A atividade 'Caça-Palavras Tecnológico: Explorando os Substantivos' é uma prática inovadora que integra tecnologia e aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente no estudo dos substantivos. Os estudantes irão utilizar tablets ou computadores para participar de um jogo de caça-palavras digital, cuidadosamente projetado para o reconhecimento de diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, concretos ou abstratos). Através deste jogo, eles serão desafiados a identificar palavras dentro de diversas categorias, promovendo um aprofundamento teórico-prático sobre o tema. Após a identificação e classificação dos substantivos, a atividade se expande ao solicitar que os alunos criem frases com os substantivos encontrados, praticando a aplicação desses elementos em diversos contextos. Essa abordagem não só solidifica a compreensão acerca dos substantivos, mas também fomenta a criatividade, a atenção aos detalhes, e a capacidade de articulação dos alunos em produções textuais.
O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a compreensão dos diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, concretos e abstratos) e sua aplicação em contexto de acordo com as Normas da Língua Portuguesa. Busca-se, assim, incentivar a criatividade dos alunos na criação de frases, aprimorando suas habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos. Além disso, pretende-se fomentar o uso da tecnologia como meio para o aprendizado, explorando recursos digitais que facilitem e tornem mais atrativo o processo educativo.
A abordagem didática deste plano de aula contempla o estudo dos substantivos enquanto parte crucial da gramática da Língua Portuguesa. Explorando a classificação dos substantivos em próprios, comuns, concretos e abstratos, os alunos poderão notar as diferenças e aplicabilidades de cada tipo no uso cotidiano da língua. Ademais, a atividade prática com o uso de tecnologia para o jogo de caça-palavras assume importância estratégica no estímulo à aprendizagem ativa e participativa dos estudantes.
A atividade será desenvolvida sob o método de Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando o caça-palavras digital como principal recurso didático. Esta abordagem permite que os alunos aprendam de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais atraente e significativo. A execução da atividade envolve a exploração individual dos jogos nos tablets ou computadores, seguida de trabalhos em grupo para discussão das palavras encontradas e criação coletiva de frases. Este método promove não apenas o aprendizado do conteúdo, como também habilidades de colaboração e comunicação entre os alunos.
Esta atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e distribuição dos recursos para o jogo. Na segunda aula, os alunos trabalharão na classificação dos substantivos encontrados e na criação de frases, culminando em uma discussão coletiva sobre o aprendizado.
A avaliação será processual e considerará a participação e engajamento dos alunos durante as aulas, a capacidade de identificar e classificar corretamente os substantivos encontrados no jogo, bem como a criatividade e coerência na construção das frases. Será dado um feedback individual e coletivo, valorizando os progressos e destacando pontos para melhorias futuras. Poderá ser considerada, também, a apresentação dos trabalhos em grupos, avaliando a qualidade da colaboração entre os alunos.
Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário o uso de tablets ou computadores com acesso à internet, nos quais será disponibilizado o jogo de caça-palavras digital. Além disso, será preciso um datashow para a apresentação inicial do tema e explicação das regras do jogo, quadro branco e marcadores para anotações durante a discussão coletiva.
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