Esta atividade pedagógica prática é focada na produção de vlogs por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental como uma forma inovadora de abordar a análise literária da obra 'O Coronel e o Lobisomem'. Após a leitura coletiva do livro e discussões guiadas em sala, cada estudante selecionará um elemento da obra – seja um personagem, tema específico ou capítulo – para desenvolver seu vlog. Ao longo das etapas, haverá um aprendizado sobre roteirização, técnicas básicas de edição de vídeo e apresentação, com o objetivo de permitir que os alunos expressem suas análises críticas de forma criativa e atraente. Esta metodologia ativa visa promover um engajamento mais profundo com o texto, incentivando a autonomia dos estudantes no processo de aprendizado. Ao final, os vlogs criados serão compartilhados numa mostra literária digital, estimulando a interação, o debate crítico e a apreciação coletiva das diversas interpretações da obra entre os participantes.
O objetivo desta atividade é fomentar a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes em relação à literatura, utilizando como meio a produção de vlogs. Pretende-se, assim, ampliar o horizonte de entendimento da obra literária 'O Coronel e o Lobisomem', abordando-a sob variadas perspectivas. Visa-se também desenvolver habilidades de expressão e comunicação dos alunos, fortalecendo suas competências em roteirização, edição de vídeo e apresentação oral. Além disso, a atividade estimula a participação ativa, criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos, elementos essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.
O programa focará em habilidades interpretativas e de comunicação, com ênfase em análise literária, roteirização, e técnicas básicas de edição de vídeo. Explorará, igualmente, a capacidade de debate e argumentação através do compartilhamento de vlogs, incentivando a compreensão multifacetada de uma obra literária.
A metodologia aplicada será ativa, centrada no aluno, promovendo a aprendizagem através da prática, pesquisa e discussão. Haverá ênfase na colaboração e interação entre os estudantes para estimular a assimilação do conteúdo de maneira criativa e significativa.
A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será dedicada à introdução do projeto, leitura coletiva e discussão inicial. A segunda aula focará no planejamento, produção e revisão dos vlogs.
Os alunos serão avaliados com base na originalidade e criatividade dos vlogs, clareza de expressão, coerência nas análises críticas, habilidades de edição de vídeo e qualidade da apresentação. Serão oferecidos feedbacks construtivos para promover a melhoria contínua. A participação ativa nas discussões também será valorizada, assim como a capacidade de trabalhar colaborativamente nas etapas de produção dos vlogs.
Os recursos necessários incluem acesso a computadores com software de edição de vídeo, câmeras ou smartphones com capacidade de gravação em qualidade adequada, acesso à internet para pesquisa e compartilhamento dos vlogs, além de cópias da obra literária para leitura.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula