Detetives da Internet

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tecnologia e Escrita

Nesta atividade prática, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros 'detetives da internet', com o objetivo de mergulhar no universo dos textos noticiosos digitais. Através de uma abordagem lúdica e investigativa, os participantes serão incentivados a explorar, de maneira crítica, como os hiperlinks funcionam dentro da estrutura dos textos online, adicionando camadas de informação e promovendo uma experiência de leitura hipertextual. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma curadoria de artigos de notícias atuais, que deverão ser analisados sob a perspectiva da relevância e impacto dos hiperlinks inclusos. Esta fase de análise servirá de base para a parte prática mais criativa, onde cada grupo criará um texto noticioso digital, incorporando hiperlinks que aprofundem e expandam a narrativa proposta. A atividade culminará em uma discussão em sala sobre as descobertas e insights adquiridos, e como a escrita hipertextual enriquece a comunicação digital atual.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é dobrado: em primeiro lugar, visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre as características dinâmicas dos textos digitais, especificamente no que tange ao uso de hiperlinks em artigos noticiosos online. Através da análise critica e criação de conteúdo, os estudantes serão capazes de perceber como os hiperlinks podem enriquecer um texto, oferecendo ao leitor caminhos adicionais de exploração e compreensão. Em segundo lugar, esta atividade pretende estimular habilidades de pesquisa, leitura crítica e escrita criativa, fundamentais na formação de cidadãos conscientes e ativos na era digital.

  • Compreender o funcionamento dos hiperlinks em textos digitais
  • Analisar o impacto dos hiperlinks na expansão da narrativa noticiosa
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa, incorporando hiperlinks de maneira efetiva
  • Fomentar a leitura crítica de textos digitais
  • Promover o trabalho em equipe e a discussão construtiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.
  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está desenhado para levar os alunos a uma imersão nos princípios da mídia digital, com ênfase na escrita hipertextual. A atividade conduzirá os estudantes por um entendimento prático de como hiperlinks atuam enriquecendo textos noticiosos, possibilitando uma narrativa não linear e interativa. Esse conhecimento será solidificado através da prática de criar conteúdo digital que utilize hiperlinks de maneira eficaz, ajudando a desenvolver habilidades de leitura crítica e escrita adaptadas ao século XXI.

  • Estrutura e função dos hiperlinks em textos digitais
  • Leitura crítica de textos noticiosos online
  • Escrita criativa e hipertextual
  • Colaboração e discussão crítica em equipe
  • Princípios de ética digital e cidadania online

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade transforma o processo de aprendizado em uma experiência divertida e envolvente. Grupos de alunos atuarão como 'detetives', investigando textos noticiosos e explorando o uso de hiperlinks. A fase de criação de um texto noticioso digital com hiperlinks permite que aplicam conceitos aprendidos de maneira prática, promovendo também o desenvolvimento de habilidades digitais. A discussão em classe sobre os achados e a reflexão crítica sobre o uso de tecnologia na comunicação moderna são fundamentais para consolidar o aprendizado.

  • Análise de textos noticiosos com hiperlinks
  • Criação colaborativa de textos noticiosos digitais
  • Discussões em grupo para troca de insights
  • Reflexão conjunta sobre a importância da escrita hipertextual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 120 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de hiperlinks em textos noticiosos digitais e começarão a análise dos artigos. A segunda aula será dedicada à criação dos textos noticiosos pelos alunos e posterior discussão sobre os trabalhos realizados.

  • Aula 1: Introdução aos hiperlinks e análise de textos noticiosos
  • Aula 2: Criação de texto noticioso digital e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de analisar criticamente os textos noticiosos online, identificando e discutindo o papel dos hiperlinks em expandir a narrativa. Além disso, será considerada a criatividade e coesão na inserção dos hiperlinks em seus próprios textos noticiosos digitais. A capacidade de trabalhar em equipe, a participação nas discussões e a reflexão sobre o impacto dos hiperlinks na comunicação também serão critérios avaliativos. A avaliação será formativa, com feedback construtivo, visando ao desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet, para que os alunos possam pesquisar e analisar textos noticiosos online. Além disso, será utilizado um software de edição de texto que permita a inserção de hiperlinks. Materiais de apoio como slides explicativos sobre o funcionamento e a importância dos hiperlinks em textos digitais serão disponibilizados pelo professor.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Software de edição de texto (como Google Docs)
  • Slides ou materiais impressos sobre hiperlinks e escrita hipertextual
  • Lista curada de artigos noticiosos online para análise

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo