Caça ao Erro: O Jogo da Ortografia

Desenvolvida por: Quezia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Correção Ortográfica e Pontuação

A atividade 'Caça ao Erro: O Jogo da Ortografia' tem como intuito engajar os alunos do 7º ano no reconhecimento e correção de erros ortográficos e de pontuação em textos digitalmente apresentados. Utilizando a abordagem da Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes participam de um ambiente interativo, divertido e desafiador, sendo convidados a identificar e corrigir erros em textos. Este jogo não só alinha o uso da tecnologia com o aprendizado, mas também promove a discussão entre os alunos sobre suas escolhas e raciocínios, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e crítica. Por meio dessa dinâmica, aguça-se a atenção às normas da língua escrita e refina-se a habilidade de revisão textual, habilidades essenciais na formação acadêmica e pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são fomentar a conscientização ortográfica e a identificação precisa de erros ortográficos e de pontuação em um contexto prático. Ao estimular essa competência, visamos também aprimorar a habilidade dos alunos de raciocinar criticamente sobre as normas da língua escrita e sua aplicabilidade em diferentes contextos. Desse modo, o objetivo não é apenas corrigir, mas entender o porquê de determinadas normas e convenções, promovendo o aprendizado participativo e significativo.

  • Reconhecer e corrigir erros ortográficos em textos.
  • Discutir e justificar as escolhas de correção.
  • Refletir sobre a aplicação das normas ortográficas e de pontuação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP32: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
  • EF69LP32: Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

Ao abordar o conteúdo programático desta atividade, o foco está em aprofundar a compreensão em torno da ortografia e pontuação através da prática ativa e coletiva. O propósito é capacitar os alunos a identificar e corrigir erros em textos de forma autônoma e crítica, reforçando suas habilidades de escrita e revisão. Ao integrar a tecnologia neste processo, proporcionamos um ambiente dinâmico que torna o aprendizado mais envolvente e eficaz, destacando a importância das regras gramaticais e de seu uso correto.

  • Regras básicas de ortografia da língua portuguesa.
  • Uso adequado dos sinais de pontuação.
  • Práticas de revisão textual e autoavaliação.

Metodologia

A metodologia adotada envolve a aprendizagem baseada em jogos, um método que incentiva a participação ativa dos alunos. Este formato é ideal para criar um ambiente de aprendizado envolvente, onde os alunos são desafiados a encontrar e corrigir erros em textos apresentados por meio de um jogo digital. Essa aproximação possibilita o aprendizado colaborativo, no qual os alunos são encorajados a discutir as escolhas feitas, proporcionando um espaço seguro para a prática e o erro, elementos essenciais no processo de aprendizagem eficaz.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Discussões em grupo sobre as escolhas de correção.
  • Atividades práticas de revisão de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto distribui a atividade em duas aulas de 50 minutos cada, oferecendo aos alunos tempo suficiente para participar do jogo, discutir suas correções e revisar suas escolhas. Tal distribuição garante que o conteúdo seja abordado com profundidade, respeitando o ritmo de aprendizado dos estudantes. Durante as sessões, o feedback imediato e contínuo será fornecido, possibilitando ajustes e melhorias ao longo do processo.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e primeiras rodadas de correção.
  • Aula 2: Discussão sobre as correções realizadas e revisão das regras.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será realizada com base em três principais critérios: a identificação correta dos erros, a justificativa das escolhas de correção e a participação no debate e nas discussões em equipe. Será avaliado o desempenho individual por meio da precisão nas correções realizadas durante o jogo, enquanto aspectos qualitativos como a argumentação e justificativa dadas nas discussões também serão levados em consideração. Exemplos incluem a habilidade de explicitar o motivo de uma correção e a integração do feedback recebido durante a atividade. Além disso, a capacidade do aluno de aprender com os erros, ajustando suas estratégias ao longo do jogo, será um fator de grande importância na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais digitais que viabilizem tanto a apresentação dos textos como a interatividade proposta pelo jogo. A utilização de tecnologia é fundamental para garantir um ambiente imersivo e estimulante, componente chave para o sucesso da dinâmica. Além disso, materiais de apoio e ferramentas colaborativas podem ser necessários para promover o diálogo e o compartilhamento de ideias entre os alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos.
  • Software de apresentação de texto com ferramentas de anotação.

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