Poesia Viva! Criando e Compartilhando

Desenvolvida por: Rosana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção e interpretação de poemas

Neste plano de aula, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental serão inspirados a explorar sua criatividade e expressão por meio da produção de poemas. A atividade 'Poesia Viva! Criando e Compartilhando' oferece aos alunos a oportunidade de criar suas próprias obras poéticas, usando como inspiração temas sugeridos em sala ou suas vivências pessoais. Concluída a criação, os alunos, individualmente ou em grupos, apresentarão seus poemas para a classe, incorporando elementos como tom de voz, gestos e elementos visuais para realçar suas interpretações. A sala será transformada num ambiente de sarau, proporcionando um espaço aberto para compartilhamento e apreciação das obras, incentivando assim a prática da oralidade, da escuta ativa e da expressão criativa. A atividade não apenas estimula a produção textual mas também visa desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, respeito mútuo e a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa fomentar a criatividade literária dos alunos, incentivando-os a expressar seus sentimentos, ideias e percepções por meio da poesia. Almeja também desenvolver habilidades de comunicação, como a oralidade e a capacidade de interpretar e apreciar textos poéticos. Outro objetivo importante é promover a colaboração entre os alunos, criando um ambiente de respeito mútuo onde possam compartilhar suas criações e oferecer feedback construtivo uns aos outros. Por fim, pretende-se que os alunos explorem e apreciem a diversidade de formas, estilos e temas que a poesia oferece, ampliando assim seu repertório cultural e literário.

  • Estimular a criatividade e expressão pessoal através da poesia
  • Desenvolver habilidades de oralidade e interpretação de textos poéticos
  • Fomentar um ambiente colaborativo de compartilhamento e feedback
  • Ampliar o repertório cultural e literário dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF69LP52: Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos e declamar poemas diversos, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui estudo das formas poéticas, análise de poemas de autores diversos (abrangendo diferentes épocas, estilos e culturas) e técnicas para a expressão poética e apresentação oral. Além disso, contempla a prática de dar e receber feedback construtivo sobre as criações literárias, desenvolvendo a habilidade crítica e empática dos alunos.

  • Formas e estruturas poéticas
  • Análise de poemas de diversos autores
  • Técnicas de expressão poética
  • Práticas de apresentação oral e uso de elementos expressivos
  • Feedback construtivo e desenvolvimento da crítica literária

Metodologia

A metodologia inclui abordagens ativas de aprendizagem, como 'Atividade Mão-na-massa', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. As atividades práticas de escrita e apresentação estimulam a expressão individual e coletiva. A utilização de recursos visuais e a transformação do espaço da sala em um sarau poético promovem uma experiência imersiva e significativa.

  • Discussão inicial e escolha de temas para inspiração
  • Produção individual ou em grupo de poemas
  • Preparação e prática para apresentação dos poemas
  • Organização e participação no sarau poético
  • Sessão de feedback e reflexão sobre as criações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para discussão, criação, ensaio e compartilhamento dos poemas.

  • Aula 1: Introdução ao universo poético, discussão de temas, início da criação dos poemas.
  • Aula 2: Finalização dos poemas, preparação para o sarau, apresentações e feedback.

Avaliação

A avaliação levará em conta a criatividade, originalidade e expressão pessoal manifestada nos poemas. Também será considerada a capacidade de comunicação durante a apresentação, incluindo o uso de recursos expressivos e a interação com o público. Um aspecto fundamental será a participação ativa nas atividades propostas, incluindo a capacidade de colaborar e oferecer feedback construtivo aos colegas. Serão utilizadas rubricas para orientar os critérios de avaliação, garantindo transparência e compreensão dos objetivos por parte dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a uma seleção diversificada de obras poéticas, materiais para escrita e recursos audiovisuais para as apresentações. Também será preciso ajustar o espaço da sala de aula para a ambientação do sarau, o que pode incluir elementos de decoração, microfone e caixa de som, dependendo das possibilidades da escola.

  • Coletânea de poemas impressos e digitais
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Equipamento audiovisual (microfone, caixa de som, projetor)
  • Elementos decorativos para o sarau (luzes, tecidos, almofadas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo