Vlog Literário: Um Novo Olhar sobre 'O Coronel e o Lobisomem'

Desenvolvida por: Rebecka (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Vlogs Literários

Esta atividade pedagógica prática é focada na produção de vlogs por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental como uma forma inovadora de abordar a análise literária da obra 'O Coronel e o Lobisomem'. Após a leitura coletiva do livro e discussões guiadas em sala, cada estudante selecionará um elemento da obra – seja um personagem, tema específico ou capítulo – para desenvolver seu vlog. Ao longo das etapas, haverá um aprendizado sobre roteirização, técnicas básicas de edição de vídeo e apresentação, com o objetivo de permitir que os alunos expressem suas análises críticas de forma criativa e atraente. Esta metodologia ativa visa promover um engajamento mais profundo com o texto, incentivando a autonomia dos estudantes no processo de aprendizado. Ao final, os vlogs criados serão compartilhados numa mostra literária digital, estimulando a interação, o debate crítico e a apreciação coletiva das diversas interpretações da obra entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes em relação à literatura, utilizando como meio a produção de vlogs. Pretende-se, assim, ampliar o horizonte de entendimento da obra literária 'O Coronel e o Lobisomem', abordando-a sob variadas perspectivas. Visa-se também desenvolver habilidades de expressão e comunicação dos alunos, fortalecendo suas competências em roteirização, edição de vídeo e apresentação oral. Além disso, a atividade estimula a participação ativa, criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos, elementos essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

  • Promover a análise crítica e interpretativa da obra 'O Coronel e o Lobisomem'
  • Desenvolver habilidades de roteirização, edição de vídeo e apresentação oral
  • Estimular a criatividade dos alunos na expressão de ideias
  • Fomentar a argumentação e debate entre os alunos
  • Incentivar a autonomia e participação ativa no processo de aprendizado

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP11: Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.

Conteúdo Programático

O programa focará em habilidades interpretativas e de comunicação, com ênfase em análise literária, roteirização, e técnicas básicas de edição de vídeo. Explorará, igualmente, a capacidade de debate e argumentação através do compartilhamento de vlogs, incentivando a compreensão multifacetada de uma obra literária.

  • Interpretação e análise literária
  • Roteirização para vlogs
  • Técnicas básicas de edição de vídeo
  • Apresentação oral e comunicação
  • Debate e argumentação sobre obras literárias

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa, centrada no aluno, promovendo a aprendizagem através da prática, pesquisa e discussão. Haverá ênfase na colaboração e interação entre os estudantes para estimular a assimilação do conteúdo de maneira criativa e significativa.

  • Leitura coletiva e discussões orientadas sobre a obra
  • Seleção individual de um tema, personagem ou capítulo para análise
  • Elaboração de roteiros para os vlogs
  • Gravação e edição dos vlogs com orientação
  • Compartilhamento e análise dos vlogs na mostra literária digital

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será dedicada à introdução do projeto, leitura coletiva e discussão inicial. A segunda aula focará no planejamento, produção e revisão dos vlogs.

  • Aula 1: Leitura coletiva, discussão sobre a obra e introdução ao projeto de vlog.
  • Aula 2: Planejamento, gravação e edição dos vlogs; preparação para a mostra literária.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na originalidade e criatividade dos vlogs, clareza de expressão, coerência nas análises críticas, habilidades de edição de vídeo e qualidade da apresentação. Serão oferecidos feedbacks construtivos para promover a melhoria contínua. A participação ativa nas discussões também será valorizada, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente nas etapas de produção dos vlogs.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a computadores com software de edição de vídeo, câmeras ou smartphones com capacidade de gravação em qualidade adequada, acesso à internet para pesquisa e compartilhamento dos vlogs, além de cópias da obra literária para leitura.

  • Computadores com software de edição de vídeo
  • Câmeras ou smartphones para gravação
  • Acesso à internet
  • Cópias do livro 'O Coronel e o Lobisomem'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo