Notícias em Foco: O Carnaval 2025

Desenvolvida por: Girlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Carnaval 2025 e o gênero textual notícia

Nesta atividade, os alunos mergulharão no fascinante universo das notícias sobre o Carnaval de 2025. Durante cinco aulas, serão convidados a investigar, escrever e produzir notícias criativas que abordem diversos aspectos do evento, desde a história das escolas de samba até impactos culturais e sociais da festividade. Este exercício busca aprimorar a competência leitora crítica dos alunos, permitindo que eles identifiquem e analisem opiniões e argumentos em diferentes textos jornalísticos. Após a coleta e análise das informações, os alunos redigirão uma notícia utilizando elementos essenciais do gênero textual, como manchete, lide e progressão dos fatos. O projeto culminará com a exposição dos textos em um mural de notícias na escola, incentivando o engajamento e a apreciação crítica do público escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a capacidade crítica e reflexiva dos alunos ao lidar com o gênero textual 'notícia'. Pretende-se que eles desenvolvam habilidades para compreender a estrutura e os elementos constitutivos das notícias, além de promover a habilidade de redigir textos coerentes e coesos. Esta atividade incentivará também a investigação e a análise de representações culturais e sociais, ampliando a compreensão dos alunos sobre a relevância e o impacto do Carnaval como fenômeno cultural e social. Ao final, os alunos devem estar aptos a produzir uma notícia que reflita a compreensão crítica e criativa sobre o tema abordado.

  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação crítica de textos jornalísticos.
  • Aprimorar a habilidade de escrita de notícias, respeitando suas características e elementos estruturais.
  • Incentivar a pesquisa sobre eventos culturais e seus impactos na sociedade.
  • Estimular a expressão de opiniões embasadas em fatos verificados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
  • EF67LP11: Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático proposto para esta atividade articula os princípios e características do gênero textual notícia com o estudo do Carnaval como um evento cultural significativo. Serão abordados elementos estruturais fundamentais para a escrita de notícias, como a elaboração de manchete, lide e a progressão dos fatos em ordem decrescente de importância. Adicionalmente, serão discutidos aspectos históricos e socioculturais do Carnaval, com estímulo à pesquisa e análise crítica de fontes, livros, artigos e relatos jornalísticos pertinentes ao tema. A contextualização crítica e histórica permitirá aos alunos compreenderem não apenas a festividade em si, mas também sua representação e impacto na mídia, fomentando o entendimento das implicações sociais dos eventos culturais na sociedade atual.

  • Estudo e estruturação de notícias.
  • Elementos do gênero textual: manchete, lide, corpo de texto.
  • Pesquisa sobre o Carnaval e seu impacto cultural.
  • Exposição e análise crítica de notícias.

Metodologia

A metodologia utilizada envolverá a combinação de explanações teóricas, leituras dirigidas, debates e atividades práticas de produção textual. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos do gênero textual notícia, seguidos de análise e discussão de exemplos práticos relacionados ao Carnaval. Serão implementadas atividades de pesquisa em grupo, estimulando a cooperação e a construção colaborativa do conhecimento. A produção das notícias será orientada através de oficinas de escrita, onde os alunos planejarão e desenvolverão suas matérias, recebendo feedbacks contínuos dos colegas e do professor. Essa abordagem pretende engajar os alunos em um processo dinâmico e interativo, favorecendo a aprendizagem ativa e significativa.

  • Explanações teóricas sobre o gênero notícia.
  • Leituras críticas e análise de exemplos jornalísticos.
  • Pesquisa em grupo sobre o Carnaval.
  • Oficinas de escrita para produção de notícias.

Aulas e Sequências Didáticas

Durante a execução desta atividade, o cronograma será distribuído em cinco aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e ao contexto do Carnaval como tema central. Nas aulas seguintes, será dado foco à pesquisa e análise crítica de notícias pré-existentes sobre o tema, com a terceira aula dedicada à prática de redação e estruturação de textos. Na quarta aula, os alunos continuarão a desenvolver seus textos, com a possibilidade de revisão e aprimoramento através de feedbacks. Finalmente, na quinta aula, ocorrerá a montagem do mural de notícias e a apresentação dos trabalhos para a turma, promovendo a apreciação crítica e a discussão sobre os textos produzidos.

  • Aula 1: Introdução ao gênero notícia e ao tema do Carnaval.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresentando o tema do dia: o gênero textual notícia e o Carnaval. Explique brevemente o objetivo das próximas aulas, destacando a importância de entender a estrutura e a função das notícias, especialmente em relação a eventos culturais como o Carnaval. Utilize recursos audiovisuais, como um breve vídeo introduzindo o Carnaval, para captar a atenção. É importante que você incentive os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o Carnaval. Observe se eles estão interessados e ajustem a explicação conforme necessário para garantir a compreensão.

    Momento 2: Exploração do Gênero Notícia (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de algumas notícias curtas sobre o Carnaval de anos anteriores, destacando elementos como manchete, lide e corpo de texto. Oriente os alunos a lerem em duplas e sublinharem essas partes. Explique cada elemento e sua função dentro da notícia. Permita que as duplas compartilhem suas descobertas com a turma. Sugira que façam perguntas sobre o que não entenderam. Avalie a compreensão através das interações e anotações das duplas. Reforce explicações onde perceber dificuldades.

    Momento 3: Discussão sobre o Impacto Cultural do Carnaval (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma roda de conversa sobre as impressões dos alunos quanto ao impacto cultural e social do Carnaval. Pergunte: o que o Carnaval representa para o Brasil? Como ele influencia a sociedade? Permita que os alunos expressem suas opiniões e experiências. Observe se todos estão participando e estimule a contribuição dos mais tímidos para garantir a inclusão. Utilize exemplos de eventos locais e nacionais para aprofundar a discussão. Avalie a participação e a capacidade de expressar opiniões.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão Final (Estimativa: 15 minutos)
    Recapitule os principais pontos discutidos na aula, reafirmando a estrutura do gênero notícia e a importância de eventos culturais como o Carnaval. Peça aos alunos que façam uma breve reflexão escrita sobre o que aprenderam e como veem o Carnaval após a discussão. Coleta as reflexões para avaliar o entendimento dos alunos. Agradeça pela participação e anuncie que na próxima aula eles continuarão a explorar o tema mais a fundo. Reforce a importância de pensar criticamente sobre as notícias e seus conteúdos.

  • Aula 2: Pesquisa e análise de notícias sobre o Carnaval.
  • Momento 1: Introdução à Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais pontos discutidos na aula anterior sobre a estrutura das notícias e o tema do Carnaval. Explique que, nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos por meio da pesquisa. É importante que você transmita entusiasmo sobre a atividade, motivando os alunos a investigarem mais sobre o Carnaval de 2025. Pergunte o que eles já sabem sobre como encontrar e selecionar informações relevantes. Verifique o entendimento inicial e ajuste suas explicações conforme necessário.

    Momento 2: Definição dos Grupos e Planejamento da Pesquisa (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e oriente-os a escolher um aspecto específico do Carnaval de 2025 para investigar, como história das escolas de samba, impacto cultural ou econômico. Instrua cada grupo a planejar suas estratégias de pesquisa, listando possíveis fontes e formas de validação das informações. É essencial que você supervisione a formação dos grupos para garantir uma distribuição equilibrada dos alunos. Incentive a colaboração e a divisão de tarefas dentro dos grupos. Avalie o planejamento através de anotações feitas pelos alunos.

    Momento 3: Pesquisa Colaborativa (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos para a sala de informática ou forneça acesso aos computadores/internet na sala de aula. Permita que os grupos realizem suas pesquisas online, lembrando-os de focar em fontes confiáveis e variadas, como reportagens, sites especializados e vídeos documentários. Durante a pesquisa, circule pelos grupos, tirando dúvidas e oferecendo suporte na identificação de informações relevantes. Incentive a discussão saudável e a troca de ideias e observe o envolvimento dos alunos no processo colaborativo. Avalie a capacidade de encontrar boas fontes e interpretar dados.

    Momento 4: Apresentação dos Resultados e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar brevemente suas descobertas para a turma. Atribua alguns minutos para cada apresentação e peça que os outros alunos façam perguntas ou comentários sobre as apresentações. É importante que você oriente a turma sobre como oferecer feedback construtivo e respeitoso. Após as apresentações, destaque pontos positivos e áreas de melhoria, incentivando todos os alunos a refletirem sobre o aprendizado compartilhado. Avalie a clareza e a criatividade nas apresentações e a capacidade de receber e dar feedback construtivo.

  • Aula 3: Início da redação e estruturação das notícias.
  • Momento 1: Revisitando Estruturas do Gênero Notícia (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais elementos que compõem uma notícia: manchete, lide e corpo de texto. É importante que você faça perguntas direcionadas à turma sobre esses elementos, reforçando o aprendizado prévio. Utilize um exemplo de notícia previamente estudada para exemplificar e reforce a função de cada parte no texto. Observe se todos os alunos estão acompanhando e ajustem suas explicações conforme necessário.

    Momento 2: Oficina de Ideias e Estruturação (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que individualmente façam um brainwriting, onde terão que listar suas principais ideias para a redação da notícia sobre o Carnaval de 2025. Permita que eles escolham um ângulo específico que considerem interessante ou que queiram explorar. Após alguns minutos, oriente-os a formar duplas e compartilhar suas ideias. Incentive-os a ajudar um ao outro a expandir suas ideias e planejar a estrutura da notícia. Avalie o engajamento dos alunos pelas ideias discutidas e pela capacidade de colaboração.

    Momento 3: Construção Coletiva da Manchete e do Lide (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente as duplas a trabalharem na criação da manchete e do lide de suas notícias. É importante que você circule pela sala oferecendo suporte, ajudando a garantir que os elementos estruturais de uma boa manchete e lide sejam contemplados. Lembre-os da importância de captar a atenção do leitor e resumir as principais informações. Permita que voluntários leiam suas propostas para a turma, promovendo uma discussão aberta sobre o impacto e clareza dos exemplos dados. Avalie através da discussão se há compreensão dos conceitos.

    Momento 4: Início da Redação do Corpo da Notícia (Estimativa: 15 minutos)
    Estimule os alunos a darem início à redação do corpo do texto, desenvolvendo as informações descritas no lide. Permita que trabalhem individualmente, mas incentivem a consulta das ideias discutidas em duplas. Durante esse momento, observe se estão progredindo e se estão encontrando dificuldades. Ofereça orientação específica, caso necessário, lembrando-os de manterem a coerência e coesão no texto. Anote dificuldades comuns para serem trabalhadas nas próximas aulas.

    Momento 5: Reflexão e Planejamento para a Próxima Aula (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula solicitando que os alunos façam uma breve reflexão sobre o processo de início da redação e estruturação da notícia. Pergunte o que consideram mais desafiador e o que gostariam de trabalhar mais na próxima aula. É importante que você colete feedbacks que ajudarão a guiar a continuidade do projeto. Reforce a importância de revisar o trabalho iniciado antes da próxima aula e agradeça pelo engajamento. A avaliação pode ser feita através das reflexões e do progresso notado.

  • Aula 4: Revisão e aprimoramento das notícias produzidas.
  • Momento 1: Revisão Individual dos Textos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula solicitando que os alunos releiam suas notícias de forma individual, prestando atenção na clareza, coesão e estrutura do texto. É importante que os alunos identifiquem pequenas falhas ou áreas de melhoria pessoal. Oriente-os a fazer anotações diretamente no texto, destacando os trechos que necessitam de revisão ou aprimoramento. Observe se todos os alunos estão focados na atividade e disponibilize-se para esclarecer dúvidas sobre o processo de revisão. Utilize exemplos de revisão para ajudar a ilustrar o que os alunos devem procurar. Avalie o engajamento pela seriedade com a qual as notas de revisão são feitas.

    Momento 2: Troca de Pares e Feedback (Estimativa: 20 minutos)
    Peça que os alunos troquem seus textos com um colega para obter feedback. Oriente que cada aluno leia o texto que receberam com atenção e ofereça comentários construtivos sobre aspectos como clareza e estrutura. É importante que os alunos se lembrem de respeitar e valorizar o esforço alheio, enquanto destacam potenciais melhorias. Forneça um formato de feedback para guiar as avaliações, concentrando-se em pontos fortes e sugestões conscientes. Circulando pela sala, ofereça auxílio na interpretação de feedbacks e na comunicação das sugestões. Avalie a capacidade dos alunos de fornecer feedback de forma respeitosa e útil.

    Momento 3: Discussão e Ajustes em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco pessoas para discutirem os feedbacks recebidos. Permita que compartilhem suas experiências e sugiram ideias coletivas para resolver pontos abordados. Incentive o apoio mútuo para solucionar partes da notícia que apresentem dificuldades. Utilize questões norteadoras para orientar a troca produtiva de ideias. É essencial que observe a dinâmica de grupo, encorajando todos a participar e manter o espírito de colaboração. Avalie o envolvimento dos alunos e a aplicação em grupo na busca de soluções.

    Momento 4: Revisão Final e Ajustes Individuais (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a retornarem ao trabalho individual para aplicar as sugestões discutidas e realizar ajustes finais em suas notícias. Reforce a importância de uma última leitura para garantir a eliminação de pequenos erros e melhorar o fluxo do texto. Observe se os alunos estão fazendo os ajustes sugeridos e ofereça auxílio em caso de dúvidas. Incentive a conclusão da revisão com atenção aos detalhes e ao impacto geral do texto. Avaliar a aplicação das sugestões verificando a evolução do texto em relação aos feedbacks recebidos.

  • Aula 5: Montagem do mural de notícias e apresentação dos trabalhos.
  • Momento 1: Organização do Mural de Notícias (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o objetivo do dia: a organização do mural de notícias produzido por todos. Explique a importância da exposição e o impacto que ela pode ter na comunidade escolar. Permita que os alunos escolham, em grupos, o local apropriado para exposição e discutam a melhor forma de disposição dos trabalhos. É importante que você supervisione as decisões, garantindo que todos os textos sejam exibidos de maneira clara e organizada. Avalie a capacidade dos grupos de ouvir diferentes opiniões e chegar a um consenso, reforçando a inclusão de todos os participantes.

    Momento 2: Montagem Colaborativa do Mural (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua materiais como tachas, fitas adesivas e clipes para que os alunos comecem a montar o mural. Instrua-os a agrupar as notícias por temas ou abordar a disposição de acordo com características definidas no planejamento. Observe se todos estão colaborando no processo e intervenha para sugerir soluções quando houver impasses. Incentive a criatividade e encoraje os alunos a acrescentarem elementos decorativos que divulguem a temática do Carnaval. Avalie a cooperação entre os integrantes durante a montagem e a criatividade na apresentação visual dos textos.

    Momento 3: Apresentação das Notícias (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os grupos a apresentarem brevemente suas notícias para a turma, destacando o que cada um investigou e escreveu. É importante que cada grupo receba alguns minutos para a exposição, enquanto os demais alunos são encorajados a fazer perguntas e oferecer feedback. Durante as apresentações, observe se as ideias principais das notícias estão sendo transmitidas claramente e interaja quando necessário para facilitar o entendimento. Avalie a habilidade dos alunos de comunicar suas análises e incentivar a participação de todos durante a sessão de perguntas e respostas.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma reflexão coletiva sobre o processo de produção das notícias e o aprendizado adquirido ao longo das aulas. Pergunte aos alunos como veem o impacto do mural no contexto escolar e o que acharam mais desafiador durante a elaboração dos trabalhos. Reflita junto com eles sobre as contribuições culturais do Carnaval enquanto tradição brasileira. Permita que todos compartilhem suas opiniões e expressões de satisfação pelo trabalho realizado. Avalie o envolvimento nas reflexões e a percepção crítica acerca do projeto.

Avaliação

A avaliação desta atividade integrará diferentes metodologias para garantir uma análise abrangente do desenvolvimento dos alunos. Primeiramente, a avaliação formativa se dará através de observações contínuas durante as aulas, permitindo identificar dúvidas e dificuldades no processo de aprendizagem. Além disso, o produto final, ou seja, as notícias escritas, será avaliado segundo critérios pré-determinados, como clareza, coesão, estrutura do texto, adequação dos elementos do gênero e originalidade. O feedback será um componente crucial, oferecendo uma devolutiva construtiva que valoriza a reflexão crítica e o desenvolvimento contínuo das competências dos alunos. Em casos necessários, adaptações dos critérios de avaliação serão realizadas, considerando as especificidades individuais dos alunos e o contexto da turma.

  • Avaliação formativa através da observação contínua.
  • Critérios de avaliação do texto: clareza, coesão, estrutura, originalidade.
  • Feedback construtivo e formativo.
  • Adaptação dos critérios para demandas específicas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que facilitarão o aprendizado e a produção de conhecimento. O quadro branco e marcadores serão essenciais para a exposição de conceitos e estruturação coletiva das ideias. Os materiais impressos e as cópias de textos jornalísticos fornecerão modelos e exemplos a serem analisados criticamente. Recursos audiovisuais, como vídeos e reportagens sobre o Carnaval, serão utilizados para contextualizar e enriquecer as discussões em sala de aula. A internet será uma fonte primordial de pesquisa para os alunos obterem informações atualizadas sobre o tema. É importante garantir que todos os recursos sejam acessíveis a todos os alunos, promovendo equidade no acesso ao conhecimento.

  • Quadro branco e marcadores para explanação.
  • Cópias de textos jornalísticos para análise.
  • Recursos audiovisuais (vídeos/reportagens).
  • Acesso à internet para pesquisa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o papel do professor é excepcionalmente exigente e admiramos seu empenho. Para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível, algumas estratégias são recomendadas. Proporcione diversidade na seleção de materiais didáticos e considere as preferências culturais dos alunos ao apresentar exemplos de repertórios jornalísticos. Durante as discussões, fomente o respeito pelas diferentes perspectivas e garanta que todos tenham oportunidade de expressar suas opiniões. O uso de tecnologias digitais deve ser ético, assegurando que as ferramentas sejam acessíveis a todos. Ao realizar atividades de redação, ofereça apoio individualizado aos alunos, respeitando seus diferentes estilos de aprendizagem e incentivando o desenvolvimento de um ambiente interativo e acolhedor.

  • Diversidade na escolha de repertórios jornalísticos.
  • Respeito e incentivo à expressão de diferentes perspectivas.
  • Uso ético de tecnologias acessíveis a todos.
  • Suporte individualizado para adaptação às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo