A atividade 'Notícia em Mãos: da Sala para o Mundo' utiliza a metodologia de sala de aula invertida para capacitar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a compreender e enfrentar os desafios de transmitir informações relevantes da comunidade através de diferentes meios de comunicação. Os alunos deverão antecipadamente escolher um fato relevante e, durante a aula, planejar em grupos como noticiar esse fato em formatos diversos, como jornal, rádio e vídeo. Utilizando dispositivos móveis, eles terão a oportunidade de realizar entrevistas, capturar imagens e gravar eventos. Ao final da atividade, os grupos apresentarão seus planos e avaliarão os desafios e características específicas de cada mídia empregada.
A proposta busca aprimorar as habilidades comunicativas dos alunos, desenvolvendo a capacidade de planejar e estruturar textos jornalísticos em diferentes mídias. O foco é promover o senso crítico e a habilidade de comparar informações sobre um mesmo fato, reforçando a importância da confiabilidade das fontes. Além disso, busca-se explorar o uso consciente de recursos linguístico-discursivos para a criação de narrativas coerentes e eficazes.
O conteúdo programático desta atividade foca no domínio das técnicas jornalísticas básicas, abordando desde a escolha do fato relevante até as especificidades da produção para diferentes mídias. Os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades comunicativas e de análise crítica ao explorar o impacto das diferentes mídias na transmissão de informações.
A atividade utiliza a sala de aula invertida para estimular a autonomia e a proatividade dos estudantes. Os alunos devem realizar pesquisas preliminares antes do encontro presencial, facilitando a discussão e a colaboração em grupo durante a aula. Esta abordagem valoriza a interação e crítica sobre as diferentes formas de comunicação e suas características.
O cronograma da atividade está planejado para duas aulas de 60 minutos, permitindo aos alunos explorar cada etapa da produção jornalística em diferentes mídias. A primeira aula foca no planejamento e pesquisa, enquanto a segunda se concentra na apresentação e discussão dos desafios enfrentados em cada mídia.
A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade. Critérios como a organização do plano, a criatividade nas abordagens para diferentes mídias e a qualidade das produções serão considerados. Além disso, será avaliado o entendimento dos alunos sobre a confiabilidade das fontes e a eficácia na utilização de recursos linguísticos. Por exemplo, um grupo que consegue apresentar uma notícia no formato de rádio com clareza e envolvimento demonstrará domínio do conteúdo e será valorizado nessas competências.
Os recursos para esta atividade incluem dispositivos móveis como smartphones para registro de eventos, aplicativos de gravação de áudio e vídeo, além de acesso à internet para pesquisa de informações. Materiais impressos e digitais orientarão os alunos no planejamento das notícias de modo a garantir um aprendizado integrado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula