Aventura no Mundo dos Contos!

Desenvolvida por: Izabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contos Populares e Mitos

Esta atividade tem como propósito principal familiarizar os alunos com o universo dos contos populares e mitos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e interpretação de textos, bem como a capacidade de expressar opiniões e argumentos. Na primeira aula, os estudantes trabalharão em grupo para criar um mural colaborativo que representa os contos lidos, incentivando a apreciação estética e a criatividade. Na segunda aula, a metodologia de sala de aula invertida será utilizada para facilitar uma discussão mais aprofundada sobre as características e temas desses gêneros, motivando os alunos a realizar pesquisas prévias e participar ativamente do debate em classe. A atividade culminará na terceira aula com um jogo de adivinhação e roda de debate, desafiando os alunos a identificar contos específicos e defender suas opiniões sobre eles, promovendo habilidades argumentativas e de negociação dentro do grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são orientados por um desejo de promover, nos alunos, uma compreensão mais profunda dos contos populares e mitos, aumentando sua capacidade de análise crítica e interpretação textual. Com a criação do mural, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades colaborativas e criativas. A sala de aula invertida tem como meta proporcionar uma abordagem mais ativa e autônoma do aprendizado, enquanto o jogo e debate final incentivam a prática da oralidade e a capacidade de argumentação, necessárias para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo que será útil em diversas áreas do conhecimento.

  • Desenvolver leitura crítica e identificar opiniões e argumentos em textos
  • Produzir textos dissertativos simples, como opiniões e reflexões
  • Trabalhar com autonomia em projetos colaborativos mais complexos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP22: Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente elaborado para garantir a integração de áreas de conhecimento relevantes, permitindo que os alunos possam explorar os contos de forma multidimensional. Começando com a leitura e análise de contos populares e mitos, os alunos serão expostos a diferentes narrativas culturais e históricas, promovendo um entendimento intercultural e o respeito pela diversidade cultural. A atividade também abordará as técnicas de ilustração e apresentação, estimulando a criatividade e a expressão artística das experiências literárias. Com a roda de debate, os alunos poderão aplicar suas habilidades de oratória e argumentação, enquanto fazem conexões entre as narrativas e contextos sociais atuais.

  • Leitura e interpretação de contos populares e mitos
  • Análise das características dos contos
  • Produção e apresentação de mural colaborativo
  • Participação em debates e jogos de interpretação

Metodologia

As metodologias propostas para este plano de aula são projetadas para engajar ativamente os alunos no processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências críticas. A Aula 1 adota uma abordagem prática com atividades mão-na-massa, incentivando a cooperação e a expressão criativa através da construção de um mural. Na Aula 2, a utilização de sala de aula invertida motiva os alunos a tomar um papel ativo na busca por informações e construção de conhecimentos, ao mesmo tempo que prepara o terreno para debates ricos e aprofundados. Finalmente, a Aula 3 mistura aprendizagem baseada em jogos com roda de debate, fornecendo um ambiente lúdico e competitivo que estimula a participação ativa e a reflexão contínua.

  • Atividades mão-na-massa para estimular a criatividade e cooperação
  • Sala de aula invertida para promover a autonomia na aprendizagem
  • Aprendizagem baseada em jogos e debates para engajamento dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para aproveitar ao máximo o tempo de aula, equilibrando abordagens teóricas e práticas para garantir o engajamento dos alunos ao longo das três aulas propostas. A primeira aula é dedicada à atividade prática do mural, incentivando o trabalho em equipe e a expressão artística. A segunda aula utiliza o modelo de sala de aula invertida, onde os alunos desenvolvem sua própria compreensão antes da discussão em sala, permitindo uma análise mais aprofundada e debates ricos em conteúdo. A terceira aula fecha o ciclo com uma atividade interativa, combinando jogos de adivinhação com uma roda de debate, proporcionando um ambiente onde o aprendizado é consolidado através de atividades lúdicas e reflexivas.

  • Aula 1: Criação colaborativa do mural sobre contos lidos
  • Momento 1: Introdução à Criação do Mural (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o objetivo do mural colaborativo, destacando a importância de expressar a compreensão dos contos e mitos que foram lidos nas aulas anteriores. Deste modo, introduza os materiais que estarão disponíveis para a atividade. É importante que você explique como os contos escolhidos podem ser representados através de desenhos, recortes e colagens no mural.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos de quatro a cinco participantes, promovendo a inclusão e a diversidade nos grupos formados. Oriente-os a discutir brevemente entre si sobre os contos que mais os impactaram e como poderiam representá-los no mural. Observe se os alunos discutem de maneira colaborativa e encoraje a participação ativa de todos. Permita que os grupos decidam quais materiais utilizarão para ilustrar suas ideias. Essa etapa é crucial para garantir que todos os alunos compreendam sua parte no projeto.

    Momento 3: Execução da Atividade Mão-na-massa (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos façam uso dos materiais artísticos para começar a criação do mural. Circulando pela sala, preste apoio aos grupos ajudando-os nas dificuldades técnicas ou de ideias. É importante que você forneça feedback imediato e positivo sobre os trabalhos em andamento, motivando os alunos a usarem a criatividade. Sugira que certos elementos dos contos sejam destacados através de cores ou formas específicas para enriquecer a estética do mural.

    Momento 4: Conclusão e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Pergunte aos alunos como foi a execução da atividade e convide cada grupo a fazer uma breve apresentação do que criaram e como isso representa os contos estudados. Durante essas apresentações, sugira perguntas que os incentivem a refletir sobre sua escolha de elementos visuais. Avalie a participação de cada aluno e a coerência entre o mural e o conto escolhido. Promova um fechamento destacando a importância do trabalho em equipe e da diversidade de opiniões.

  • Aula 2: Debate sobre características dos contos utilizando sala de aula invertida
  • Momento 1: Revisão dos Estudos Prévios (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando brevemente os conteúdos que os alunos foram orientados a estudar previamente em casa. É importante que você destaque os temas centrais e as características dos contos populares estudados, incentivando os alunos a compartilharem brevemente suas impressões e insights espontâneos.

    Momento 2: Formação dos Grupos de Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, garantindo diversidade e a inclusão de todos os alunos. Esclareça que cada grupo discutirá diferentes temas e características dos contos, como moral da história, personagens ou ambientação. Explique que eles devem formular argumentos e opiniões, preparando-se para apresentar suas conclusões para a turma.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os grupos discutam os temas atribuídos, estimulando a participação ativa de todos. É importante que você circule entre os grupos, observando a dinâmica e oferecendo sugestões para enriquecer a discussão. Caso necessário, forneça apoio para esclarecer conceitos ou destacar pontos relevantes dos contos.

    Momento 4: Apresentação e Debate Aberto (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo para apresentar as conclusões de suas discussões para a turma. Abra espaço para um debate aberto, onde outros alunos possam fazer perguntas ou acrescentar novos pontos. Avalie as apresentações considerando a clareza dos argumentos, a capacidade de interpretação e a interação com os outros colegas.

  • Aula 3: Jogo de adivinhação e debate sobre contos específicos
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Adivinhação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de um jogo de adivinhação relacionado aos contos estudados. Explique as regras do jogo, onde cada grupo receberá pistas sobre um conto específico e deverá adivinhar qual é. Oriente os alunos sobre a importância de prestar atenção aos detalhes das pistas e ao trabalho em equipe. É importante que você estimule a curiosidade dos alunos e motive-os a se concentrar.

    Momento 2: Execução do Jogo de Adivinhação (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua as pistas entre eles. Permita que os grupos discutam e tentem adivinhar os contos com base nas pistas fornecidas. Circule pela sala, encorajando a colaboração e prestando esclarecimentos caso necessário. Ao final do tempo, revele os contos corretos e parabenize os grupos que acertaram. Avalie a participação de cada aluno e o empenho coletivo de cada grupo.

    Momento 3: Roda de Debate sobre Contos Específicos (Estimativa: 15 minutos)
    Forme uma roda com todos os alunos e escolha alguns contos adivinhados no jogo para serem debatidos em maior profundidade. Convide os alunos a expressarem sua opinião sobre os contos e a discutirem temas como moral, personagens e ambientação. É importante que você fomente o respeito às opiniões diversas e oferece suporte na condução do debate, intervindo para manter o foco e estimular a análise crítica. Avalie a habilidade de argumentação e de respeito à diversidade de opiniões dos alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada e adaptável, permitindo que o professor escolha a melhor abordagem para seus alunos. A primeira opção é a observação participativa, onde o professor poderá avaliar a colaboração e engajamento dos alunos durante a atividade do mural. O uso de rubricas pode ajudar a medir aspectos como criatividade, cooperação e compreensão dos contos. Em segundo, a avaliação formativa será aplicada ao longo das discussões e debates, fornecendo ao professor uma visão sobre a capacidade dos alunos em argumentar e expressar suas opiniões. Finalmente, uma avaliação somativa pode ser implementada ao término da atividade, solicitando que os alunos produzam textos reflexivos sobre os contos discutidos, dando espaço para expressarem suas interpretações e opiniões pessoais de forma escrita.

  • Observação participativa durante a criação do mural
  • Avaliação formativa em debates e discussões
  • Avaliação somativa através de texto reflexivo final

Materiais e ferramentas:

Para a execução das atividades propostas, serão utilizados diversos recursos didáticos e ferramentas tecnológicas que enriquecem o aprendizado. Materiais artísticos, como papéis coloridos, canetinhas e adesivos, facilitarão a criação do mural colaborativo, enquanto textos selecionados de contos e mitos servirão como material de leitura para os alunos. A implementação de ferramentas digitais, como apresentações de slides ou vídeos curtos, pode favorecer a aula invertida, oferecendo aos alunos recursos acessíveis em casa. Em sala, a tirolesa de recursos digitais, como tablets e projetores, poderá tornar as atividades interativas mais envolventes, favorecendo a participação e apropriação de conhecimentos.

  • Materiais artísticos para mural colaborativo
  • Textos selecionados de contos e mitos
  • Ferramentas digitais para aula invertida e debates

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas a inclusão e acessibilidade não devem ser deixadas de lado. Considerando que a turma não possui condições ou deficiências específicas, as práticas inclusivas podem focar na promoção de um ambiente respeitoso e acolhedor, onde todos os alunos se sintam seguros para expressar suas ideias e opiniões. Estratégias como a utilização de recursos tecnológicos podem ser uma boa forma de garantir que os alunos tenham acesso alternativo aos conteúdos. Além disso, incentivar a colaboração e o apoio entre os alunos em atividades em grupo pode fortalecer a inclusão e criar um senso de comunidade dentro da sala de aula.

  • Promoção de ambiente acolhedor e respeitoso
  • Uso de recursos tecnológicos para acesso alternativo
  • Estratégias de colaboração para fortalecer a inclusão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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