Fazenda em Debate: Analisando Opiniões

Desenvolvida por: Layla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos, Artigo de opinião

A atividade 'Fazenda em Debate: Analisando Opiniões' foi projetada para trabalhar diversas competências em Língua Portuguesa para os alunos do 7º ano. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de desenvolver uma leitura crítica por meio da análise de diferentes argumentos e opiniões, além de praticar a produção de textos dissertativos de opinião. A atividade inicia-se com uma introdução ao tema, seguida de uma sessão em que os alunos buscarão artigos e opiniões na biblioteca escolar. Em rodas de debate, discutirão e analisarão os diversos argumentos apresentados, incentivando o respeito às diferentes opiniões e a participação ativa. Aproximando o conteúdo à prática, cada aluno será desafiado a escrever seu próprio artigo de opinião sobre a temática da vida na escola fazenda, o que permitirá não apenas a prática da escrita argumentativa, mas também a reflexão sobre sua realidade escolar. A atividade culmina com a análise mútua dos textos criados, possibilitando que os alunos não apenas exercitem a crítica construtiva, mas também aperfeiçoem suas habilidades de escrita ao receberem feedback dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade possui objetivos claros de desenvolver uma leitura crítica e expressar opiniões fundamentadas. Promove habilidades como a capacidade de análise de textos argumentativos e a elaboração de artigos de opinião, fundamentais para a formação de um pensamento crítico nos alunos. Encoraja-se um ambiente de respeito mútuo através do debate e da validação das diversas perspectivas apresentadas, realçando a importância das habilidades sociais no processo de aprendizagem.

  • Desenvolver a leitura crítica nas análises de argumentos e opiniões.
  • Estimular a produção de textos dissertativos de opinião.
  • Incentivar o debate respeitoso e a análise crítica entre pares.
  • Fomentar a habilidade de expressar e articular opiniões de forma coerente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
  • EF07LP02: Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.
  • EF07LP14: Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange uma análise crítica de textos, identificação de diferentes estilos editoriais e a prática de produção de textos opinativos. Os alunos explorarão a modalidade argumentativa através da comparação de opiniões e reportagens, além de experimentar a produção escrita. O currículo é projetado para alinhar as experiências dos alunos às competências indicadas pela BNCC, promovendo uma abordagem interligada entre teoria e prática ao longo das sessões.

  • Análise crítica de propostas editoriais.
  • Identificação de estratégias de argumentação.
  • Produção de artigos de opinião.
  • Discussão comparativa de diferentes reportagens e opiniões.

Metodologia

A metodologia adotada neste plano de aula busca maximizar o engajamento dos alunos por meio de metodologias ativas. A aula expositiva inicial apresenta o contexto necessário. Na sala de aula invertida, os alunos exploram autonomamente materiais no ambiente escolar. As rodas de debate proporcionam um espaço dinâmico para troca de ideias e apropriação de conceitos discutidos. As atividades mão-na-massa permitem a aplicação prática dos conceitos aprendidos, incentivando a autonomia e criatividade dos alunos.

  • Aula expositiva introdutória.
  • Atividade de sala de aula invertida para busca de artigos.
  • Roda de debate para discussão de opiniões.
  • Atividades mão-na-massa para produção de textos e revisões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de cinco aulas distribui as atividades de forma a otimizar a aprendizagem e promover a variedade metodológica. A progressão das aulas, desde exposições até atividades práticas, garante um equilíbrio entre a instrução dirigida e o trabalho autônomo dos alunos. O planejamento permite que cada aula desempenhe um papel fundamental na construção contínua de habilidades, culminando em uma atividade prática onde os alunos aplicam seus conhecimentos de maneira criativa.

  • Aula 1: Introdução ao tema e análise de conceitos fundamentais para a escrita argumentativa.
  • Momento 1: Boas-vindas e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e contextualizando o tema do debate e da escrita argumentativa. É importante que você explique brevemente a relevância da análise crítica de opiniões e como isso se relaciona com a vida na escola fazenda. Permita que os alunos façam perguntas iniciais para clarear dúvidas sobre os objetivos da aula.

    Momento 2: Explicação dos Conceitos Fundamentais (Estimativa: 15 minutos)
    Explique os principais conceitos da escrita argumentativa, como tese, argumentos, contra-argumentos e conclusão. Utilize exemplos práticos e familiares aos alunos para ilustrar cada conceito. Observe se todos os alunos estão acompanhando e faça pequenas pausas para perguntas. Incentive a participação ativa perguntando sobre exemplos de argumentos que eles já ouviram ou leram.

    Momento 3: Discussão Guiada em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em duplas para discutirem um artigo de opinião breve que você tenha preparado anteriormente, relacionado ao tema escola fazenda. Circule pela sala, escute as discussões e forneça orientações quando necessário. Permita que cada dupla apresente um argumento ou tese que discutiu. Avalie a participação dos alunos durante as discussões e ofereça feedback.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Reuna a turma para uma discussão coletiva, onde cada dupla compartilha seus principais insights. É importante que todos os alunos tenham espaço para expressar suas opiniões, então gerencie o tempo de fala para garantir essa oportunidade. Incentive o respeito e a escuta ativa entre os colegas. Avalie como eles estão articulando suas ideias e forneça feedback geral sobre o uso de argumentos.

    Momento 5: Reflexão Final e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma breve reflexão sobre o que foi aprendido e como esses conceitos serão aplicados nas atividades futuras. Pergunte aos alunos o que mais os surpreendeu ou se houve alguma dificuldade ao entender os conceitos. Planeje, junto aos alunos, como eles vão prosseguir com o estudo na próxima aula. Faça uma breve avaliação de saída pedindo que escrevam uma frase sobre uma coisa nova que aprenderam hoje.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, use ajudas visuais como quadros e mapas conceituais durante as explicações, de modo a manter o foco. Dê instruções claras e divida tarefas complexas em passos menores. Para alunos socioeconomicamente desfavorecidos, assegure que todos tenham acesso a materiais fundamentais, como cópias impressas dos artigos a serem discutidos. Tenha um ambiente inclusivo e receptivo para que eles se sintam confortáveis em participar. Solicitar apoio da coordenação escolar para checar a disponibilidade de recursos necessários pode ser uma estratégia adicional para inclusão desses alunos.

  • Aula 2: Pesquisa e coleta de artigos e opiniões na biblioteca, utilizando a metodologia de sala de aula invertida.
  • Momento 1: Preparação para a Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando com os alunos os conceitos de argumento e opinião, destacando a importância de buscar informações de fontes confiáveis. Explique brevemente o objetivo da atividade e como a metodologia de sala de aula invertida será utilizada para a pesquisa na biblioteca. Incentive os alunos a levantar questões que desejam explorar durante a busca dos artigos.

    Momento 2: Organização e Estratégias de Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos sobre como utilizar o acervo da biblioteca para buscar artigos e opiniões relacionados ao tema 'vida na escola fazenda'. Apresente estratégias de pesquisa, como a definição de palavras-chave. Divida a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada um a tarefa de buscar artigos sobre subtemas específicos. Observe se todos os grupos compreenderam as instruções e estão prontos para a atividade de pesquisa.

    Momento 3: Pesquisa na Biblioteca (Estimativa: 25 minutos)
    Leve os alunos à biblioteca e permita que explorem os materiais disponíveis. É importante que você circule entre os grupos para oferecer apoio, esclarecer dúvidas e estimular a autonomia dos alunos, evitando interferir diretamente na escolha dos artigos. Avalie a capacidade dos alunos de aplicarem as estratégias de pesquisa discutidas e a qualidade das informações selecionadas.

    Momento 4: Discussão Inicial e Compartilhamento de Descobertas (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos de volta à sala de aula e permita que cada grupo compartilhe brevemente as informações e opiniões que descobriram. Incentive-os a destacar os argumentos que consideraram mais relevantes ou surpreendentes. Avalie a capacidade dos alunos de sintetizar e articular as ideias principais que encontraram.

    Momento 5: Reflexão e Planejamento para a Próxima Aula (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve sessão de reflexão sobre as dificuldades ou surpresas encontradas durante a pesquisa. Pergunte aos alunos como eles planejam utilizar as informações coletadas nos próximos debates e na produção de seus artigos de opinião. Recolha uma frase de cada aluno sobre o aprendizado do dia.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, mantenha um ambiente organizado e minimize distrações durante a pesquisa, definindo etapas claras e auxiliando na gestão de tempo. Considere o uso de checklists para ajudar na organização dos passos a serem seguidos. Para os alunos com pouca participação por fatores socioeconômicos, assegure que o transporte até a biblioteca, se necessário, e o acesso aos materiais de pesquisa sejam adequados. Utilize estratégias de apoio, como fornecer exemplos de como buscar informações ou fazer anotações, e certifique-se de que todos os alunos tenham suporte necessário para completar a tarefa com sucesso.

  • Aula 3: Discussão em roda de debate sobre os artigos e opiniões coletados, enfatizando a importância de cada argumento.
  • Momento 1: Abertura e Relembrar o Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando as descobertas dos artigos e opiniões que foram coletados na aula anterior. Pergunte aos alunos sobre as principais ideias que encontraram e incentive uma breve discussão inicial. É importante que os alunos se sintam à vontade para compartilhar. Permita que façam perguntas ou levantem questões que não compreenderam completamente.

    Momento 2: Organização da Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo ou semicírculo no espaço da sala. Explique as regras básicas do debate, enfatizando a importância do respeito às opiniões alheias e à escuta ativa. Distribua os papéis entre os alunos: alguns serão debatedores ativos e outros atuarão como observadores críticos. Instrua os observadores a tomarem notas sobre os argumentos discutidos para uma reflexão posterior.

    Momento 3: Debate Guiado (Estimativa: 25 minutos)
    Inicie o debate guiando as discussões entre os grupos de estudantes em torno dos temas identificados anteriormente. Incentive alunos a defenderem seus pontos de vista com base nos artigos encontrados, sempre fazendo referência aos argumentos. É importante que você modere a discussão para garantir que todos tenham a oportunidade de falar. Ajude a manter o foco e ofereça intervenções quando o debate sair do tema principal.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma reflexão final sobre o debate, solicitando que os observadores compartilhem suas anotações e insights. Permita que os alunos expressem o que aprenderam sobre a importância dos argumentos e como a troca de opiniões pode enriquecer o entendimento de um tema. Reúna todos os comentários relevantes e finalize destacando como a prática de debater pode ser útil em sua vida diária. Avalie o envolvimento dos alunos e forneça feedback sobre sua participação e articulação de ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, mantenha a estrutura do debate clara e previsível, com regras bem definidas e lembretes visuais. Dê instruções concisas e certifique-se de que entendem os procedimentos do debate. Permita que façam anotações estruturadas para ajudar na concentração. Para alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, assegure que tenham acesso ao mesmo nível de preparação dos demais. Incentive a participação positiva elogiando contribuições, mesmo que breves, e fornecendo apoio antes e após o debate para aumentar a confiança.

  • Aula 4: Produção de artigos de opinião sobre a vida escolar, com ênfase em habilidades de escrita expressiva.
  • Momento 1: Introdução à Produção de Artigos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula contextualizando a atividade de hoje: a produção de artigos de opinião sobre a vida escolar. Explique brevemente a importância de usar habilidades de escrita expressiva na construção de um texto persuasivo e introduza os principais elementos que devem compor o artigo. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas ideias iniciais sobre o tema.

    Momento 2: Planejamento do Artigo (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a planejarem seus artigos delineando a estrutura básica: introdução com a tese, desenvolvimento com argumentos e contra-argumentos, e conclusão. Incentive-os a pensar nos pontos principais que desejam abordar e a formatar um esboço breve. Observe as abordagens dos alunos e forneça sugestões para fortalecer seus argumentos. Avalie o planejamento considerando a organização das ideias e a capacidade de argumentação.

    Momento 3: Escrita Individual do Artigo (Estimativa: 25 minutos)
    Incentive os alunos a começarem a escrever seus artigos de opinião. Remarque que este é um momento de escrita expressiva, onde devem articular seus argumentos de forma clara e persuasiva. Circule pela sala, auxiliando os alunos que encontrem dificuldades e garanta que todos estão engajados na tarefa. Avalie a coesão e coerência do texto durante a escrita, prestando atenção especial às teses e conclusões apresentadas.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que alguns alunos compartilhem suas redações ou partes delas com a turma. Inverta os papéis e promova uma discussão rápida sobre as diferentes abordagens utilizadas na produção dos textos. Incentive o feedback construtivo e discuta pontos como clareza das teses, força dos argumentos e originalidade das ideias. Avalie a participação e a capacidade dos alunos em oferecer críticas construtivas e sugestões de melhoria.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, sugira o uso de listas de verificação para ajudá-los a acompanhar o processo de escrita e manterem-se organizados. Dê pausas frequentes e ofereça orientações claras e diretas. Para os alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, assegure que todos tenham papel e caneta suficientes e ofereça apoio extra para ajudar na formatação dos esboços dos artigos. Crie um ambiente de sala de aula acolhedor e flexível que promova a confiança e incentive todos os alunos a compartilharem suas ideias, respeitando suas particularidades e ritmos de aprendizagem.

  • Aula 5: Análise mútua dos artigos produzidos, promovendo feedback construtivo e debate crítico.
  • Momento 1: Introdução à Análise Mútua (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando a proposta do dia: a análise mútua dos artigos produzidos pelos alunos. Explique a importância do feedback construtivo e como ele pode melhorar a habilidade de escrita de cada aluno. Garanta que todos compreendam o objetivo principal, que é o desenvolvimento da crítica construtiva e de habilidades de argumentação.

    Momento 2: Troca de Artigos e Leitura Crítica (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a trocarem seus artigos com um colega, de preferência alguém que ainda não tenha discutido o texto anteriormente. Dê tempo para que leiam o artigo do colega com atenção. Informe que eles devem identificar os pontos fortes e os aspectos que podem ser melhorados, anotando suas observações. Circule pela sala para verificar se todos estão engajados na leitura e prestando atenção nos detalhes.

    Momento 3: Feedback em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Após a leitura, oriente as duplas a discutirem seus feedbacks entre si. É importante que o professor incentive a comunicação respeitosa, destacando sempre os pontos positivos antes das sugestões de melhoria. Circule pela sala para assistir a interação entre os alunos, fornecendo intervenções quando necessário. Avalie o entendimento dos alunos sobre o processo de feedback e seu engajamento.

    Momento 4: Discussão Coletiva dos Aprendizados (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna todos para uma discussão coletiva sobre o que aprenderam durante o processo de análise mútua. Permita que os alunos compartilhem percepções surpreendentes e dificuldades encontradas ao tentar dar feedback. Incentive a troca de experiências e a discussão sobre como diferentes opiniões contribuíram para uma nova perspectiva sobre os próprios textos. Avalie como os alunos aplicaram o feedback recebido para melhorar a sua produção.

    Momento 5: Reflexão e Avaliação Final (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula solicitando aos alunos uma reflexão escrita breve sobre o processo de analisar e receber feedback. Eles devem escrever uma ou duas frases sobre como pretendem aplicar o feedback recebido em seus futuros trabalhos. Recolha as reflexões para avaliar a autocrítica e o planejamento individual de cada estudante. Dê feedback final sobre o desempenho durante a aula e agradeça pela participação ativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, forneça a possibilidade de trocarem os textos em etapas claras e com uma comunicação acessível. Use recursos visuais como cartões de feedback para facilitar a organização das ideias. Crie um ambiente que apoie pausas frequentes, permitindo que levantem de suas cadeiras de forma controlada caso necessário, para auxiliar na concentração. Para alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, tenha certeza de que todos os alunos tenham acesso ao material necessário para participar plenamente dos momentos. Considere a criação de um caderno de feedback coletivo onde todos os alunos contribuam e possam ver os feedbacks uns dos outros, promovendo um ambiente de igualdade onde todos são ouvidos.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo e diversificado, abrangendo avaliações formativas e somativas. Primeiramente, durante as rodas de debate, a participação ativa dos alunos será observada para avaliar a capacidade de expressar e defender opiniões. Na etapa de produção de textos, a clareza, coerência e criatividade serão os principais critérios de avaliação. Feedbacks construtivos e formativos são propostos nas análises mútuas dos artigos, onde os colegas analisarão os textos uns dos outros, oferecendo sugestões e críticas construtivas para melhoras. Para os alunos com TDAH ou fatores socioeconômicos limitantes, adaptações nos critérios de avaliação, como tempo adicional para tarefas ou avaliações orais, estarão disponíveis. Cada estratégia de avaliação é desenhada para fornecer um feedback valioso e formativo que apoie o contínuo crescimento dos alunos

  • Avaliação formativa durante os debates.
  • Análise de clareza e coerência dos artigos de opinião.
  • Feedback construtivo baseado nas análises mútuas dos artigos.

Materiais e ferramentas:

Apesar da proibição do uso de dispositivos digitais, a atividade utilizará uma ampla variedade de recursos didáticos. A biblioteca escolar, dotada de livros e artigos impressos, será um recurso central para as atividades de pesquisa na sala de aula invertida. Materiais impressos e textos de apoio servem como fontes ricas de referência acadêmica e prática para os alunos. Esses recursos auxiliares serão essenciais para a exploração do conteúdo, garantindo uma experiência de aprendizagem rica e completa, sem a dependência de tecnologias digitais.

  • Acesso à biblioteca escolar para consulta de livros e artigos impressos.
  • Textos de apoio e material impresso para leitura crítica.
  • Folhas e cadernos para anotações e produção de textos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em suas rotinas diárias, mas é essencial promover um ambiente inclusivo para todos os alunos. Para atender alunos com TDAH, atividades de curta duração e transições claras entre tarefas podem ser utilizadas para ajudar com a concentração. Oferecer pausas frequentes e listas de verificação para tarefas pode ser eficaz. Para alunos que sofrem com questões socioeconômicas, a criação de um espaço de apoio e reforço escolar dentro da própria escola pode ser benéfico. Mercados de troca de livros são também uma estratégia econômica para garantir materiais acessíveis a todos. Incentivar a comunicação entre alunos e famílias pode ajudar os professores a entender melhor as necessidades de cada estudante. Flexibilidade no prazo para entrega de tarefas ou fornecimento de materiais impressos pode contribuir muito para a inclusão e igualdade no processo educacional.

  • Adaptações nas atividades para alunos com TDAH, como pausas frequentes.
  • Criação de espaço na escola para apoio a alunos com restrições socioeconômicas.
  • Troca de livros e materiais impressos como estratégia de equidade.
  • Flexibilidade nos prazos de entrega para apoiar alunos com dificuldades.

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