Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Distinguir fato de opinião

Nesta atividade, os alunos do 7º ano serão convidados a reescrever um texto narrativo previamente selecionado, transformando fatos em opiniões. Após a reescrita, será promovida uma roda de debate para que os alunos possam discutir as diferenças entre as versões originais e alteradas, bem como os efeitos de sentido gerados. O propósito é que os alunos desenvolvam a capacidade de distinguir entre fato e opinião, observando como as escolhas linguísticas podem influenciar a interpretação de um texto. Esta atividade incentiva o pensamento crítico, a habilidade de argumentação e a compreensão dos efeitos linguísticos, aspectos fundamentais para a formação de leitores críticos e conscientes.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade foi cuidadosamente planejada para garantir que os alunos adquiram habilidades essenciais de leitura crítica e produção textual. Ao participarem do exercício de reescrita do texto, eles aprenderão a diferenciar entre narrativas baseadas em fatos e aquelas construídas sobre opiniões, fortalecendo suas capacidades de análise e discernimento textual. Além disso, a roda de debate servirá como um espaço para que os estudantes expressem suas percepções e articulem argumentos coerentes, promovendo, assim, o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação verbal e habilidades sociais como respeito e colaboração.

  • Distinguir entre fato e opinião em textos.
  • Compreender os efeitos de sentido derivados da linguagem utilizada.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação em debates.
  • Promover o respeito por diferentes opiniões durante discussões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
  • EF67LP38: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e diferenciar fato de opinião em textos narrativos. A atividade envolverá a reescrita e análise crítica de textos, promovendo uma compreensão sobre como o uso de recursos linguísticos pode afetar o sentido e a interpretação dos textos. A roda de debate será uma oportunidade para os alunos compartilharem insights e construírem entendimento coletivo sobre os impactos das escolhas de linguagem nos textos narrativos.

  • Identificação de fatos e opiniões em textos.
  • Efeitos de sentido em narrativas.
  • Recursos linguísticos em textos narrativos.
  • Debate e expressão oral argumentativa.

Metodologia

Serão empregadas metodologias ativas que visam a construção do conhecimento de forma prática e colaborativa. Na primeira aula, o método 'mão-na-massa' será utilizado para incentivar os alunos a reescreverem o texto, promovendo uma aprendizagem prática. Em seguida, a 'roda de debate' permitirá que os alunos compartilhem e discutam suas conclusões, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Essas metodologias promovem a ação, reflexão e partilha, principais pilares para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e analíticas.

  • Atividade Mão-na-massa para reescrita de textos.
  • Roda de Debate para discussão e análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ocorrer em uma única aula de 60 minutos, garantindo uma experiência de aprendizagem focada e integrada. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de se engajar ativamente com o texto e debater suas percepções, com o objetivo de consolidar as habilidades de distinção entre fato e opinião, análise de texto e debate.

  • Aula 1: Reescrita de texto narrativo e roda de debate das versões originais e modificadas.
  • Momento 1: Introdução e Identificação de Fatos e Opiniões (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade: distinguir entre fato e opinião em textos narrativos. Distribua o texto selecionado e peça para que cada aluno leia silenciosamente, marcando partes que eles acreditam ser fatos e aquelas que são opiniões. É importante que você observe se os alunos compreendem a diferença entre fato e opinião. Durante a leitura, circula pela sala para auxiliar, caso necessário.

    Momento 2: Atividade Mão-na-massa de Reescrita (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a atividade de reescrita, transformando fatos em opiniões ou vice-versa. Incentive-os a usar a criatividade e considerar o efeito que suas escolhas linguísticas podem ter. É importante que você permite que os alunos discutam brevemente entre si para partilharem ideias e validar suas transformações. Use exemplos práticos para auxiliar aqueles que demonstrarem dificuldade. Avalie a participação, criatividade e compreensão dos conceitos.

    Momento 3: Roda de Debate e Análise Crítica (Estimativa: 20 minutos)
    Forme uma roda de debate e convide os alunos a partilhar suas versões reescritas dos textos. Permita que eles discutam as alterações feitas e como novos sentidos foram gerados a partir das alterações. Facilite a discussão, garantindo que todos tenham oportunidade de falar e que o respeito pelas opiniões diferentes seja mantido. Oriente os alunos a darem feedbacks construtivos aos colegas. Observe se os alunos conseguem argumentar de forma coerente e respeitosa.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma breve reflexão sobre o que foi aprendido. Solicite que os alunos façam uma rápida autoavaliação, pensando em como foi sua contribuição durante a atividade e o debate. É importante que você forneça feedback imediato aos alunos, destacando pontos fortes e áreas para melhoria, reforçando a importância de distinguir fatos de opiniões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno tenha dificuldade em ler o texto por conta de restrições visuais, ofereça a opção de audiodescrição ou leitura em voz alta, para que eles não fiquem excluídos da atividade. Para aqueles que possam ter dificuldades com escrita, permita o uso de ferramentas de processamento de texto com correção automática ou ofereça apoio com escrita guiada. Mantenha um ambiente seguro e acolhedor para que todos os alunos sintam que suas contribuições são válidas e incentivados a participar no debate.

Avaliação

A avaliação terá caráter formativo e será focada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades propostas. Uma das opções de avaliação será a autoavaliação, em que os alunos refletirão sobre a própria participação e contribuição no debate. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de distinguir entre fato e opinião, coerência na reescrita e participação no debate. Exemplos práticos serão fornecidos através de feedback dos próprios estudantes durante a atividade. A segunda opção é a avaliação por pares, em que os alunos avaliarão o trabalho de um colega, focando nos mesmos critérios, o que estimulará a construção colaborativa do conhecimento.

  • Autoavaliação: Refletir sobre a participação individual no processo.
  • Avaliação por Pares: Feedback e avaliação da reescrita e participação no debate de um colega.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos selecionados para esta atividade são voltados para garantir uma aula dinâmica e interativa. Serão utilizados um texto narrativo base para reescrita, papéis e canetas para a atividade prática de escrita. Um espaço adequado para a roda de debate será estipulado para assegurar a participação efetiva de todos. Ferramentas simples, como quadros brancos e marcadores, serão usados para facilitar o acompanhamento das discussões e exposição de ideias.

  • Texto narrativo para reescrita.
  • Papéis e canetas para trabalho escrito.
  • Espaço adequado para formação da roda de debate.
  • Quadros brancos e marcadores para visualização de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Inicialmente, queremos expressar nosso reconhecimento ao trabalho árduo dos professores e oferecer estratégias de inclusão práticas que não demandarão muito tempo adicional. Apesar de não haver alunos com necessidades especiais na turma, é essencial implementar estratégias inclusivas. Materiais alternativos, como versões digitais dos textos, estarão disponíveis para garantir o acesso às atividades. Incentive a comunicação aberta e respeitosa durante os debates, promovendo um ambiente onde todos os alunos se sintam seguros e respeitados. Estimule a participação equitativa durante as discussões, garantindo que vozes diversas sejam ouvidas e valorizadas.

  • Disponibilização de materiais digitais alternativamente ao impresso.
  • Promoção de um ambiente de debate seguro e respeitoso.
  • Incentivo à participação equitativa, assegurando diversidade de vozes.

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