Esta atividade propõe que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se envolvam ativamente na pesquisa, análise e discussão sobre escritores negros brasileiros e suas obras significativas. Divididos em grupos, os alunos serão responsáveis por escolher um autor e uma de suas obras para explorar mais profundamente. Cada grupo criará uma seção dedicada a esse autor no 'Jornal Literário Afro-Brasileiro' da classe. Esta seção incluirá uma biografia concisa do escritor, um resumo da obra selecionada, e uma crítica literária escrita pelos alunos, enfatizando a relevância da obra dentro do espectro da literatura afro-brasileira. O objetivo é produzir um jornal literário que será compartilhado em formato impresso e online, encorajando o apreço e o diálogo sobre as obras e opiniões relacionadas, enquanto promove uma postura ética e de respeito. Esta atividade integra conhecimentos de literatura, história e ética, ao mesmo tempo que desenvolve as competências de pesquisa, crítica literária, trabalho em equipe e comunicação dos alunos.
Esta atividade tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização de escritores negros brasileiros e suas contribuições para a literatura, além de desenvolver habilidades de pesquisa, leitura crítica, interpretação, escrita criativa e colaboração. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre a diversidade cultural e a importância da representatividade na literatura. Ao realizar esta atividade, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de análise literária, fortaleçam suas habilidades de pesquisa e escrita, e desenvolvam uma compreensão mais aprofundada da literatura afro-brasileira e seu papel no panorama cultural do país.
O conteúdo programático incluirá um estudo dirigido sobre a literatura afro-brasileira, focando na vida, obra e relevância de escritores negros no contexto literário nacional. Além do mais, a atividade abrangerá técnicas de pesquisa, leitura crítica, e escrita jornalística literária, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para análise e produção de conteúdos relacionados.
Utilizaremos metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, para engajar os alunos no processo de aprendizado de forma significativa. A atividade 'mão-na-massa' permitirá que os alunos se envolvam diretamente com o material, pesquisa e produção do jornal, promovendo um aprendizado contextualizado. Grupos serão formados para facilitar a pesquisa colaborativa e a troca de ideias. As etapas do projeto serão claramente definidas para guiar os alunos através da pesquisa, escrita e revisão dos textos, culminando na montagem e compartilhamento do jornal literário.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciarão as pesquisas. A segunda aula será dedicada à escrita dos textos para o jornal. Na última aula, os alunos finalizarão a edição do jornal e o compartilharão com a classe e a escola.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade do conteúdo criado (incluindo pesquisa, escrita e crítica), e na colaboração entre os membros do grupo. Serão avaliados a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e coerência da escrita, a originalidade e relevância da análise crítica, e o respeito e ética na representação dos temas. Feedback construtivo será dado com o objetivo de estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo dos alunos.
Para essa atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação e design do jornal, impressora para a versão física do jornal, e plataformas online para compartilhamento do jornal digital. Além disso, materiais de referência sobre literatura afro-brasileira e técnicas de jornalismo literário serão disponibilizados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula