A atividade 'Caça ao Tesouro de Informações' proporcionará aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva e dinâmica em busca de conhecimento. Utilizando a tecnologia dos QR Codes espalhados pela escola, os alunos serão desafiados a escanear esses códigos, que os levarão a vídeos, apresentações de slides ou áudios sobre um tema específico pré-selecionado, relacionado ao conteúdo da disciplina em questão. Divididos em equipes, os estudantes terão a tarefa de anotar as informações principais encontradas em cada 'pista', identificando e hierarquizando essas informações para construir um conjunto de conhecimentos coerente. Ao término da atividade, as equipes deverão compartilhar suas descobertas por meio de uma apresentação final, onde utilizarão suas notas para criar um mapa informativo coletivo, incentivando a revisão colaborativa do conteúdo abordado. Esta abordagem prática visa não apenas aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema, mas também desenvolver habilidades importantes como a capacidade de pesquisa, trabalho em equipe, capacidade analítica e de síntese.
Esta atividade tem como objetivos principais fomentar a autonomia e a responsabilidade do aluno no processo de aprendizagem, promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, além de incentivar o trabalho colaborativo e a comunicação eficiente entre os alunos. Pretende-se, com isso, engajar os estudantes em uma experiência de aprendizagem significativa e dinâmica, onde eles serão os protagonistas em busca do conhecimento, preparando-os não somente para avaliações, mas para situações reais de aprendizado contínuo.
Neste plano de aula, o conteúdo programático será explorado por meio de uma prática inovadora que envolve a análise e interpretação de informações multimídia. O objetivo é abordar temáticas pertinentes ao currículo da disciplina de forma a promover um envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento, utilizando metodologias ativas para estimular a curiosidade e o espírito investigativo.
A atividade será sustentada por metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Sala de Aula Invertida, a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Atividade Mão-na-massa. Dessa forma, os alunos serão incitados a assumir um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem, explorando o ambiente escolar e utilizando dispositivos tecnológicos para acessar e analisar as informações. A colaboração e a competição saudável entre as equipes também serão incentivadas para promover o engajamento e aprofundar o aprendizado.
A carga horária total desta atividade será de 20 horas, distribuídas ao longo de várias sessões ao longo do semestre. Inicialmente, os alunos serão apresentados ao conceito da atividade e às equipes serão formadas. Em seguida, as fases de pesquisa, análise e síntese das informações coletadas darão sequência ao projeto. Por fim, as equipes prepararão e realizarão suas apresentações finais.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, enfocando não somente os resultados finais, mas também o processo de aprendizagem em si. Aspectos como engajamento, colaboração entre os membros da equipe, capacidade de análise e síntese das informações, e a eficácia e criatividade da apresentação final serão considerados. Os alunos também serão encorajados a autoavaliar sua participação e aprendizado ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade serão necessários tablets ou smartphones com câmera para escanear os QR Codes, acesso à internet, materiais de anotação para cada aluno e possivelmente um espaço na escola para a exibição das apresentações finais. A utilização desses recursos permitirá aos alunos explorar e analisar as informações de forma interativa e dinâmica.
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