Esta atividade explora a rica tradição da literatura de cordel, proporcionando aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva através de leitura coletiva, análise e debate. Os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo recebendo diferentes cordéis para ler e examinar seus elementos constitutivos, como estrutura, rima, temática e função social. Após a leitura e análise, cada grupo apresentará sua compreensão do cordel estudado, destacando os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. A atividade culmina com uma roda de debate, onde os alunos discutirão as diferenças e semelhanças entre os cordéis analisados, enfatizando as figuras de linguagem e os efeitos de sentido, alinhando-se à habilidade EF67LP38 da BNCC. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a literatura de cordel, destacando sua importância cultural e desenvolvendo habilidades analíticas nos alunos.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade analítica dos alunos em relação às obras literárias, com um enfoque específico na literatura de cordel. Pretende-se que os alunos aprendam a identificar e analisar as figuras de linguagem e os efeitos de sentido que contribuem para a riqueza textual dos cordéis, compreendendo as nuances que diferenciam e conectam diversas obras dentro deste gênero. Além disso, visa-se promover uma apreciação da importância cultural da literatura de cordel no Brasil, estimulando o interesse e a valorização desta forma de arte popular.
O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo da literatura de cordel brasileira, incluindo suas características estruturais, temáticas, e a funcionalidade social que permeia essa tradição literária. A análise focará em figuras de linguagem como metáforas, comparações e personificações, além dos efeitos de sentido que esses elementos trazem aos textos, e será complementada por uma compreensão do impacto cultural do cordel no Brasil.
A metodologia da atividade será baseada na interação ativa dos alunos através de leitura coletiva, análises grupal e debate orientado. Após uma breve introdução teórica, os alunos se dividirão em grupos para ler e analisar os cordéis, seguindo-se as apresentações de cada grupo. As discussões nas rodas de debates serão guiadas por questões preparadas previamente, estimulando a reflexão e comparação entre os textos analisados.
A atividade terá duração total de 4 horas, divididas em seis aulas de 40 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução ao tema e distribuição dos cordéis, seguida pela leitura e análise em grupo. As apresentações dos grupos e a roda de debate serão realizadas nas sessões subsequentes, permitindo a reflexão e comparação entre as diferentes obras.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as leituras, análises, apresentações e debates. Consideraremos a compreensão demonstrada sobre as características dos cordéis, a habilidade de identificar e discutir figuras de linguagem e efeitos de sentido, assim como a capacidade de articulação durante a roda de debate. A contribuição individual e em grupo será valorizada, com feedbacks construtivos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Os recursos incluirão uma seleção de cordéis, um guia para o professor com informações sobre a literatura de cordel e sugestões de questionários para direcionar as análises e debates. Além disso, utilizaremos o espaço da sala para organizar a roda de debate de maneira que todos possam participar ativamente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula