduzidos e debatidos temas como a noção de norma-padrão, variação linguística como manifestação cultural, preconceito linguístico e sua superação através de práticas comunicativas inclusivas e respeitosas. O uso da metodologia ativa, como a Roda de Debate, e a Aprendizagem Baseada em Projetos durante a criação do mapa colaborativo, proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e participativa, estimulando o pensamento crítico e a colaboração.
A metodologia aplicada nessa atividade baseia-se na exploração ativa do conhecimento e no engajamento dos alunos através da Roda de Debate e da Aprendizagem Baseada em Projetos. Ao assistir a vídeos representativos das variações linguísticas do Brasil, os alunos terão o ponto de partida para a investigação e reflexão sobre o tema. O trabalho em grupo para a preparação da Roda de Debate estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, enquanto a discussão em si proporciona um ambiente rico para o exercício da argumentação crítica. Ao final, a criação de um mapa colaborativo reúne as descobertas dos alunos, consolidando o aprendizado de forma visual e criativa.
A atividade será dividida em duas partes, totalizando duas horas. Na primeira parte, com duração de 50 minutos, os alunos assistirão aos vídeos e iniciarão o trabalho em grupo. Na sequência, a segunda parte também de 50 minutos, dará espaço para a Roda de Debate e a elaboração do mapa colaborativo.
A avaliação dessa atividade será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas. Será considerado o engajamento individual e em grupo, a habilidade de identificar e articular as variações linguísticas observadas, a participação na Roda de Debate e a contribuição para a criação do mapa colaborativo. Espera-se que, através desta atividade, os alunos demonstrem não só a compreensão teórica sobre as variações linguísticas, preconceito linguístico e norma-padrão, mas também habilidades práticas de análise, reflexão crítica e comunicação inclusiva.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos digitais para a exibição dos vídeos, materiais para o registro das ideias durante o trabalho em grupo (papel, canetas, post-its), e recursos para a criação do mapa colaborativo, que pode ser um grande painel de papel ou uma ferramenta digital colaborativa, dependendo dos recursos disponíveis. A seleção dos vídeos deve ser feita com cuidado, assegurando que representem de forma autêntica e respeitosa as diferentes variações linguísticas do Brasil.
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