Novo Fim Para o Conto

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de finais alternativos para contos

Esta atividade pedagógica prática visa estimular a criatividade, interpretação de texto e a habilidade de escrita em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, através da reinvenção de finais para um conto previamente selecionado pelo professor. Inicialmente, o conto escolhido será lido de maneira coletiva, seguido de uma discussão sobre os principais elementos da narrativa, incluindo enredo, personagens, e tema. Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos para debater ideias sobre possíveis finais alternativos, encorajando a troca de perspectivas e o trabalho em equipe. Após a discussão em grupo, cada aluno será incentivado a criar e redigir individualmente seu próprio final alternativo, promovendo assim o desenvolvimento da expressão escrita e da criatividade individual. Para fechar a atividade, haverá um momento de compartilhamento em que os alunos poderão voluntariar-se para ler seus finais alternativos, seguido de um debate para discussão das diferentes perspectivas e interpretações do conto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem aprimorar a capacidade de interpretação de texto e compreensão de elementos narrativos clássicos, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Pretende-se também fortalecer as habilidades de escrita criativa, fomentando a capacidade dos alunos em expressar suas ideias de forma coesa e coerente. Por meio da colaboração e discussão em grupo, almeja-se desenvolver habilidades sociais importantes, como a empatia, a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista.

  • Aprimorar a capacidade de interpretação e compreensão de textos
  • Desenvolver a criatividade na escrita, estimulando a criação de finais alternativos
  • Entender melhor os elementos constitutivos de um conto, como personagens, enredo e tema
  • Praticar a expressão escrita, trabalhando a coesão e coerência na produção textual
  • Promover habilidades sociais através do trabalho em grupo e do debate

Conteúdo Programático

Dentro do conteúdo programático, esta atividade abrange a leitura, interpretação e análise textual, focando especificamente no gênero narrativo dos contos. Além disso, aborda a produção escrita, estimulando os alunos a exercerem sua criatividade na recriação de elementos narrativos. O trabalho colaborativo e a exposição oral também fazem parte do escopo, encorajando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e expressão oral.

  • Interpretação e análise de textos narrativos
  • Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço
  • Escrita criativa e produção textual
  • Trabalho colaborativo e discussão em grupo
  • Expressão oral e debate

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, partindo do princípio que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, atuando de maneira ativa na construção do seu conhecimento. Esta abordagem será evidenciada na leitura colaborativa do conto, nas discussões em grupo e na criação individual de finais alternativos, incentivando a experimentação, a reflexão e a troca de ideias. O debate ao final serve como ponte para que os alunos articulem suas interpretações e desenvolvam ainda mais suas habilidades comunicativas.

  • Leitura colaborativa do conto
  • Discussões em grupos pequenos para estímulo da criatividade coletiva
  • Redação individual de finais alternativos
  • Compartilhamento e debate dos finais criados pelos alunos
  • Reflexão e discussão coletiva para o fechamento da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a leitura colaborativa e a discussão inicial sobre o conto. A segunda aula será dedicada à criação dos finais alternativos, seguida pelo momento de compartilhamento e debate.

  • Aula 1: Leitura e discussão sobre o conto
  • Aula 2: Criação e compartilhamento de finais alternativos

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e coesão das produções textuais dos alunos, além da sua participação ativa nas discussões em grupo e no debate final. Será dada atenção especial à habilidade de argumentar e justificar as escolhas criativas, assim como à capacidade de trabalhar em equipe. Feedback individualizado será fornecido, realçando pontos fortes e áreas para melhoria. Exemplos de boas práticas e trechos exemplares das criações dos alunos poderão ser compartilhados com a turma, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem cópias do conto selecionado, materiais para anotações como cadernos e canetas, e espaço adequado para as discussões em grupos e o debate final. Sugere-se o uso de um quadro para registrar ideias chave durante a discussão e o debate, assim como acesso a um dicionário ou a internet para consultas de vocabulários e referências.

  • Cópias do conto selecionado pelo professor
  • Cadernos e canetas para anotações e redações
  • Quadro branco ou lousa
  • Acesso a dicionário ou internet para consultas
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo