Notícia em Mãos: da Sala para o Mundo

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de notícias em diferentes mídias

A atividade 'Notícia em Mãos: da Sala para o Mundo' utiliza a metodologia de sala de aula invertida para capacitar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a compreender e enfrentar os desafios de transmitir informações relevantes da comunidade através de diferentes meios de comunicação. Os alunos deverão antecipadamente escolher um fato relevante e, durante a aula, planejar em grupos como noticiar esse fato em formatos diversos, como jornal, rádio e vídeo. Utilizando dispositivos móveis, eles terão a oportunidade de realizar entrevistas, capturar imagens e gravar eventos. Ao final da atividade, os grupos apresentarão seus planos e avaliarão os desafios e características específicas de cada mídia empregada.

Objetivos de Aprendizagem

A proposta busca aprimorar as habilidades comunicativas dos alunos, desenvolvendo a capacidade de planejar e estruturar textos jornalísticos em diferentes mídias. O foco é promover o senso crítico e a habilidade de comparar informações sobre um mesmo fato, reforçando a importância da confiabilidade das fontes. Além disso, busca-se explorar o uso consciente de recursos linguístico-discursivos para a criação de narrativas coerentes e eficazes.

  • Desenvolver a capacidade de planejar notícias para diferentes mídias.
  • Aprimorar a habilidade de comparar informações em múltiplos veículos.
  • Utilizar recursos linguísticos para efeitos de sentido adequados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no domínio das técnicas jornalísticas básicas, abordando desde a escolha do fato relevante até as especificidades da produção para diferentes mídias. Os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades comunicativas e de análise crítica ao explorar o impacto das diferentes mídias na transmissão de informações.

  • Técnicas de entrevista e registro de eventos.
  • Comparação de notícias em diferentes veículos.
  • Planejamento de conteúdo para jornal, rádio e vídeo.
  • Uso de linguagem e estrutura adequadas para cada mídia.

Metodologia

A atividade utiliza a sala de aula invertida para estimular a autonomia e a proatividade dos estudantes. Os alunos devem realizar pesquisas preliminares antes do encontro presencial, facilitando a discussão e a colaboração em grupo durante a aula. Esta abordagem valoriza a interação e crítica sobre as diferentes formas de comunicação e suas características.

  • Metodologia de sala de aula invertida.
  • Trabalho em grupos colaborativos.
  • Uso de dispositivos móveis para produção de conteúdo.
  • Discussões e apresentações em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para duas aulas de 60 minutos, permitindo aos alunos explorar cada etapa da produção jornalística em diferentes mídias. A primeira aula foca no planejamento e pesquisa, enquanto a segunda se concentra na apresentação e discussão dos desafios enfrentados em cada mídia.

  • Aula 1: Introdução e planejamento do conteúdo.
  • Aula 2: Produção prática e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade. Critérios como a organização do plano, a criatividade nas abordagens para diferentes mídias e a qualidade das produções serão considerados. Além disso, será avaliado o entendimento dos alunos sobre a confiabilidade das fontes e a eficácia na utilização de recursos linguísticos. Por exemplo, um grupo que consegue apresentar uma notícia no formato de rádio com clareza e envolvimento demonstrará domínio do conteúdo e será valorizado nessas competências.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem dispositivos móveis como smartphones para registro de eventos, aplicativos de gravação de áudio e vídeo, além de acesso à internet para pesquisa de informações. Materiais impressos e digitais orientarão os alunos no planejamento das notícias de modo a garantir um aprendizado integrado.

  • Smartphones com aplicativos de gravação de vídeo e áudio.
  • Acesso a internet para pesquisa e consulta de fontes.
  • Materiais de apoio impressos e digitais.
  • Equipamentos de apresentação, como projetores, para compartilhamento de resultados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo