Mistérios da Biblioteca: Uma Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação Textual e Análise Literária

Nesta atividade lúdico-educativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no universo da leitura de uma maneira divertida e desafiadora: através de uma caça ao tesouro na biblioteca da escola. Divididos em equipes, eles seguirão pistas que os levarão a diferentes livros. Em cada livro, uma nova pista envolvendo a identificação de referências a outros textos, personagens ou temas será o desafio. A habilidade de tomar notas será essencial, pois a cada descoberta, os alunos deverão anotar informações relevantes para compartilhar com os colegas e avançar na caça. Esta atividade enfatiza a importância da cooperação, aprimora a capacidade de pesquisa e interpretação de textos, e promove uma análise literária que abrange diferentes manifestações artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a habilidade dos alunos de analisar relações intertextuais entre obras literárias e outras manifestações artísticas, além de aprimorar a prática de tomar notas de maneira eficaz. Almeja-se, também, estimular o prazer pela leitura, o espírito de cooperação entre os alunos e a capacidade de pesquisa e interpretação de textos literários. Por meio dessa experiência lúdica, espera-se que os alunos desenvolvam uma percepção mais aguçada das múltiplas dimensões que os textos literários podem apresentar, além de um apreço pela riqueza e diversidade das formas de expressão artística.

  • Desenvolver habilidades de análise literária intertextual.
  • Praticar a tomada de notas eficaz durante o processo de pesquisa.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Promover o interesse e o prazer pela leitura.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa e interpretação de textos.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba a análise de textos literários, enfatizando as conexões intertextuais entre diversos tipos de arte, como literatura, cinema e teatro. Desenvolverá também a capacidade dos alunos em tomar notas eficientes, essencial para o estudo e a compreensão de textos. A cooperação e o desenvolvimento de estratégias de pesquisa serão habilidades fundamentais trabalhadas ao longo das aulas.

  • Análise de textos literários
  • Intertextualidade entre diferentes manifestações artísticas
  • Prática de tomada de notas
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Pesquisa e interpretação de textos

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. A caça ao tesouro, realizada na biblioteca, oferecerá desafios que exigirão pesquisa, cooperação e análise crítica. A dinâmica será orientada de modo que cada equipe deve descobrir pistas, decifrá-las e relacioná-las com outros textos, utilizando a tomada de notas como ferramenta essencial. Esta abordagem prática visa criar um ambiente estimulante e agradável, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências essenciais.

  • Divisão dos alunos em equipes
  • Caça ao tesouro com pistas baseadas em obras literárias
  • Uso de fichas para tomada de notas
  • Discussões em grupo para compartilhar descobertas
  • Debate final sobre as experiências e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em seis aulas de 50 minutos, abrangendo a apresentação da atividade, a execução da caça ao tesouro, o trabalho em equipe para a tomada de notas, e a análise e debate sobre as descobertas feitas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação das equipes.
  • Aula 2 e 3: Início da caça ao tesouro na biblioteca.
  • Aula 4 e 5: Continuação da caça ao tesouro e tomada de notas.
  • Aula 6: Análise das descobertas e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das notas tomadas durante a atividade, na capacidade de estabelecer relações intertextuais e na contribuição para o debate final. Serão avaliados tanto o desempenho individual quanto o trabalho em equipe. Cada equipe apresentará um portfólio com as notas e as análises realizadas, que será usado como base para a avaliação. Este material permitirá avaliar a compreensão dos textos, a capacidade de análise e de síntese, além do trabalho cooperativo. Exemplos de boas práticas e descobertas significativas serão compartilhados e discutidos, visando um feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, utilizaremos livros da biblioteca escolar como recurso principal. Além disso, forneceremos fichas para a tomada de notas e mapas da biblioteca com locais das pistas marcadas. Serão empregados, também, recursos digitais, como tablets ou notebooks, caso necessário, para pesquisas complementares. Este conjunto de recursos é pensado para apoiar os alunos no processo de descoberta, análise e compartilhamento de informações.

  • Livros da biblioteca escolar
  • Fichas para tomada de notas
  • Mapas da biblioteca
  • Tablets ou notebooks (se disponível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo