Nesta atividade lúdico-educativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no universo da leitura de uma maneira divertida e desafiadora: através de uma caça ao tesouro na biblioteca da escola. Divididos em equipes, eles seguirão pistas que os levarão a diferentes livros. Em cada livro, uma nova pista envolvendo a identificação de referências a outros textos, personagens ou temas será o desafio. A habilidade de tomar notas será essencial, pois a cada descoberta, os alunos deverão anotar informações relevantes para compartilhar com os colegas e avançar na caça. Esta atividade enfatiza a importância da cooperação, aprimora a capacidade de pesquisa e interpretação de textos, e promove uma análise literária que abrange diferentes manifestações artísticas.
O principal objetivo desta atividade é promover a habilidade dos alunos de analisar relações intertextuais entre obras literárias e outras manifestações artísticas, além de aprimorar a prática de tomar notas de maneira eficaz. Almeja-se, também, estimular o prazer pela leitura, o espírito de cooperação entre os alunos e a capacidade de pesquisa e interpretação de textos literários. Por meio dessa experiência lúdica, espera-se que os alunos desenvolvam uma percepção mais aguçada das múltiplas dimensões que os textos literários podem apresentar, além de um apreço pela riqueza e diversidade das formas de expressão artística.
Esta atividade engloba a análise de textos literários, enfatizando as conexões intertextuais entre diversos tipos de arte, como literatura, cinema e teatro. Desenvolverá também a capacidade dos alunos em tomar notas eficientes, essencial para o estudo e a compreensão de textos. A cooperação e o desenvolvimento de estratégias de pesquisa serão habilidades fundamentais trabalhadas ao longo das aulas.
Utilizaremos uma metodologia ativa, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. A caça ao tesouro, realizada na biblioteca, oferecerá desafios que exigirão pesquisa, cooperação e análise crítica. A dinâmica será orientada de modo que cada equipe deve descobrir pistas, decifrá-las e relacioná-las com outros textos, utilizando a tomada de notas como ferramenta essencial. Esta abordagem prática visa criar um ambiente estimulante e agradável, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências essenciais.
A atividade será realizada em seis aulas de 50 minutos, abrangendo a apresentação da atividade, a execução da caça ao tesouro, o trabalho em equipe para a tomada de notas, e a análise e debate sobre as descobertas feitas.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das notas tomadas durante a atividade, na capacidade de estabelecer relações intertextuais e na contribuição para o debate final. Serão avaliados tanto o desempenho individual quanto o trabalho em equipe. Cada equipe apresentará um portfólio com as notas e as análises realizadas, que será usado como base para a avaliação. Este material permitirá avaliar a compreensão dos textos, a capacidade de análise e de síntese, além do trabalho cooperativo. Exemplos de boas práticas e descobertas significativas serão compartilhados e discutidos, visando um feedback construtivo.
Para realizar a atividade, utilizaremos livros da biblioteca escolar como recurso principal. Além disso, forneceremos fichas para a tomada de notas e mapas da biblioteca com locais das pistas marcadas. Serão empregados, também, recursos digitais, como tablets ou notebooks, caso necessário, para pesquisas complementares. Este conjunto de recursos é pensado para apoiar os alunos no processo de descoberta, análise e compartilhamento de informações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula