Contos em Movimento

Desenvolvida por: Luceni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e Colaboração em Contos Literários

A atividade 'Contos em Movimento' promove o desenvolvimento da criatividade e das habilidades de escrita colaborativa entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os estudantes planejarão individualmente a estrutura básica de um conto, utilizando imaginação e criatividade para desenvolver uma narrativa envolvente. Utilizando a técnica da Roda de Debate, cada aluno compartilha com a turma o início de seu conto. Durante a apresentação, os colegas são incentivados a sugerir novos elementos, enredos, estilos e formas, que colaborativamente irão enriquecer a narrativa. Este formato incentiva a reescrita e aprimoramento, conforme as sugestões são integradas ao desenvolvimento do texto. Os alunos aprenderão a se engajar ativamente nos processos de reformulação de suas histórias, desenvolvendo uma maior compreensão das propriedades estilísticas e composicionais do texto literário. Ao final, espera-se que cada aluno tenha amadurecido sua capacidade de construir narrativas cativantes, ao mesmo tempo que exercita a crítica construtiva e a prática colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de planejar e produzir narrativas literárias, fomentando a criatividade e a habilidade de colaboração. Os estudantes serão desafiados a pensar de forma crítica sobre os elementos que compõem uma história, ao mesmo tempo em que recebem e incorporam feedback construtivo de seus pares. Esta abordagem integrativa visa unir o estudo das estruturas narrativas à prática ativa de escrita, promovendo o crescimento contínuo por meio da revisão e reescrita.

  • Desenvolver a criatividade e imaginação na criação de contos literários.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a crítica construtiva.
  • Aprimorar habilidades de escrita e reescrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP22: Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
  • EF69LP51: Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará diversas facetas da criação literária, desde a concepção inicial de uma ideia até seu desenvolvimento como narrativa. Os alunos se concentrarão em entender a estrutura narrativa básica, estilo literário, e os elementos que tornam uma história cativante e coesa. Este conhecimento servirá como alicerce para as atividades de textualização colaborativa.

  • Estrutura narrativa básica.
  • Elementos de estilo literário.
  • Textualização colaborativa.

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio de metodologias que incentivam um ambiente de aprendizado cooperativo e dinâmico. Utilizando a Roda de Debate, os estudantes não apenas apresentam suas ideias para o grupo, mas também recebem feedback imediato de seus pares, promovendo um ciclo de revisão construtiva. A metodologia incentiva a participação ativa e a diversidade de interpretações dentro do processo de criação literária.

  • Roda de Debate
  • Textualização colaborativa
  • Revisão e reescrita

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado de modo a facilitar a progressão natural de ideias e desenvolvimento de habilidades. Em duas sessões de 60 minutos, os alunos terão tempo suficiente para planejar individualmente suas narrativas, apresentar suas construções iniciais e, por meio da colaboração com os colegas, reformular e enriquecer suas histórias.

  • Aula 1: Introdução à estrutura narrativa e planejamento do conto.
  • Aula 2: Apresentação na Roda de Debate e redação colaborativa com base nas sugestões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, centrada tanto no processo quanto no resultado final. Os alunos serão avaliados por sua participação ativa durante o debate e pela capacidade de integrar sugestões e críticas de forma construtiva em sua narrativa. Será importante observar a habilidade de cada aluno em colaborar efetivamente no processo, respeitando e valorizando as contribuições dos colegas. Ao final da atividade, a reescrita final do conto servirá como um produto de avaliação, evidenciando a evolução de suas ideias e a aplicação do feedback recebido. Exemplos de avaliação incluem a análise dos avanços na coesão narrativa e a criatividade demonstrada nas reinterpretações colaborativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização bem-sucedida dessa atividade incluem ferramentas básicas de escrita e materiais que estimulem a criatividade e a interação entre alunos. A utilização de um quadro branco ou flip chart é essencial para visualizar ideias colaborativamente durante as apresentações.

  • Cadernos e canetas para anotações.
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Materiais impressos sobre estrutura narrativa.

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