Desvendando a Notícia: Concurso de Manchetes Criativas

Desenvolvida por: Aparec… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Análise Linguística/Semiótica, Produção de Textos

Nesta atividade, os alunos do 7º ano irão explorar a estrutura de diferentes notícias de jornais e sites, identificando elementos como manchetes, linha fina e corpo do texto. A análise crítica será incentivada ao distinguir opiniões, fatos e argumentos presentes nos textos. Posteriormente, cada aluno será desafiado a criar uma manchete e linha fina criativas para uma notícia fictícia, aplicando as técnicas discutidas durante a aula. Esta atividade não só aprimora a capacidade de análise e síntese dos estudantes, mas também promove a criatividade e a habilidade de comunicação. O propósito é desenvolver uma leitura crítica e perspicaz, promovendo a aplicação prática do conhecimento teórico em um exercício de produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam expandir as capacidades cognitivas dos alunos através da leitura e interpretação crítica de textos jornalísticos. A atividade pretende promover a análise detalhada da estrutura de uma notícia, incentivando os alunos a identificar e diferenciar os vários elementos que compõem os textos, como manchetes, linha fina e corpo da notícia. Outro objetivo é estimular a criatividade e a expressão escrita dos estudantes, desafiando-os a produzir suas próprias manchetes e linhas finas de forma inovadora e significativa. Este processo não só enriquece suas habilidades de leitura e escrita, mas também fortalece a compreensão das normas e convenções da linguagem jornalística.

  • Analisar a estrutura de notícias de jornal e sites.
  • Identificar e diferenciar elementos como manchetes, linha fina e corpo do texto.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de textos.
  • Estimular a criatividade na produção de textos jornalísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está fundamentado em práticas de leitura e análise crítica de textos, especialmente os jornalísticos. Alunos do 7º ano serão introduzidos às técnicas e estratégias de identificação dos elementos que compõem as notícias, como manchetes e linhas finas, e o impacto destes na construção do sentido do texto. O programa também promoverá uma discussão sobre o papel dos elementos linguístico-discursivos nas notícias. Este conteúdo visa proporcionar uma compreensão expandida sobre a comunicação escrita e a importância da clareza e objetividade na transmissão de informações através dos textos.

  • Leitura de diferentes tipos de notícias de jornais e sites.
  • Identificação de estruturas textuais em notícias: manchete, linha fina e corpo.
  • Análise crítica de textos e sua estrutura linguística.
  • Produção de elementos textuais criativos como manchetes e linhas finas.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade priorizam a interação ativa dos alunos com os textos, utilizando-se da abordagem prática mão na massa. A aula será dinâmica, iniciando com uma análise conjunta de notícias autênticas para identificar suas estruturas. Os alunos serão incentivados a discutir e debater em grupos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de negociação e respeito às diversas opiniões. Em seguida, cada aluno aplicará sua compreensão e criatividade ao criar manchetes e linhas finas próprias, integrando o conhecimento adquirido em uma produção original. Esta metodologia não só engaja os alunos em uma aprendizagem significativa, como também os encoraja a aplicar seu próprio julgamento crítico.

  • Análise coletiva de notícias reais.
  • Discussões e debates em grupos pequenos.
  • Produção individual de manchetes e linhas finas criativas.
  • Feedback peer-to-peer sobre as produções.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para ser realizado em uma aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para cada etapa da atividade. A aula será dividida em momentos de análise, discussão e produção, permitindo uma evolução natural do entendimento para a aplicação prática. Tempo será alocado para a reflexão e partilha coletiva dos resultados, incentivando o feedback entre pares. Esta estrutura timing ajustada é essencial para sustentar o engajamento e a eficiência do aprendizado dentro do período estabelecido.

  • Aula 1: Analisar notícias, discutir em grupos e criar manchetes originais.
  • Momento 1: Introdução e Análise de Estruturas de Notícias (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula contextualizando os alunos sobre a importância das notícias na sociedade. Distribua jornais e revistas e peça que os alunos analisem as manchetes, linhas finas e corpo das notícias. Oriente que observem como cada parte da notícia contribui para a transmissão da mensagem. Faça perguntas que estimulem a curiosidade, como ‘Qual manchete chamou mais atenção e por quê?’. Encoraje-os a compartilhar suas observações.

    Momento 2: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Incentive-os a discutir suas análises, identificando o que torna uma manchete eficaz. É importante que cada aluno participe da discussão, compartilhe opiniões e argumente suas ideias. Visite cada grupo para oferecer orientações, incentivando reflexões e garantindo o envolvimento de todos.

    Momento 3: Produção Individual de Manchetes Criativas (Estimativa: 15 minutos)
    Cada aluno deve criar uma manchete e linha fina para uma notícia fictícia de sua escolha, usando os aprendizados dos momentos anteriores. Disponibilize jornais e revistas para inspiração. É importante que as manchetes sejam criativas, mas também realistas e dentro do gênero jornalístico. Fique disponível para ajudar com ideias e incentivar a originalidade.

    Momento 4: Apresentação e Feedback entre Pares (Estimativa: 10 minutos)
    Forme duplas para que os alunos apresentem suas manchetes e recebam feedback. É essencial que o feedback seja construtivo e focado nos elementos textuais discutidos em aula. Oriente os alunos a serem respeitosos e incentivadores nas críticas, e observe se todos estão participando ativamente. Ofereça sugestões quando necessário para garantir que todos entendam os conceitos explorados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há condições ou deficiências específicas relatadas, concentre-se em criar um ambiente inclusivo assegurando que todos os alunos tenham acesso aos materiais, sejam jornais ou revistas, e que as discussões em grupo sejam organizadas de forma a incentivar a participação de todos, respeitando o tempo de fala. Ao circular pelos grupos e durante as apresentações, observe se há alunos que precisam de apoio extra e ofereça assistência com encorajamento. Use recursos audiovisuais, se disponíveis, para apoiar pontos chave e tornar o conteúdo mais acessível a diferentes estilos de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será diversificada e adaptável ao contexto da turma, e incluirá tanto a análise da produção textual quanto a participação nas discussões. Em uma avaliação formativa, será observado o envolvimento ativo dos alunos durante as discussões de grupo e sua capacidade de aplicar criticamente o que aprenderam na produção individual. Os critérios incluirão originalidade, coerência e compreensão dos elementos textuais. Exemplos práticos englobam revisões entre pares, onde os alunos oferecem feedback construtivo um ao outro sobre suas produções. Este processo de avaliação encoraja a autonomia e responsabilidade, além de proporcionar ao professor um insight sobre o entendimento dos alunos com relação ao conteúdo abordado.

  • Participação e envolvimento ativo nas discussões de grupo.
  • Originalidade e criatividade na criação de manchetes e linhas finas.
  • Adequação e compreensão dos elementos textuais identificados.
  • Capacidade de oferecer e receber feedback construtivo entre pares.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta aula visam facilitar o processo de análise e criação dos alunos, sem sobrecarregar o professor. Jornais, revistas e dispositivos digitais serão usados para acessar notícias atuais, permitindo uma comparação realista entre diferentes formatos. Quadro branco e marcadores apoiarão as atividades de grupo, enquanto os alunos terão acesso a papéis e canetas para esboçar suas manchetes. Incentiva-se também o uso de ferramentas tecnológicas acessíveis, como aplicativos de edição de texto, que reforçarão as competências digitais dos alunos enquanto desenham suas criações.

  • Jornais e revistas para análise.
  • Dispositivos digitais para acessar notícias online.
  • Quadro branco e marcadores para atividades de grupo.
  • Papel e canetas para esboçar manchetes e linhas finas.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, sabemos que os desafios diários são inúmeros. Contudo, garantir a inclusão e acessibilidade é essencial para promover uma experiência de aprendizagem enriquecedora a todos os alunos. Embora esta turma não apresente condições específicas, proponha estratégias práticas e econômicas para maximizar a inclusão. Considerar diferentes ritmos de aprendizagem, permitir discussões diversas e refletir sobre os diversos meios de apreender o conhecimento são fundamentais. Encoraje a participação de todos os alunos, criando um ambiente de sala de aula onde a contribuição de cada um é valorizada e experiências de vida diferentes são respeitadas.

  • Garantir que todos os alunos tenham acesso ao material necessário, sejam ele jornal ou digital.
  • Encorajar interações entre alunos para promover uma compreensão mútua e diversidade de abordagem.
  • Criar um espaço seguro e respeitoso onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas.

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