Caça-Palavras Tecnológico: Explorando os Substantivos

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Substantivos

A atividade 'Caça-Palavras Tecnológico: Explorando os Substantivos' é uma prática inovadora que integra tecnologia e aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente no estudo dos substantivos. Os estudantes irão utilizar tablets ou computadores para participar de um jogo de caça-palavras digital, cuidadosamente projetado para o reconhecimento de diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, concretos ou abstratos). Através deste jogo, eles serão desafiados a identificar palavras dentro de diversas categorias, promovendo um aprofundamento teórico-prático sobre o tema. Após a identificação e classificação dos substantivos, a atividade se expande ao solicitar que os alunos criem frases com os substantivos encontrados, praticando a aplicação desses elementos em diversos contextos. Essa abordagem não só solidifica a compreensão acerca dos substantivos, mas também fomenta a criatividade, a atenção aos detalhes, e a capacidade de articulação dos alunos em produções textuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a compreensão dos diferentes tipos de substantivos (próprios, comuns, concretos e abstratos) e sua aplicação em contexto de acordo com as Normas da Língua Portuguesa. Busca-se, assim, incentivar a criatividade dos alunos na criação de frases, aprimorando suas habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos. Além disso, pretende-se fomentar o uso da tecnologia como meio para o aprendizado, explorando recursos digitais que facilitem e tornem mais atrativo o processo educativo.

  • Identificar os diferentes tipos de substantivos.
  • Classificar substantivos encontrados no caça-palavras digital.
  • Criar frases utilizando os substantivos identificados.
  • Aplicar os substantivos em contextos apropriados, promovendo criatividade.
  • Desenvolver habilidades de atenção e observação durante a realização do jogo.

Conteúdo Programático

A abordagem didática deste plano de aula contempla o estudo dos substantivos enquanto parte crucial da gramática da Língua Portuguesa. Explorando a classificação dos substantivos em próprios, comuns, concretos e abstratos, os alunos poderão notar as diferenças e aplicabilidades de cada tipo no uso cotidiano da língua. Ademais, a atividade prática com o uso de tecnologia para o jogo de caça-palavras assume importância estratégica no estímulo à aprendizagem ativa e participativa dos estudantes.

  • Definição e classificação dos substantivos.
  • Substantivos próprios, comuns, concretos e abstratos.
  • Construção de frases utilizando diferentes tipos de substantivos.
  • Uso de tecnologia na aprendizagem de língua portuguesa.

Metodologia

A atividade será desenvolvida sob o método de Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando o caça-palavras digital como principal recurso didático. Esta abordagem permite que os alunos aprendam de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais atraente e significativo. A execução da atividade envolve a exploração individual dos jogos nos tablets ou computadores, seguida de trabalhos em grupo para discussão das palavras encontradas e criação coletiva de frases. Este método promove não apenas o aprendizado do conteúdo, como também habilidades de colaboração e comunicação entre os alunos.

  • Utilização de tablets ou computadores para o jogo de caça-palavras.
  • Classificação dos substantivos em grupos de acordo com seus tipos.
  • Criação coletiva de frases usando os substantivos identificados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e distribuição dos recursos para o jogo. Na segunda aula, os alunos trabalharão na classificação dos substantivos encontrados e na criação de frases, culminando em uma discussão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do jogo de caça-palavras.
  • Aula 2: Classificação dos substantivos e criação de frases.

Avaliação

A avaliação será processual e considerará a participação e engajamento dos alunos durante as aulas, a capacidade de identificar e classificar corretamente os substantivos encontrados no jogo, bem como a criatividade e coerência na construção das frases. Será dado um feedback individual e coletivo, valorizando os progressos e destacando pontos para melhorias futuras. Poderá ser considerada, também, a apresentação dos trabalhos em grupos, avaliando a qualidade da colaboração entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário o uso de tablets ou computadores com acesso à internet, nos quais será disponibilizado o jogo de caça-palavras digital. Além disso, será preciso um datashow para a apresentação inicial do tema e explicação das regras do jogo, quadro branco e marcadores para anotações durante a discussão coletiva.

  • Tablets ou computadores com acesso à internet.
  • Jogo de caça-palavras digital.
  • Datashow para apresentações.
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo