Cordel e Suas Tramas: Entendendo a Literatura de Cordel

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura de Cordel

Esta atividade explora a rica tradição da literatura de cordel, proporcionando aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva através de leitura coletiva, análise e debate. Os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo recebendo diferentes cordéis para ler e examinar seus elementos constitutivos, como estrutura, rima, temática e função social. Após a leitura e análise, cada grupo apresentará sua compreensão do cordel estudado, destacando os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. A atividade culmina com uma roda de debate, onde os alunos discutirão as diferenças e semelhanças entre os cordéis analisados, enfatizando as figuras de linguagem e os efeitos de sentido, alinhando-se à habilidade EF67LP38 da BNCC. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a literatura de cordel, destacando sua importância cultural e desenvolvendo habilidades analíticas nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade analítica dos alunos em relação às obras literárias, com um enfoque específico na literatura de cordel. Pretende-se que os alunos aprendam a identificar e analisar as figuras de linguagem e os efeitos de sentido que contribuem para a riqueza textual dos cordéis, compreendendo as nuances que diferenciam e conectam diversas obras dentro deste gênero. Além disso, visa-se promover uma apreciação da importância cultural da literatura de cordel no Brasil, estimulando o interesse e a valorização desta forma de arte popular.

  • Desenvolver a capacidade de análise literária focada em figuras de linguagem e efeitos de sentido.
  • Compreender a estrutura, rima, temática e função social da literatura de cordel.
  • Estimular a apreciação pela diversidade e riqueza cultural da literatura de cordel brasileira.
  • Promover habilidades de comunicação e articulação em debates e apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP38: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo da literatura de cordel brasileira, incluindo suas características estruturais, temáticas, e a funcionalidade social que permeia essa tradição literária. A análise focará em figuras de linguagem como metáforas, comparações e personificações, além dos efeitos de sentido que esses elementos trazem aos textos, e será complementada por uma compreensão do impacto cultural do cordel no Brasil.

  • Introdução à literatura de cordel: histórico e contexto cultural brasileiro.
  • Estrutura e elementos constitutivos do cordel (estrutura, rima, temática, função social).
  • Figuras de linguagem e efeitos de sentido na literatura de cordel.
  • Análise de cordéis: leitura coletiva e discussão em grupos.
  • Roda de debate: comparação entre os cordéis lidos, enfocando nas peculiaridades e similitudes.

Metodologia

A metodologia da atividade será baseada na interação ativa dos alunos através de leitura coletiva, análises grupal e debate orientado. Após uma breve introdução teórica, os alunos se dividirão em grupos para ler e analisar os cordéis, seguindo-se as apresentações de cada grupo. As discussões nas rodas de debates serão guiadas por questões preparadas previamente, estimulando a reflexão e comparação entre os textos analisados.

  • Leitura coletiva e análise em grupos dos cordéis selecionados.
  • Apresentação dos grupos sobre seus respectivos cordéis.
  • Realização de roda de debate focada na análise crítica das obras.
  • Uso de questionários para orientar a discussão e análise dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 4 horas, divididas em seis aulas de 40 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução ao tema e distribuição dos cordéis, seguida pela leitura e análise em grupo. As apresentações dos grupos e a roda de debate serão realizadas nas sessões subsequentes, permitindo a reflexão e comparação entre as diferentes obras.

  • Aula 1: Introdução ao cordel e distribuição dos textos.
  • Aula 2 e 3: Leitura e análise dos cordéis em grupos.
  • Aula 4: Preparação das apresentações dos grupos.
  • Aula 5: Apresentações dos grupos.
  • Aula 6: Roda de debate e conclusões da atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as leituras, análises, apresentações e debates. Consideraremos a compreensão demonstrada sobre as características dos cordéis, a habilidade de identificar e discutir figuras de linguagem e efeitos de sentido, assim como a capacidade de articulação durante a roda de debate. A contribuição individual e em grupo será valorizada, com feedbacks construtivos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão uma seleção de cordéis, um guia para o professor com informações sobre a literatura de cordel e sugestões de questionários para direcionar as análises e debates. Além disso, utilizaremos o espaço da sala para organizar a roda de debate de maneira que todos possam participar ativamente.

  • Coleção selecionada de literatura de cordel para leitura.
  • Guia do professor com informações sobre os cordéis e orientações para condução da atividade.
  • Questionários para orientação da análise e debate.
  • Espaço adequado para a realização da roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo