Esta atividade visa introduzir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao mundo das metáforas através do livro 'Livro dos Ressignificados' de João Doederlein. Em duas aulas, os alunos irão interagir e se engajar nos poemas presentes na obra, identificando e discutindo as metáforas. Posteriormente, eles aplicarão o que aprenderam ao trabalharem em grupos para criar suas próprias definições de palavras, utilizando metáforas inspiradas no livro. Essa atividade não apenas estimula a leitura crítica e a produção textual, mas também promove a análise criativa e o entendimento das funções linguísticas das metáforas, desenvolvendo importantes habilidades sociais como a colaboração, e habilidades cognitivas como a capacidade crítica e criativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais dos alunos. Pretende-se que os estudantes consigam compreender e interpretar metáforas em textos poéticos, o que exige a utilização de suas capacidades de pensamento crítico e análise textual. Ao trabalhar em grupos para criar suas próprias definições metafóricas, os alunos serão encorajados a incentivar a inclusão de colegas, participando ativamente das discussões. Esta abordagem suporta as diretrizes da BNCC, promovendo competências de leitura crítica e produção textual criativa, alinhadas com o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais para o entendimento de metáforas e estruturas poéticas.
O conteúdo programático prevê a exploração da oralidade e leitura através da análise de metáforas no 'Livro dos Ressignificados'. Os alunos irão identificar as figuras de linguagem, discutindo seus sentidos e propósitos nas obras selecionadas. Além disso, a produção textual será incentivada pelo exercício de criar novas definições ou ressignificados para palavras, inspirando-se nas metáforas do livro. Este conteúdo busca integrar a leitura crítica e a criatividade literária, consolidando as habilidades de análise linguística e expressão oral e escrita.
A metodologia aplicada visa promover a interação ativa e colaborativa, usando estratégias que incentivem a análise crítica e a criatividade. Durante a primeira aula, a ênfase será na leitura e discussão em grupo sobre as metáforas encontradas. Os alunos serão guiados na identificação e no debate dos sentidos implícitos. Na segunda aula, eles conduzirão uma atividade prática de criação em pequenos grupos. Em ambos os momentos, a autonomia e a liderança serão incentivadas, permitindo que os alunos assumam papéis ativos e contribuam com suas perspectivas e interpretações.
O cronograma organiza a atividade em duas sessões de 60 minutos. A primeira aula foca na leitura e discussão das metáforas do 'Livro dos Ressignificados', contextualizando e identificando os significados. A segunda aula será dedicada à atividade de criação em grupo, onde os alunos aplicarão suas interpretações na elaboração de novas definições de palavras. Este cronograma permite uma abordagem gradual e reflexiva, assegurando que os alunos tenham tempo e espaço adequados para desenvolver suas habilidades de leitura crítica e produção criativa.
Momento 1: Introdução às Metáforas (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando brevemente o conceito de metáforas e sua importância na poesia. Utilize exemplos simples para assegurar que todos os alunos entendam. Diga aos alunos que o foco será a análise de metáforas no 'Livro dos Ressignificados'. Certifique-se de que todos os alunos tenham uma cópia do livro.
Momento 2: Leitura Coletiva e Identificação de Metáforas (Estimativa: 20 minutos)
Escolha alguns poemas do 'Livro dos Ressignificados' e leia em voz alta com a turma. Peça a participação dos alunos para identificar metáforas nos poemas lidos. É importante que os alunos mascarem suas ideias sobre o que acham que cada metáfora significa. Incentive o debate em sala sobre as diferentes interpretações. Utilize recursos táteis para os alunos com deficiência visual e peça ajuda de um intérprete de LIBRAS se necessário.
Momento 3: Discussão em Grupo sobre o Significado das Metáforas (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam sobre uma metáfora específica escolhida de um dos poemas lidos. Oriente os grupos a anotarem suas discussões e pensamentos sobre os significados implícitos. Circule pela sala para estimular os grupos, oferecendo orientações e apoio conforme necessário.
Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
Solicite que cada grupo compartilhe um resumo de suas discussões com a turma. Promova um espaço para comentários e perguntas, estimulando o respeito e a consideração pelas opiniões e interpretações dos colegas. Finalize a aula com uma reflexão sobre como as metáforas podem enriquecer a escrita e a compreensão dos textos. Avalie a participação, engajamento e originalidade das interpretações dos alunos.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com deficiência visual, forneça materiais em Braille e utilize audiodescrição sempre que necessário. Use de recursos táteis para ilustrar conceitos abstratos. Para alunos com deficiência auditiva, assegure-se de ter o apoio contínuo do intérprete de LIBRAS e use recursos visuais. Em relação aos alunos com TDAH, mantenha a aula dinâmica e interessante, usando instruções claras e curtas. Permita que se movam um pouco durante as atividades em grupo para que não fiquem inquietos. É importante que o professor esteja atento e disponível para oferecer apoio sempre que necessário, incentivando todos os estudantes a participarem ativamente e contribuirem para um ambiente inclusivo.
Momento 1: Introdução e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando o objetivo da atividade de criar novos significados para as palavras, usando metáforas como inspiração. Divida a turma em pequenos grupos, garantindo diversidade nos integrantes. Explique que cada grupo terá a missão de selecionar uma palavra e criar uma definição nova e metafórica, similar ao 'Livro dos Ressignificados'. Dê exemplos para inspirar novas ideias.
Momento 2: Escolha das Palavras e Brainstorming (Estimativa: 15 minutos)
Permita que cada grupo escolha uma palavra de sua preferência. É importante que incentivem a escolha de palavras que possam ter significados emocionais ou pessoais para estimular a criatividade. Após a escolha, oriente os alunos a realizar um brainstorming de ideias metafóricas que possam representar essa palavra. Circule pela sala, estimulando a participação de todos, oferecendo sugestões e se necessário, fomentando o uso de diferentes figuras de linguagem.
Momento 3: Desenvolvimento das Definições (Estimativa: 20 minutos)
Cada grupo deverá pegar as melhores ideias do brainstorming e desenvolver uma definição coesa e criativa para a palavra escolhida. Incentive a equipe a ser clara e imaginativa, usando metáforas para explicar a palavra de maneira única. Oriente os grupos a pensar na forma como a metáfora cria camadas de significado, enriquecendo o entendimento. Lembre os alunos de que a originalidade e a clareza são critérios de avaliação.
Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
Solicite que os grupos apresentem suas palavras e as novas definições criadas. Após cada apresentação, abra o espaço para que colegas façam comentários e dêem feedback. Encoraje um ambiente de apoio, onde os alunos possam fazer elogios e sugestões construtivas. Conclua com uma reflexão sobre como o uso de metáforas pode transformar o entendimento das palavras de nosso cotidiano.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Assegure-se de que todos os materiais estão disponíveis em Braille e que há audiodescrição disponível quando necessário. Para os alunos com deficiência auditiva, mantenha a presença ativa do intérprete de LIBRAS e use recursos visuais. Para estudantes com TDAH, certifique-se de que as instruções são claras e mantenha a dinâmica da aula, permitindo movimento durante as atividades em grupo. Proporcione feedback regular e encoraje todos a participarem ativamente, criando um espaço inclusivo e colaborativo.
A avaliação desta atividade será diversificada para considerar as diferentes habilidades desenvolvidas. Uma abordagem formativa será utilizada em toda a atividade, com feedback contínuo e construtivo durante as discussões em grupo e a atividade criativa para garantir o desenvolvimento dos alunos. A avaliação somativa pode incluir a análise dos textos criados, avaliando a capacidade de usar metáforas de forma eficaz e criativa. Serão considerados critérios como originalidade, clareza e entendimento das metáforas. Além disso, o professor poderá ajustar avaliações para contemplar alunos com necessidades especiais, utilizando estratégias como a descrição verbal ou escrita para alunos com deficiência auditiva ou visual, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de sucesso.
Os recursos para esta atividade incluem cópias impressas dos poemas selecionados do 'Livro dos Ressignificados', que serão utilizadas para leitura e debate. Além disso, papel e materiais de escrita estarão disponíveis para a fase de produção textual. São também importantes os recursos táteis ou ampliados para alunos com deficiência visual e materiais visuais de apoio, como quadros brancos ou cartazes, para ajudar na compreensão dos alunos com deficiência auditiva. Esses recursos garantirão que todos os alunos possam acessar o conteúdo de maneira eficaz e engajante.
Reconhecendo a carga de trabalho dos professores, propõe-se que pequenas e eficientes adaptações possam fazer uma grande diferença. Para alunos com deficiência visual, recomenda-se o uso de materiais em Braille, audiodescrição durante leituras, e textos impressos em tamanho ampliado. Para alunos com deficiência auditiva, é essencial a presença de intérpretes de LIBRAS ou o uso de recursos visuais, como cartazes escritos com destaque para pontos-chave discutidos em aula. Alunos com TDAH podem se beneficiar de um ambiente de sala de aula mais estruturado, com instruções claras e frequentes pausas para redirecionamento de atenção. Essas medidas visam garantir a inclusão efetiva e o sucesso de todos os alunos, adaptando a metodologia conforme necessário e proporcionando suporte individualizado.
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